Os 6 Miradouros que não pode perder em Braga!

we-braga-miradouros-braga

É  daquelas pessoas que adora observar as cidades bem do alto e nunca diz não a uns belos miradouros?

Então talvez tenhamos um pedaço de felicidade à vista! Selecionámos os 6 melhores miradouros da cidade. Uns mais urbanos, outros mais deslocados. Uns mais conhecidos, outros menos. Mas todos com uma vista extraordinária.

Bom Jesus

O emblemático miradouro do Bom Jesus e o telescópio apontado à cidadeA expressão “Ver Braga por um canudo” é mais velha que a Sé de Braga e deve a sua origem a um pequeno telescópio situado no Santuário do Bom Jesus, que permite ver a cidade de forma privilegiada. A expressão popular remonta ao séc. XIX, e foi popularizada, segundo a confraria do Bom Jesus, por Rafael Bordalo Pinheiro no álbum de caricaturas “António Maria”.

Santa Marta das Cortiças

Miradouro de Santa Marta das Cortiças, ao final da tarde. Vale a pena ver as vistas!Situa-se na parte sul da cidade, em Esporões, e é visita de muitos peregrinos aquando da festa de Santa Marta das Cortiças no final de Julho. Talvez por não se situar no centro da cidade ou nas suas imediações, é pouco conhecido. Todavia,  é dos miradouros mais “polivalentes” da cidades porque, além de Braga, permite ver as cidades de Guimarães e Barcelos.

Sameiro

Vista panorâmica a partir do santuário do Sameiro. Em dias de céu limpo, é possível ver o mar!A vista proporcionada pelo Santuário do Sameiro, por mais anos ou visitas que passem, continua a deixar qualquer um deslumbrado. Como se não bastasse a simples vista, o escadório existente, faz questão de nos transportar até Filadélfia e à cena em que o Rocky sobe os escadórios do Museu de Arte, ao som de “Gonna Fly Now”.

Claro que não precisa de o fazer mas se o fizer, sentir-se-à um verdadeiro lutador. Com melhor vista claro.

Torre de Santiago

Vista para a Sé do cimo da Torre de SantiagoEnquadrada no museu Pio XII (deverá entrar no museu para ter acesso), a Torre de Santiago era na antiguidade uma das 8 portas que permitiam a entrada na cidade. Como era a porta usada pelos peregrinos que precisavam de atravessar a cidade rumo a Santiago de Compostela, acabou por receber o nome de Torre de Santiago.

Atualmente, é possível ver que a passagem já não se faz pela torre mas por uma porta lateral, contígua à Torre. Enquanto miradouro, oferece uma perspetiva diferente de todos os outros, pois situa-se em pleno centro histórico.

Sagrado Coração de Jesus

Vista do miradouro do Sagrado Coração de JesusMais um miradouro com uma localização central na cidade, oferece a particularidade de possuir uma vista panorâmica de 360º. Por esse facto, é normal que o Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, deixe qualquer pessoa surpresa, extasiada e feliz. Um registo curioso que acontece quando estamos lá em cima é que a vontade de olhar para todo o lado é tão grande, que chega a ser stressante olhar para um lado, sabendo que se está a perder algo interessante do outro.

Picoto

Vista do miradouro do Monte do Picoto, onde se tem uma vista privilegiada para a Avenida da LiberdadeLocalizado no final da Avenida da Liberdade, o monte do Picoto é dos miradouros mais conhecidos na cidade. Foi recentemente renovado e oferece boas condições para quem se quiser deslocar ao cimo de carro ou a pé. À semelhança do Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, oferece uma vista de 360º. Possui vista privilegiada sobre o Estádio 1º de Maio.

Já conhecia todos os miradouros? Conte-nos tudo. Pode enviar a sua opinião para geral@webraga.pt

 

Comentários

Escrito por
Outras publicações de Rui Ferreira

Noite Branca de Braga 2016 | Agenda

As 48 horas mais frenéticas que se podem viver em Braga. São...
Ler mais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *