XXVII FITU BRACARA AVGVSTA – Até parece mentira!

XXVII-FITU-Bracara-Avgvsta-2017-tunas-universitárias-braga-theatro-circo

Arranca hoje, com a magnífica “serenata à cidade de Braga” no Salão Nobre do Museu dos Biscaínhos pelas 22h30, a 27ª edição de um dos festivais internacionais de tunas mais populares do país. Trata-se do FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias- Bracara Avgvsta, que terá lugar no Theatro Circo, nos dias 31 de Março e 1 de Abril, e não, não é mentira nenhuma!

Cantando e Encantando

Eles cantam “serenatas ao luar”, vestem de veludo vermelho, encantam as “donzelas” com as suas canções e o seu estilo boémio e trazem-nos mais uma edição do seu festival. Falamos da Tuna Universitária do Minho, uma das (se não a) principais e mais populares tunas masculinas, da Universidade do Minho, pertencente à ARCUM , a Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho.

Não menosprezem a qualidade musical que nos oferecem há sensivelmente 27 anos, apesar dos ares tipicamente descontraídos que de eles brotam advindos do meio estudantil universitário, estes são capazes do bom e do melhor, quando se fala de música.

O Theatro Circo, como é habitual, será a sala de eleição, e a ela levarão nomes pesados no que toca ao registo do meio que os envolve. Desde nomes vindos de Coimbra, como a TMUC- Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, Lisboa com a anTUNiA –Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Aveiro, Viseu, Porto e até Espanha com um nome de peso vindo de Valladolid, com a Tuna de Derecho de Valladolid, abraçando assim a tradição estudantil Ibérica. Também contará com os afilhados da Azeituna a extra-concurso, como já é habitual, e a apresentação também a cargo dos Jogralhos- Grupo de Jograis Universitários do Minho, que prometem animar e fazer rir e chorar por mais.

Estarão divididas as atuações pelos dias 31 de Março e 1 de Abril, na principal sala, pelas 21h. No entanto, na tarde de 1 de Abril, poderá encontrar as variadas Tunas a cantar pela cidade, no indispensável passacalles pela cidade, que termina com o batismo dos caloiros no Largo do Paço, entre comes e bebes, muita música e alegria. Não tendo planos para este sábado à tarde, poderá sempre levar a família e assistir e quem sabe, ainda acaba de capa nos ombros, recompensado com uma serenata.

Esta edição promete mais uma vez encantar, encher as ruas de Braga de música e júbilo, também garante arrancar suspiros se necessário e espalhar o dinamismo próprio que por vezes é necessário, deste meio tão prazenteiro e estudantil. O centro da cidade ir-se-á encher de juventude e canções, e se estiver interessado em assistir de forma mais assídua, poderá adquirir o seu bilhete nos locais habituais, tendo os gerais um custo de 10 e 13€, sendo respectivo a estudantes e público geral e os bilhetes diários têm o custo de 8€. Os “vermelhinhos” prometem não desiludir.

 

Informações úteis

http://www.theatrocirco.com/pt/agendaebilheteira/programacultural/404
https://www.facebook.com/tunauniversitariaminho/

 

Comentários

Escrito por
Outras publicações de joanaantunes

IV Edição do Festival de Guitarra de Braga

Afine o ouvido – O Sol vai raiar em Braga! Está à...
Ler mais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *