La Piola

Pizza no restaurante italiano La Piola, em Braga

O verdadeiro representante dos restaurantes italianos em Braga

Se há alguma coisa com que todos concordamos é no prazer que se retira numa boa refeição. E para quem fica com os olhos a brilhar perante uma prato de massa, pizza ou risotto, e está à procura de restaurantes italianos em Braga, avisamos que existe um pedaço de Itália bem perto do centro de Braga.

Esplanada do restaurante italiano La Piola, em Braga Esplanada do restaurante italiano La Piola, em Braga Esplanada do restaurante italiano La Piola, em BragaEsplanada do restaurante italiano La Piola, em Braga

Situa-se na Rua D. Afonso Henriques, como numa metáfora de mais uma conquista do nosso primeiro Rei, e chama-se La Piola. Não obstante, o restaurante é genuinamente italiano: A sala acolhedora, decorada com as cores da bandeira de Itália, os produtos da gastronomia típica italiana, como o olio d’oliva e o tomate seco, e as pinturas de um artista italiano (voltaremos a falar disto mais à frente), transportam-nos com toda a naturalidade para a região do Piemonte, mais concretamente em Turim, a cidade natal do proprietário do La Piola.

O que experimentar?

Provavelmente tudo! Desde as Piadine, um pão típico da cozinha italiana e já consumido desde os tempos dos romanos, até à focaccia de alho e oregãos em fatias com queijo italiano e pesto genovese, ou à salada Caprese (mozzarella, tomate fatiado, rúcula, azeitonas, tomate seco e orégãos), ou ainda às tábuas de queijos italianos. Uma espécie de aquecimento que antecipa os sabores espantosos e a tremenda qualidade do prato principal.

Entradas no restaurante italiano La Piola, em Braga Salada no restaurante italiano La Piola, em Braga Pasta no restaurante italiano La Piola, em BragaPasta no restaurante italiano La Piola, em Braga

Aí a escolha torna-se um pequeno quebra-cabeças para os verdadeiros apaixonados por restaurantes italianos. Pizza? Risotto? Linguine?

A massa de 4 queijos com nozes e rúcula faz qualquer apaixonado de pasta e queijo salivar com esta combinação feliz. A massa e o queijo, com uma textura suave. As pepitas de nozes, com uma textura firme e consistente.

Massa 4 queijos no restaurante italiano La Piola, em BragaMassa 4 queijos no restaurante italiano La Piola, em Braga

A pizza de massa finíssima, sem fermento, favorece o sabor dos ingredientes que contagiam o palato. A pizza La Piola com tomate fresco e seco, gorgonzola, amendoins, ovo, oregãos e rúcola é normalmente a preferida. Isso claro, antes de se conhecerem as outras 11 opções.

Interior do restaurante italiano La Piola, em BragaPizza no restaurante italiano La Piola, em Braga Pizza no restaurante italiano La Piola, em Braga

Se optar pelo Risotto prepare-se para ser surpreendido. O risotto de alecrim com cogumelos, tiras de speck, lascas de parmigiano e tomate seco, o risotto de cogumelos porcini com provola fumado e tiras de bresaola ou o risotto de trufas negras com camarões e lascas de parmigiano são dignos de destaque no La Piola.

Mas o La Piola não seria um restaurante italiano se o Linguine com tinta de choco não figurasse na carta. As duas receitas com camarão ou salmão fumado merecem todas as oportunidades possíveis para serem saboreadas.

Esplanada do restaurante italiano La Piola, em Braga

Sobremesas

Uma refeição não termina sem a sobremesa. No La Piola, no entanto, acontece um efeito estranho e potencialmente perigoso. Depois de comermos a pannacotta e o tiramisú, em vez de saciados, somos assaltados com mais vontade de comer. Sem parar. E com sobremesas difíceis de resistir, isso pode tornar-se num ciclo vicioso.

Quem optar pelo tiramisú, prepare-se para ter uma bela surpresa, tão inesperada como saborosa.

Panna Cotta no restaurante italiano La Piola, em Braga Tiramisu no restaurante italiano La Piola, em Braga Sobremesas no restaurante italiano La Piola, em Braga

Mercearia de produtos italianos

Gosta de provar comida italiana mas também de a cozinhar?

Nesse caso o La Piola é o aliado perfeito. Não só serve belíssimas refeições, como também comercializa os produtos italianos necessários à confeção de qualquer um dos pratos do menu – sem faltar, naturalmente, cervejas e vinhos italianos, ideais para acompanhar este tipo de gastronomia.

Produtos alimentares italianos à venda no Restaurante La PiolaProdutos alimentares italianos à venda no Restaurante La Piola

A missão de transformar a cozinha lá de casa num dos melhores restaurantes italianos em Braga, estará mais próxima de se realizar. Contudo e provavelmente, ainda atrás do La Piola.

Produtos alimentares italianos à venda no Restaurante La Piola

Decoração do espaço

Lembra-se de ler que os quadros expostos no espaço têm assinatura italiana? Pois bem, o artista é Alex Davico, precisamente o proprietário do La Piola.

Produtos alimentares italianos à venda no Restaurante La Piola Interior no restaurante italiano La Piola, em Braga

Talvez ninguém imaginasse que o autor das pinturas de José Saramago ou das Vespas penduradas na parede tivesse igualmente talento para a cozinha. Essa é mais uma razão para considerarmos o La Piola um lugar carismático e um dos melhores restaurantes italianos em Braga.

Interior do restaurante italiano La Piola, em Braga

Informações úteis

 

Horário

Seg: 12:00 – 15:00 | 19:00 – 00:00
Ter: 12:00 – 15:00
Qua – Sab: 12:00 – 15:00 | 19:00 – 00:00
Dom: 19:00 – 00:00
Encerrado: 1 Jan e 25 Dez

Nota: As férias decorrem de dia 25/10 até 05/11.

 

Comentários

Outras publicações de We Braga

Mercado Bacalhoeiro

Nasceu para ser uma loja gourmet mas, na verdade, o Mercado Bacalhoeiro...
Ler mais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *