Jardim de Santa Bárbara

we-braga-jardim-santa-barbara-24
we-braga-jardim-santa-barbara-24

O Jardim de Santa Bárbara é um dos jardins mais bonitos de Braga. Equilibra as regras da geometria com a aleatoriedade das cores provenientes das flores, da vegetação e dos pássaros.

O facto de se situar no centro da cidade e interromper a sequência de construções de cimento e tijolo, torna-o um lugar especial. É uma espécie de refúgio ou oásis citadino que nos convida a fazer uma pausa, ler um bom livro ou partilhar uma refeição com os amigos.

No fundo do jardim, uma parede alta em pedra recortada por ameias, faz lembrar um castelo. Essa fachada faz parte do paço Medieval de Braga e foi erguida no final da Idade Média, por iniciativa dos arcebispos D. Gonçalo de Pereira e D. Fernando da Guerra. Atualmente funciona como Arquivo Distrital de Braga e faz parte de um complexo maior chamado Paço Episcopal de Braga.

we-braga-jardim-santa-barbara-7

Mas o Jardim de Santa Bárbara não é só belo, tem também um lado místico. Vamos por partes.

Por um lado, no centro do Jardim, encontra-se uma fonte do séc. XVII que inicialmente se encontrava no antigo Convento dos Remédios (onde hoje podemos ver o Theatro Circo). No topo da fonte está representada Santa Bárbara, nascida na Turquia, protagonista de uma história trágica.

we-braga-jardim-santa-barbara-33

Segundo a tradição católica, Santa Bárbara terá sido castigada pelo próprio pai que não gostou que a filha tivesse professado a religião Cristã. Depois de a mandar torturar numa tentativa de a reconverter, degolou-a com as próprias mãos.

Outro aspeto curioso é o facto deste jardim ser escolhido por muitos dos adolescentes de Braga para declararem as suas promessas de amor.

Provavelmente poucos saberão esta história. E isso pouco importa. Desde que este lugar continue a ser eleito para a troca de juras de amor. A Santa Bárbara ficaria feliz.

we-braga-jardim-santa-barbara-1we-braga-jardim-santa-barbara-12we-braga-jardim-santa-barbara-35we-braga-jardim-santa-barbara-36we-braga-jardim-santa-barbara-18we-braga-jardim-santa-barbara-11we-braga-jardim-santa-barbara-15we-braga-jardim-santa-barbara-9

Comentários

Outras publicações de We Braga

Jardim de Santa Bárbara

O Jardim de Santa Bárbara é um dos jardins mais bonitos de...
Ler mais

1 Comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *