Parque da Ponte

Os jardins e florestas do Bom Jesus e Sameiro constituem de forma inequívoca os parques de excelência da cidade de Braga mas há sempre uma sensação de distanciamento (afinal de contas são quase 10km que separam o centro da cidade destes dois locais), que pode levar os mais preguiçosos a não desfrutar convenientemente. O Parque da Ponte surge como que um pequeno bosque no centro de Braga, útil e confortável, e bem preparado para receber visitantes de todas as idades.

Situado no final da Avenida da Liberdade, próximo da base do Monte do Picoto, o Parque da Ponte conta com uma parte interior e uma exterior. Esta divisão dá-se porque, o que é hoje a parte interior do parque, foi em tempos o Jardim da Cidade.

Atualmente, no seu interior existe um lago artificial, um pequeno parque infantil e, naturalmente, muitos espaços verdes. Para além disso, não estranhe se der de caras com um arco em pedra, algo descontextualizado da envolvente. Esse arco encontrava-se no antigo Mercado do Peixe de Braga (onde hoje se encontra o Mercado Municipal) entre 1900 e 1950, e só posteriormente foi colocado no Parque da Ponte.

Capela de S. João

we-braga-parque-da-ponte-122

No exterior do parque da Ponte encontramos a Capela de S. João. Esta capela ganha importância devido à centralidade que possui nas festas da cidade. Foi construída há 4 séculos e é dedicada a S. João Baptista. Na noite de 23 para 24 de Junho, milhares de pessoas de martelos de São João em punho passam por esta zona e enchem de cor os jardins que a rodeiam.

Estádio 1º de Maio

we-braga-parque-da-ponte-79

Na parte superior e exterior do parque da Ponte encontra-se o estádio 1º de Maio, desenhado por Travassos Valdez. Inaugurado em 1950, o estádio é totalmente revestido a granito e tem capacidade para 30.000 pessoas. Pela sua época de construção, acaba por ser um símbolo do Estado Novo e o seu nome atual não é inclusivamente o original: até 1974, este era o Estádio 28 de Maio.

Durante 5 décadas serviu de casa à equipa sénior do Sporting de Braga. Hoje em dia, o Sporting de Braga joga no Estádio Municipal de Braga, construído para acolher o Euro 2004 e hoje um dos ex-líbris da cidade. Porém, o estádio 1º de Maio ainda se mantém em atividade com os jogos das camadas jovens do clube da cidade.

Piscina da Ponte

we-braga-parque-da-ponte-86

Intervencionada pela Câmara Municipal de Braga em 2016 com o objetivo de criar maior conforto e segurança aos seus frequentadores, a Piscina da Ponte está de cara lavada e recomenda-se! O edifício de apoio data dos anos 60 mas foi totalmente remodelado no seu interior, tendo agora balneários e instalações sanitárias modernos e asseados. A piscina está preparada para receber pessoas de mobilidade reduzida.

A Piscina da Ponte, por estar numa cota mais elevada, permite um olhar interessante sobre a cidade e é mais um local onde sugerimos que se desfrute o pôr-do-sol. Uma das grandes atrações da piscina são as pranchas de salto, a mais alta permite dar mergulhos de aproximadamente 5m de altura!

Comentários

Outras publicações de We Braga

Casa de Pasto das Carvalheiras

Localizada mesmo em frente à junta de freguesia da Sé, a Casa...
Ler mais

1 Comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *