10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

Precisamos tanto de música para viver como ela necessita de nós para estar viva. Vivemos uns dias melhores, outros nem tanto, mas a música segue intacta e cristalina para nos projetar lá mais para a frente, para esses dias onde a possamos escutar em conjunto, entre os nossos mais queridos. 10 escolhas musicais para 10 dias mais.


Bongeziwe Mabandla

BONGEZIWE MABANDLA (África do Sul)

A voz de Bongeziwe Mabandla transmite amor e doçura. O artista sul africano canta em Xhosa, língua bantu, e acaba de lançar o disco “iimini”. Fala sobre a paixão, o entusiasmo, a dor e a separação. Conta com a produção do produtor moçambicano Tiago Correia-Paulo.

Escutar: https://bit.ly/3bAG14o


Tiganá Santana 10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

TIGANÁ SANTANA (Brasil)

Tiganá Santana compõe músicas para adormecer o tempo. Dez anos após lançar o disco “Maçalê”, o trovador regressa com “Vida-Código”. Conhecido por compor também em kikongo e kimbundu, línguas faladas em Angola e no Congo, respetivamente, Tiganá é um poeta da guitarra e da poesia, lentas. Para quem quiser aliar a música ao vídeo, não percam a colaboração entre o músico e o realizador Vincent Moon.

Escutar: https://bit.ly/3cxUqhV | Tiganá + Vincent Moon: https://bit.ly/3am81Yo


Raveena

RAVEENA (EUA)

No Hinduísmo a dualidade do deus sol causa por vezes alguma confusão, dividido entre Savitar e Surya. Pois bem, se existe deus sol na contemporaneidade, agora é Raveena Aurora. Faça chuva ou faça sol, ouçam-na.

Escutar: https://bit.ly/2Kieith


Sofía Campos 10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

SOFÍA CAMPOS (Argentina)

Compõe em castelhano, mas também canta em brasileiro, visto ter passado os primeiros anos da sua vida aí. “Bem Melhor” é um disco repleto de harmonia e foi produzido por Gustavo Guerrero, companheiro de armas da mexicana Natalia Lafourcade. Ouçam-no e o sol dará de si.

Escutar: https://bit.ly/2VKnooc


iLe

ILE (Porto-Rico)

iLe é conhecida por ter dado nas vistas no grupo Calle 13, mas é agora a solo que renasce para mostrar a voz e a mensagem. “Almadura” é o segundo disco da porto-riquenha, apetrechado de clamores de uma liberdade que parece esvanecer por estes dias.

Escutar: https://bit.ly/2KpSvjn


Lim Kim 10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

LIM KIM (Coreia do Sul)

Saída da caixa do mundo da Korean Pop, Lim Kim vira as costas e explode com o mercado da música sul coreana para afirmar que a mensagem prevalece sob a imagem. “Generasian” é um disco viciante.

Escutar: https://bit.ly/34SiHwH


Pongo

PONGO (Angola)

Quem não se recorda da ex-vocalista dos Buraka Som Sistema a cantar “Wegue Wegue”. Ora esses dias já lá vão longe e agora, Pongo, não mais parará. É certo. O novo EP “Uwa” não deixa dúvidas, e muito menos nos deixa parados.

Escutar: https://bit.ly/2Vmmpvi


Anoushka Shankar 10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

ANOUSHKA SHANKAR (Índia)

A virtuosa da cítara, filha de Ravi Shankar, regressa com “Love Letters”, ligeiramente diferente do que é a sua linha discográfica. “Este disco é uma catarse, uma espécie de renascimento”, diz Anoushka. É vosso, para o escutarem.

Escutar: https://shorturl.at/djwWX


CAIXA DE PANDORA

A Caixa de Pandora servirá para resgatar discos antigos, e equilibrar os tempos. Nunca nada é só presente, a vida também é passado.

Caetano e Gal Domingo

CAETANO VELOSO “Domingo”, 1967

Nunca é demais ouvir “Domingo” a qualquer dia da semana. Uma lição para os dias de hoje. Caetano e Gal, juntos, são uma dádiva da natureza. Acordar a ouvir, e deitar a escutá-los.

Escutar: https://cutt.ly/2ywoX97


Soledad Bravo Cantos de Venezuela 10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais

SOLEDAD BRAVO “Cantos de Venezuela”, 1973

Ouvir a Soledad Bravo é um exercício de encantamento. Como é que existem pessoas a cantar a humanidade na sua plenitude de forma tão fiel? Há uns bons anos, um amigo disse-me: “Quem pode, pode. Quem não pode, bate palmas!” Aceitei.

Escutar: https://bit.ly/34RlmGR


Imagem de capa por Mehdi Ghadyanloo (Abstract Loneliness, 2018)

 

Comentários

Escrito por
Outras publicações de Nuno Abreu

10 Escolhas Musicais Para 10 Dias Mais, Parte 3

O calor aperta e o corpo já acusa saudade de uma dança....
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.