Os 6 Miradouros que não pode perder em Braga!

we-braga-miradouros-braga

É  daquelas pessoas que adora observar as cidades bem do alto e nunca diz não a uns belos miradouros?

Então talvez tenhamos um pedaço de felicidade à vista! Selecionámos os 6 melhores miradouros da cidade. Uns mais urbanos, outros mais deslocados. Uns mais conhecidos, outros menos. Mas todos com uma vista extraordinária.

Bom Jesus

O emblemático miradouro do Bom Jesus e o telescópio apontado à cidadeA expressão “Ver Braga por um canudo” é mais velha que a Sé de Braga e deve a sua origem a um pequeno telescópio situado no Santuário do Bom Jesus, que permite ver a cidade de forma privilegiada. A expressão popular remonta ao séc. XIX, e foi popularizada, segundo a confraria do Bom Jesus, por Rafael Bordalo Pinheiro no álbum de caricaturas “António Maria”.

Santa Marta das Cortiças

Miradouro de Santa Marta das Cortiças, ao final da tarde. Vale a pena ver as vistas!Situa-se na parte sul da cidade, em Esporões, e é visita de muitos peregrinos aquando da festa de Santa Marta das Cortiças no final de Julho. Talvez por não se situar no centro da cidade ou nas suas imediações, é pouco conhecido. Todavia,  é dos miradouros mais “polivalentes” da cidades porque, além de Braga, permite ver as cidades de Guimarães e Barcelos.

Sameiro

Vista panorâmica a partir do santuário do Sameiro. Em dias de céu limpo, é possível ver o mar!A vista proporcionada pelo Santuário do Sameiro, por mais anos ou visitas que passem, continua a deixar qualquer um deslumbrado. Como se não bastasse a simples vista, o escadório existente, faz questão de nos transportar até Filadélfia e à cena em que o Rocky sobe os escadórios do Museu de Arte, ao som de “Gonna Fly Now”.

Claro que não precisa de o fazer mas se o fizer, sentir-se-à um verdadeiro lutador. Com melhor vista claro.

Torre de Santiago

Vista para a Sé do cimo da Torre de SantiagoEnquadrada no museu Pio XII (deverá entrar no museu para ter acesso), a Torre de Santiago era na antiguidade uma das 8 portas que permitiam a entrada na cidade. Como era a porta usada pelos peregrinos que precisavam de atravessar a cidade rumo a Santiago de Compostela, acabou por receber o nome de Torre de Santiago.

Atualmente, é possível ver que a passagem já não se faz pela torre mas por uma porta lateral, contígua à Torre. Enquanto miradouro, oferece uma perspetiva diferente de todos os outros, pois situa-se em pleno centro histórico.

Sagrado Coração de Jesus

Vista do miradouro do Sagrado Coração de JesusMais um miradouro com uma localização central na cidade, oferece a particularidade de possuir uma vista panorâmica de 360º. Por esse facto, é normal que o Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, deixe qualquer pessoa surpresa, extasiada e feliz. Um registo curioso que acontece quando estamos lá em cima é que a vontade de olhar para todo o lado é tão grande, que chega a ser stressante olhar para um lado, sabendo que se está a perder algo interessante do outro.

Picoto

Vista do miradouro do Monte do Picoto, onde se tem uma vista privilegiada para a Avenida da LiberdadeLocalizado no final da Avenida da Liberdade, o monte do Picoto é dos miradouros mais conhecidos na cidade. Foi recentemente renovado e oferece boas condições para quem se quiser deslocar ao cimo de carro ou a pé. À semelhança do Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, oferece uma vista de 360º. Possui vista privilegiada sobre o Estádio 1º de Maio.

Já conhecia todos os miradouros? Conte-nos tudo. Pode enviar a sua opinião para geral@webraga.pt

 

Comentários

Escrito por
Outras publicações de Rui Ferreira

Aproveitar os Museus na Noite Branca Braga 2016

Por uma ou outra razão, nem sempre conhecemos os museus da nossa...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.