8 Mercearias de Bairro em Braga

8 Mercearias de Bairro em Braga

Agora que o desconfinamento é uma realidade, o apoio aos negócios locais e, mais concretamente, àqueles pequenos negócios como as Mercearias de Bairro ou Lojas de Roupa e Restaurantes/Cafés, é imperativo. Ajudar a economia local é um compromisso que deveremos ter pós Covid-19, por forma a mais rapidamente levantarmos a economia do nosso país. Ora, decidimos começar este repto pelas “nossas” Mercearias de Bairro, que estiveram sempre presentes para nos fornecer os melhores e mais frescos ingredientes quando quisemos dar asas às nossas aptidões gastronómicas lá em casa ou até ao fazerem entregas ao domicílio, numa altura em que ir às grandes superfícies era um risco. E que, mesmo com muitas dificuldades, nos continuaram a servir de forma sincera e com um sorriso no rosto.

8 Mercearias de Bairro em Braga

Assim, decidimos reunir neste artigo 8 Mercearias de Bairro em Braga, de diferentes pontos da cidade, que nos ajudaram a ultrapassar tempos mais difíceis e que são parte ativa da nossa comunidade local. Todos nós conhecemos a Sra. ou o Sr. da Mercearia de Bairro lá da rua e, valha-nos a sinceridade, todos prezamos os conselhos verdadeiros que nos oferecem quando queremos comprar o abacaxi mais maduro da Mercearia ou os tomates coração de boi mais sumarentos, para compor uma fresca e saborosa salada lá em casa.


1. GidaCarnes Supermercado das Garrafas

GidaCarnes 8 Mercearias de Bairro em Braga

Localizada na Rua Dom Frei Caetano Brandão, esta Mercearia/Talho/Garrafeira tudo tem e em qualidade e abundância. Com muitas décadas de existência, esta Mercearia de Bairro é das poucas sobreviventes deste estilo no Centro Histórico da cidade. Representa uma era de tempos antigos, em que os produtos nacionais e locais eram os preferidos dos consumidores. Facilmente encontrará produtos produzidos nas redondezas de Braga, com especial destaque para os enchidos, legumes e uma garrafeira digna de registo. Se procura fruta da nossa terra, enchidos fumados do nosso Minho ou aquela garrafa de Vinho do Porto, este é o sítio certo.

Informações Úteis

Rua Dom Frei Caetano Brandão, 82
253 274 641

Horário

Seg a Sáb: 08h00 – 20h00


2. Mini-Mercado Coutinho

Mini-Mercado Coutinho 8 Mercearias de Bairro em Braga

Esta mercearia/mini-mercado, é um autêntico bazar, que de mini só tem a área da loja! Aqui a variedade dos frescos é quase interminável, incluindo até serviço de peixaria. Difícil vai ser escolher o que levar para casa, visto que por onde quer que passe a vista nesta mercearia, tudo lhe vai parecer apetitoso e super fresco. De notar que poderá encontrar aqui alguns legumes, vegetais ou ervas aromáticas que, normalmente, não são fáceis de comprar nos supermercados da cidade.

Informações Úteis

Av. Dom João II, 52
253 690 255

Horário

Seg a Sáb: 08h00 – 20h30
Dom: 08h00 – 13h30


3. Mercado Bacalhoeiro

Mercado Bacalhoeiro

O Mercado Bacalhoeiro é o que poderemos chamar de Mercearia de Bairro moderna. Nascendo com o intuito de ser uma loja gourmet, acabou por se tornar num mercado/mercearia de bairro que vende produtos maioritariamente nacionais e em que a qualidade comprovada e a oferta diferenciada são requisitos primordiais na escolha dos produtos. Claro está que o Bacalhau é rei e Sr. nesta Mercearia de Bairro, no entanto produtos de charcutaria, queijaria ou doçaria regional estão muito bem representados também. De referir, que a garrafeira do Mercado Bacalhoeiro denota uma seleção cuidada e ambiciosa para trazer até si vinhos distintos, que magnificamente representam as regiões vinícolas do nosso Portugal.

Informações Úteis

Rua Dr. Carlos Loyd Braga, 47
253 216 007 | mercado@bacalhoeiro.pt
http://bacalhoeiro.pt/
https://www.facebook.com/bacalhoeiro/
https://www.instagram.com/mbacalhoeiro/

Horário

Seg a Sex: 10h00 – 19h00
Sáb: 10h00 – 13h00


4. Pomar Sra-a-Branca

Pomar Sra-a-Branca

Existindo como uma sobrevivente deste tipo de Mercearias de Bairro, em Braga, o Pomar Sra-a-Branca é um cantinho que nos transporta para o passado. Seja pela organização do espaço, seja pela relação próxima e de vizinhança que os proprietários praticam com os seus clientes. Ora, aqui iremos encontrar tudo o que precisámos para a nossa dispensa lá de casa, com a vantagem de que podemos comprar algumas leguminosas e azeitonas curadas a granel. Há fruta das redondezas, ervas aromáticas apanhadas no dia e enchidos de fumeiro minhoto, para completar qualquer fausto repasto em sua casa.

Informações Úteis

Largo Sra-a-Branca, 103
253 617 159/914 450 457 | pomar.senhora.a.branca@gmail.com
https://pomar-sra-a-branca.negocio.site/
https://www.facebook.com/pomar.senhora.a.branca/

Horário

Seg a Sex: 08h30 – 19h30
Sáb: 08h30 – 13h30


5. Trovisco

Trovisco 8 Mercearias de Bairro em Braga

O Trovisco é uma Mercearia de Bairro em esteróides, ou seja, a quantidade e variedade de frescos à disposição nesta mercearia é espantosa. Mal entramos na mercearia, somos imediatamente bombardeados com uma multiplicidade de cores e odores que nos deixam a salivar. Com frutas e legumes para todos os gostos e feitios, aqui poderá encontrar artigos menos comuns na sua mercearia local. Especialmente quando procurar frutas tropicais e de outras andanças. Mangas, abacaxis, goiabas, abacates, romãs, enfim, a lista é interminável.

Informações Úteis

Rua Cónego Luciano Afonso dos Santos, 13
253 624 274 
https://www.facebook.com/Supermercado-trovisco

Horário

Seg a Sex: 08h00 – 13h30 | 15h00 – 20h00
Sáb: 08h00 – 13h30


6. Biobrassica

Biobrassica

A Biobrassica apresenta-se como uma Mercearia de Bairro que apenas vende produtos de Agricultura Biológica. Aqui, encontrará todo o tipo de legumes, vegetais, frutas, cereais e leguminosas de produção biológica e com venda a granel. Para além dos alimentos, a Biobrassica vende, também, todo o tipo de produtos de uso doméstico produzidos biologicamente. Detergentes, sabão, champô, gel de banho, entre muitos outros, são uma forma de utilizar produtos que são mais amigos do ambiente. Poderá também juntar-se a um dos muitos workshops que a Mercearia promove, para aprender mais sobre estes alimentos biológicos ou até como cozinhá-los lá em casa.

Informações Úteis

Av. Dr. António Palha, 15 Loja 13
253 271 187 | geral@biobrassica.pt
https://www.biobrassica.pt/
https://www.facebook.com/biobrassica/
https://www.instagram.com/biobrassica/

Horário

Seg a Sex: 09h00 – 20h00
Sáb: 09h00 – 19h00


7. Pomar Fresco

Pomar Fresco 8 Mercearias de Bairro em Braga

Lozalizada ali na Rua 25 de Abril, esta Mercearia de Bairro é especialista em produtos vindos do país irmão, o Brasil. Aqui poderá encontrar frutas, legumes, farinhas ou óleos, que viajaram através do Atlântico até à sua casa. Este é mais um daqueles lugares em que parece que entramos num qualquer bazar num país quente, para nos perdermos na imensa panóplia de artigos à disposição para comprarmos. Poderá encomendar certos artigos menos disponíveis e até as suas compras na totalidade, visto que o Pomar Fresco lhe preparará um cabaz com tudo aquilo que necessita, com a possibilidade de entrega em casa, é só ligar e encomendar.

Informações Úteis

Rua 25 de Abril, 417
253 265 260
https://www.facebook.com/pomarfresco/

Horário

Seg a Sáb: 08h00 – 20h00


8. Mini-Mercado Maximin

Mini-Mercado Maximin 8 Mercearias de Bairro em Braga

Esta Mercearia de Bairro, localizada mesmo em frente à Escola Primária de Maximinos, oferece uma seleção de frescos farta e criteriosamente selecionada. Por entre tomates chucha, molhos de grelos ou laranjas de Amares, poderá encontrar leguminosas a granel, azeitonas e tremoços curados, e todo o tipo de secos para a dispensa de sua casa. Aqui também pode fazer encomendas e encontrar o seu cabaz prontinho quando chegar para levantar, depois do trabalho.

Informações Úteis

Rua Comendador Santos da Cunha, 535
253 615 300
https://www.facebook.com/minimercadomaximin/

Horário

Seg a Sáb: 08h30 – 20h30
Dom: 09h00 – 13h00

 

Comentários

Escrito por
Outras publicações de Henrique Almeida

6 canais YouTube que nos fazem querer cozinhar

Aprenda a cozinhar e impressionar com estes 6 canais de YouTube! Em...
Ler mais

1 Comentário

  • Muito bem, Henrique!
    Com esta descrição fantástica, de forma clara e esclarecedora, é um grande incentivo a comprar nestas pequenas mercearias/pomares em vez das grandes superfícies.
    Gostei. Ao Trovisco já costumo ir e recomendo!
    PARABÉNS ao escritor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.