A programação do gnration para este verão promete

Julho é de Jazz, Cinema no Pátio, Tó Trips ou Nicolas Gourault, eis o verão no gnration.

Já não há julho sem jazz e, na nona edição, o Julho é de Jazz volta a dividir-se por duas vésperas de fim de semana. Logo na abertura, o guitarrista norte-americano Marc Ribot e o seu Ceramic Dog, formado pelo baterista Ches Smith e o baixista Shahzad Ismaily, apresentam o novo disco Connection. O contrabaixista André Carvalho dá a conhecer o segundo volume de “Lost in Translation”João Lencastre apresenta uma homenagem ao jazz, que juntam em palco um supergrupo com alguns dos melhores músicos nacionais. A pianista eslovena Kaja Draksler e a trompetista portuguesa Susana Santos Silva fecham o ciclo, com um encontro imperdível.

Ainda na música, o bracarense Palas estreia Tons de Pele, num concerto especial, criado em residência artística no gnration ao abrigo do Trabalho da Casa. Já Tó Trips e a sua guitarra vão dar a conhecer o novo disco, Popular Jaguar. A fechar o programa, o trio The Selva apresenta Camarão-Girafa.

 

No programa de exposições, o artista visual e músico português João Pimenta Gomes mostra um novo trabalho na galeria zero. Na galeria um, Nicolas Gourault, artista visual e realizador francês, apresenta uma exposição composta por cinco peças baseadas no conceito de tempo. Em setembro, os quatro projetos artísticos vencedores da nona edição do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão apresentam-se no Pós-Laboratórios de Verão

Em agosto, as noites de quinta-feira são noites de Cinema no Pátio. Este ano, o ciclo debruça-se sobre as metáforas da natureza e exibe Memória (Apichatpong Weerasethakul, 2022), Fevereiro (Kamen Kalev, 2021), Feliz como Lázaro (Alice Rohrwacher, 2018) e Trinta Lumes (Diana Toucedo, 2019).

No online, o ciclo de programação órbita traz dois novos trabalhos. O terceiro volume do Jogo Cruzado vê Ana Carvalho a criar um filme a partir de uma composição de Xexa, e Ben LaMar Gay a musicar um filme de Sophie Clements. A 20 de setembro, é exibido um espetáculo gravado ao vivo, que juntou em palco VesselRakhi Singh e Pluris Ensemble.

Também para o universo online, a terceira conversa do ciclo alt.history, com curadoria pela Holo, convida o artista Burak Arikan para debater cultura digital.

Todo o programa disponível em www.gnration.pt.

Os bilhetes estão já à venda em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

 

 

Comentários

More from We Braga
São João de Braga 2024 – Programação
Está de volta a maior romaria do país! De 14 a 24...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.