Julho é de Jazz, Cinema no Pátio, Tó Trips ou Nicolas Gourault, eis o verão no gnration.
Já não há julho sem jazz e, na nona edição, o Julho é de Jazz volta a dividir-se por duas vésperas de fim de semana. Logo na abertura, o guitarrista norte-americano Marc Ribot e o seu Ceramic Dog, formado pelo baterista Ches Smith e o baixista Shahzad Ismaily, apresentam o novo disco Connection. O contrabaixista André Carvalho dá a conhecer o segundo volume de “Lost in Translation”. João Lencastre apresenta uma homenagem ao jazz, que juntam em palco um supergrupo com alguns dos melhores músicos nacionais. A pianista eslovena Kaja Draksler e a trompetista portuguesa Susana Santos Silva fecham o ciclo, com um encontro imperdível.
Ainda na música, o bracarense Palas estreia Tons de Pele, num concerto especial, criado em residência artística no gnration ao abrigo do Trabalho da Casa. Já Tó Trips e a sua guitarra vão dar a conhecer o novo disco, Popular Jaguar. A fechar o programa, o trio The Selva apresenta Camarão-Girafa.
No programa de exposições, o artista visual e músico português João Pimenta Gomes mostra um novo trabalho na galeria zero. Na galeria um, Nicolas Gourault, artista visual e realizador francês, apresenta uma exposição composta por cinco peças baseadas no conceito de tempo. Em setembro, os quatro projetos artísticos vencedores da nona edição do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão apresentam-se no Pós-Laboratórios de Verão
Em agosto, as noites de quinta-feira são noites de Cinema no Pátio. Este ano, o ciclo debruça-se sobre as metáforas da natureza e exibe Memória (Apichatpong Weerasethakul, 2022), Fevereiro (Kamen Kalev, 2021), Feliz como Lázaro (Alice Rohrwacher, 2018) e Trinta Lumes (Diana Toucedo, 2019).
No online, o ciclo de programação órbita traz dois novos trabalhos. O terceiro volume do Jogo Cruzado vê Ana Carvalho a criar um filme a partir de uma composição de Xexa, e Ben LaMar Gay a musicar um filme de Sophie Clements. A 20 de setembro, é exibido um espetáculo gravado ao vivo, que juntou em palco Vessel, Rakhi Singh e Pluris Ensemble.
Também para o universo online, a terceira conversa do ciclo alt.history, com curadoria pela Holo, convida o artista Burak Arikan para debater cultura digital.
Todo o programa disponível em www.gnration.pt.
Os bilhetes estão já à venda em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.