As 5 razões que tornam Braga uma cidade única!

Gosta de cidades com história? Então vai gostar de Braga.

Mais de 2000 anos de história, fazem da capital do Minho uma das cidades com património histórico mais rico em Portugal. Anteriormente denominada de Bracara Augusta – devido ao nome do imperador romano César Augusto e ao povo Brácaro que habitava a região -, Braga tem características que a tornam verdadeiramente única. Vamos a elas:

1 – Braga não tem Baixa. Tem Arcada.

A Arcada de Braga, local de encontro da cidade.Ao contrário de cidades portuguesas como Lisboa ou Porto, ou ainda muitas outras internacionais, Braga não tem o seu centro ou local mais nobre na “Baixa”. Braga é diferente. Genuína. Autêntica. O centro da cidade é na Arcada e é lá que os temas mais quentes da cidade e do país são discutidos. Bem cedo.

Embora o local onde a Arcada se situa dê pelo de Praça da República, os Bracarenses conhecem o local por Arcada e orgulham-se disso.

2 – Bananeiro

No dia de consoada de Natal, milhares de Bracarenses reúnem-se no centro da cidade, e bebem um cálice de moscatel e comem uma banana. Muitas vezes a banana é deixada de lado e o cálice nunca se fica por um, mas isso não é o mais importante. O que dá particular importância à tradição é o facto de, não raras vezes, ser esta a altura em que muitas pessoas se encontram novamente, depois de prolongada ausência… desde o bananeiro anterior. O espírito natalício está bem embebido em todas as pessoas e isso é notório na cara mais feliz e alegre dos Bracarenses. Alguns mais do que outros.

Bananeiro madness! #braga #bananeiro #bananeiro2015 #christmas #christimastime #natal

Uma publicação partilhada por Antonio Nestor Ribeiro (@anestoribeiro) a

 

3 – A Lenda dos galos da Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz e a "lenda dos galos". Já encontraste todos?

No largo Carlos Amarante, perto da Avenida da Liberdade, situa-se a igreja de Santa Cruz. Esse facto, por si só, não é novidade nenhuma. Braga está cheia de Igrejas. Contudo, esta igreja é especial. A sua fachada dá azo a uma das lendas mais românticas e emblemáticas da cidade. Diz a lenda que quem conseguir encontrar os 3 galos em alto-relevo existentes na fachada da igreja, tem o seu casamento para breve.

Não conseguimos confirmar a veracidade da lenda mas conseguimos afirmar que existem efectivamente 3 galos, embora 1 deles seja muito difícil de encontrar. Também não poderia ser assim tão fácil encontrar um parceiro.

 

4 – Semana Santa

Procissão_do_Enterro_do_Senhor_(6)Braga é conhecida por ser a “Roma Portuguesa” e não deixa esse título ao desbarato. O número de igrejas que possui em tão curto espaço, é digno de recordes e a religiosidade da cidade, é ainda mais atestada pela forma como a semana santa é celebrada. Durante uma semana, 5 procissões, com milhares de figurantes, recriam os últimos dias da vida de Jesus, levando dezenas de milhares às ruas. Atualmente, as celebrações são património imaterial da cidade.

Datas

Sábado – Procissão da Trasladação
Domingo de Ramos – Procissão dos Passos
Quarta-Feira Santa – Procissão da Burrinha
Quinta – Feira Santa – Procissão de Ecce Homo
Sexta-feira Santa – Procissão Teofórica do Enterro do Senhor.

 

5 – Braga é semente de expressões populares

Face à importância que Braga tem na história do país, é natural que a Língua Portuguesa verta alguma dessa importância e surjam expressões como as seguintes:

Significado

“Mais velho que a Sé de Braga” – Algo muito, muito velho.
“Ver Braga por um canudo” – Ficar perto de atingir um objetivo mas não conseguir.
“Mandar abaixo de Braga” – Não dar importância a alguém.
“Deves ser de Braga” – Quando alguém deixa a porta aberta.

Bónus: Bacalhau à Braga (ou à Narcisa como é conhecido em Braga)

Portugal adora Bacalhau. Cozido, assado ou frito. E o Bacalhau à Braga, ou o Bacalhau à Narcisa como é conhecido em Braga, é uma das formas mais populares de o preparar. Tem esse nome devido a um restaurante em Braga chamado Narcisa, actualmente fechado. Fora de Braga, contudo, ganhou o nome de Bacalhau à Braga ou Bacalhau à moda de Braga.

277621991_30c47fceaa_b

Comentários

Escrito por
Outras publicações de Rui Ferreira

Workshop: Cozinhar sem Glúten

No We Braga gostamos muito de comer. Talvez por sermos portugueses, minhotos...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.