As Bandas de Braga

Bandas de Braga

Desde há uns anos a esta parte, Braga tem manifestado um boom de produção musical e exportação de bandas bastante ecléticas. Sem conseguirmos perceber muito bem os fatores que contribuem para este fenómeno, a verdade é que isto nos deve deixar muito felizes. Para os mais distraídos, existe um grande conjunto de bandas de Braga a tocar por todo o país com regularidade, e ao mesmo tempo fazendo tours lá por fora.


Fotografias gentilmente cedidas pela Bazuuca

Falar das bandas de Braga é falar desde logo dos Mão Morta, banda que marcou uma geração e que continua a influenciar muitas das bandas que surgiram nos últimos anos na cidade e não só. Outro dos nomes mais sonantes entre as bandas bracarenses é o dos peixe:avião que já tocaram em algumas das salas de espetáculos e festivais mais importantes do país, sendo uma referência no panorama musical português. Confesso que quando apareceram senti quase que uma lufada de ar fresco no que se fazia na altura em Portugal. Podia continuar por aqui e falar também dos Smix Smox Smux, Long Way to Alaska, Budda Power Blues, entre muitos outros, mas o que me interessa mesmo é falar das mais recentes bandas de Braga.


Fotografias retiradas das páginas de facebook dos peixe:avião, Mão Morta, Smix Smox Smux, Budda Power Blues e Long Way To Alaska, respetivamente

São muitas as bandas de diferentes estilos que têm surgido nos últimos anos em Braga. Começo por falar das “minhas”. Das bandas da Bazuuca. Hoje trabalho mais de uma mão cheia de bandas, todas elas bem distintas umas das outras. Bed Legs e Grandfather’s House. São duas bandas que já tocaram de Norte a Sul do país, pisando grandes palcos (como o do Festival Vodafone Paredes de Coura, por exemplo) e têm já um considerável número de concertos além fronteiras. A seguir o mesmo caminho, estão também os This Penguin Can Fly, Máquina Del Amor, Quadra, No/On, The Missing Link e o Tundra Fault. Olhando para o roster da Bazuuca perceberão que há bandas para todos os gostos. Isto acaba por ser bem interessante e até desafiador para os novos projetos e público.


Fotografias gentilmente cedidas pela Bazuuca

Sempre que posso, faço também referência à importância do Projéctil na cidade. O Projéctil é constituído por um grupo de pessoas e artistas com vontade de criar e de fazer acontecer. De lá apareceram os Bed Legs, Ermo e mais um porradão de bandas. Para além dos projetos que lá cresceram, destaco também a vontade que este coletivo tem em desafiar o público a novas experiências artísticas e marcarem também a diferença com os seus eventos, tanto no seu espaço físico como fora de portas.


Fotografias retiradas das páginas de facebook do Projéctil, Ermo e Bed Legs, respetivamente

Já vos falei sobre algumas bandas mas posso enumerar muitas mais que surgiram nos últimos anos! Ora acompanhem: Dead Man Talking, Pé Roto, Imploding Stars, Vai-te Foder, Ângela Polícia, O Amante Negro, Mr. Mojo, Nyx Kaos, Hunted Scriptum, M.I.L.F, Leviatã, Without Face, Décibelicas, Nancy Spungen, Sunhui, The White Knigths, Gonçalo, Cavalheiro, OSSO, No Hay Banda… Do Hip-Hop ao Rock, da electrónica ao Punk, do Pop ao improviso, como veem não falta qualidade e ecletismo à música bracarense.


Fotografias retiradas das páginas de facebook dos OSSO e Imploding Stars, respetivamente

Uma palavra para os espaços culturais da cidade que abrem as portas às bandas da casa: Sé La Vie, Livraria Mavy, Pelle, Rock Star, gnration e Theatro Circo. Uns com maior regularidade que outros, mas todos a trabalhar para o mesmo.


Fotografias retiradas das páginas de facebook do Ângela Polícia e do Cavalheiro, respetivamente

Este acaba por ser um texto em que não aprofundo muito o trabalho das bandas e dos espaços, apenas porque acho que palavras não são suficientes para que fiquem a conhecer estes artistas. Proponho que acompanhem os trabalhos das bandas de perto, assistindo aos concertos e frequentando estes espaços.

Quero também agradecer ao We Braga pelo convite e desejo-lhes o maior sucesso. Já agora, convido-vos a seguirem a playlist do We Braga, no Spotify, com músicas das bandas da cidade.

A Playlist We Braga

http://bit.ly/WeBraga-Playlist-Spotify

+351 918 266 265
geral@bazuuca.com
https://www.bazuuca.com
https://www.facebook.com/abazuuca/
https://www.instagram.com/abazuuca/

 

 

Comentários

More from We Braga
Encontros da Imagem 2023 | Ensaio Para o Futuro
Os Encontros da Imagem estão de volta dia 15 de setembro a...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Camilo Silva

    Nasci em Braga há 72 anos e já assisti a concertos ao vivo de praticamente todas as bandas citadas no artigo. Também já participei, como actor, em vídeo-clips de algumas delas. Fico contente em saber que há alguém, como vós, que se interessa pela divulgação destes artistas. Parabéns e bem hajam. Abraços.

  2. says: defacer

    É incrível como não é mencionada uma das melhores bandas de Metal de sempre de Braga. Uma banda com uma porrada(desculpem-me a linguagem) de originais e vários álbuns e que nem merecem uma simples palavra de reconhecimento mesmo tendo insistido por vários anos e sem ter tido ajudas de ninguém!!! Incrível como o mundinho da música continua a ser um mundo separado do resto da arte. Incrível como os interesses se sobrepõe a tudo o resto. Incrível!!

    Nota: Estou a falar dos Haven Denied. Quem tiver curiosidade pesquise e pode ser que até fique surpreso.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.