As Melhores Francesinhas De Braga – Roteiro Gastronómico

Francesinha Lado B

Braga não é propriamente uma cidade famosa pelas francesinhas, no entanto recentemente têm surgido várias casas na cidade que se têm dedicado a esta sanduíche icónica da gastronomia nacional.

Com um crescimento significativo nos últimos anos, os restaurantes que servem francesinhas em Braga têm marcado a diferença por oferecerem uma alternativa bastante válida à mais tradicional francesinha do país, a francesinha do Porto. Há mesmo um estilo totalmente bracarense na confeção desta sanduíche, que traz à cidade curiosos e gulosos de outras geografias.

Para nós aqui no We Braga estas são as melhores:

 

Taberna Belga

A Taberna Belga mudou o jogo! Sempre houve e sempre se comeram francesinhas em Braga, mas sempre se disse que as do Porto “é que eram”. Sempre não, até ao momento em que Taberna Belga abriu portas e revelou a sua francesinha ao universo bracarense!

De forma fulminante, a Taberna Belga tomou conta do mercado das francesinhas na cidade, tendo até gerado um novo entusiasmo pelo prato nos bracarenses. Não demorou muito a abrir uma segunda casa e dá a sensação que não irá ficar por aqui. Hoje em dia, a teoria de que as francesinhas do Porto “é que são”, já não tem muitos apoiantes. Há francesinhas em Braga e são ótimas!

A francesinha da Taberna Belga é diferente da original, não copia aquilo que se faz no Porto e tem uma receita inovadora. O molho! Alaranjado e de textura aveludada, este molho é um verdadeiro game changer. Em Braga nunca se tinha visto e comido um molho assim. Adocicado, o que à partida é estranho e pouco usual, incorpora natas e manteiga. Como diria Fernando Pessoa “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Com o passar dos anos a Taberna Belga criou, de certa forma, um culto das francesinhas em Braga, sendo a francesinha referência da cidade. O recente boom de restaurantes de francesinhas em Braga deve-se, em grande parte, ao sucesso que a Taberna Belga alcançou.

Francesinhas Taberna BelgaTaberna Belga FrancesinhasEsplanada Taberna Belga

Localização: Rua Cónego Luciano Afonso dos Santos, Loja 1A | 4700-371, Braga
Mais Informações: 253 042 708 | https://www.facebook.com/tabernabelga
Horário: Segunda a Sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 | Domingo das 19h00 às 00h00

 

Real Taberna

A Real Taberna é um restaurante em muito semelhante à Taberna Belga. Tem na francesinha o seu prato principal, vende cervejas ali produzidas e tem também uma extensa oferta de cervejas nacionais e importadas. A grande vantagem é que não terá de esperar tanto tempo por uma mesa.

A francesinha é bem generosa, talvez das maiores servidas em Braga, composta por ingredientes de qualidade e com uma quantidade significativa de queijo, sim muito queijo. O molho, é bem confecionado, inspirado naquilo que a Taberna Belga trouxe para o universo das francesinhas em Braga. Tem no entanto algumas diferenças, não é tão alaranjado, não é adocicado, sendo até um pouco ácido, e é mais picante. Tem, também, um travo mais distinto a cerveja.

A Real Taberna serve uma francesinha que vale a pena provar, tendo no seu staff e espaço trunfos que nos fazem querer voltar.

Francesinhas Real TabernaFrancesinhas Taberna Belga

Localização: Rua Costa Gomes, 497 | 4700-260, Braga
Mais Informações: 253 063 600 | https://www.facebook.com/real.taberna/
Horário: Terça a Sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 | Domingo das 18h15 às 00h00

 

Café Imperial

Aberto desde 1987, o Café Imperial será o restaurante, em atividade, mais antigo a servir francesinhas em Braga. Ou seja, não faz parte desta nova vaga de francesinhas da cidade. A francesinha aqui servida é propriedade do Café Imperial com orgulho, e tem sido apreciada pelas gentes de Braga há mais de três décadas.

Aqui encontrará uma francesinha muito bem preparada, com ingredientes de elevada qualidade e um molho da autoria do chef e proprietário Jorge Leite. Tem duas opções para desfrutar da sua francesinha, com bife de vaca ou fêvera de porco. O molho é bastante atomatado, de cor vermelha, bem picante.

Dispõe de uma esplanada que no verão se torna muito agradável e um local ideal para assistir a um jogo de futebol.

Café Imperial FrancesinhasCafé Imperial Francesinhas

Localização: Rua Cel. Albino Rodrigues, 192 | 4715-016, Braga
Mais Informações: 253 279 687 | https://www.facebook.com/cafeimperial1/
Horário: Domingo a Quinta das 08h30 às 00h00 | Sexta e Sábado das 08h30 às 01h00

 

Trota’s

Surpreendentemente, ao visitarmos o Trota’s, deparamo-nos com a presença de francesinhas na ementa. Mais surpresos ficamos quando as provamos! De execução cuidada e composta por ingredientes de primeira categoria, a francesinha aqui servida rivaliza com qualquer uma das francesinhas que, por estes dias, são servidas em Braga.

O pão é um ingrediente que ganha uma dimensão diferente neste restaurante, torrado até à perfeição e na medida certa envolve a francesinha do Trota’s permitindo que desfrutemos de cada dentada. O molho tem nesta nova corrente de francesinhas de Braga a sua inspiração. Alaranjado, tal como o da Belga ou da Real, tem no equilíbrio da sua complexidade um trunfo, não sendo carregado de manteiga nem muito atomatado.

Para complementar a francesinha há uma vasta seleção de cervejas e vinhos de qualidade, que elevam a experiência de comer neste restaurante.

Restaurante Trota's FrancesinhasRestaurante Trota's FrancesinhasRestaurante Trota'sGarrafeira Restaurante Trota's

Localização: Largo Sra. A Branca, 122 | 4710-229, Braga
Mais Informações: 253 276 470 | http://www.restaurantetrotas.com/
Horário: Segunda a Sábado das 10h00 às 00h00

 

Lado B

Recentemente inaugurado em Braga, o Lado B é um restaurante “importado” do Porto, que afirma ter “A Melhor Francesinha do Mundo®”, marca registada pelo seu criador. De portas abertas em Braga no centro da cidade e junto ao Arco da Porta Nova, o Lado B trouxe para Braga o que de melhor se faz no Porto, no que a francesinhas diz respeito. Clássica em todos os ingredientes que a compõem, esta francesinha difere do que se tem feito por cá nos últimos tempos.

O pão é bastante alto e torrado, as carnes tenras e na quantidade certa, o molho é à Porto! Não leva natas, não leva manteiga, tomate no ponto e bastante piri-piri; porque convenhamos, a francesinha tem de ser picante.

O espaço é decorado com nomes de artistas e bandas de música reconhecidos por todos, daí o nome Lado B. O seu dono e criador foi em tempos dono de uma das lojas de discos mais famosas do Porto, seria esse o seu Lado A, abrindo mais tarde o seu Lado B.

Há uma grande variedade de francesinhas no Lado B, com bife ou carne assada ou até vegetariana, servida com tofu fumado, salsicha de soja, salsichão vegetal, queijo e molho vegetariano; satisfazendo assim qualquer palato que visite este restaurante.

Francesinhas Lado BFrancesinhasLado B FrancesinhasLado B Francesinhas

Localização: Praça Conde de São Joaquim, 45 | 4700-415, Braga
Mais Informações: 253 298 353 | https://www.facebook.com/ladob.braga.francesinhas/
Horário: Segunda a Quinta das 11h30 às 23h45 Sexta | Sábado das 11h30 às 01h45

 

Forever Restaurante

Fundado em 1987 em Vila Nova de Famalicão, o Forever estabeleceu-se em Braga em 2012, trazendo consigo 25 anos de experiência na produção de francesinhas. Largamente apreciadas na sua terra natal, as francesinhas do Forever introduziram algumas “excentricidades” ao universo bracarense das francesinhas.

Em primeiro lugar, são servidas com salada, azeitonas e pickles. As batatas vêm dentro do prato e são onduladas. Na carta existe a Super Francesinha – que basicamente tem o dobro do tamanho de uma francesinha normal! – e fazem-se francesinhas de peru.

Além de tudo isso, pode participar no Desafio Forever: se conseguir comer uma Super Francesinha mais uma Francesinha Média, ambas acompanhadas de batata frita, não paga! Segundo o restaurante apenas 25 pessoas conseguiram completar o desafio…

Quanto à composição da francesinha, tudo é de elevada qualidade, do bife aos enchidos, do queijo ao molho, é uma francesinha feita de muita experiência. O molho é picantezinho, como manda a tradição.

Forever Restaurante FrancesinhasForever Restaurante FrancesinhasForever Restaurante FrancesinhasForever Restaurante Francesinhas

Localização: Avenida Dom João II, 97 | 4715-304, Braga
Mais Informações: 253 273 665 | https://restauranteforever.com
Horário: Quarta a Segunda das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00

 

 

Comentários

Escrito por
Outras publicações de Henrique Almeida

Encontros da Imagem 2018 | O Belo e a Consolação

Os Encontros da Imagem 2018, decorrerão de 21 de setembro a 28...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.