Braga não é propriamente uma cidade famosa pelas francesinhas, no entanto recentemente têm surgido várias casas na cidade que se têm dedicado a esta sanduíche icónica da gastronomia nacional.
Com um crescimento significativo nos últimos anos, os restaurantes que servem francesinhas em Braga têm marcado a diferença por oferecerem uma alternativa bastante válida à mais tradicional francesinha do país, a francesinha do Porto. Há mesmo um estilo totalmente bracarense na confeção desta sanduíche, que traz à cidade curiosos e gulosos de outras geografias.
Para nós aqui no We Braga estas são as melhores:
Taberna Belga
A Taberna Belga mudou o jogo! Sempre houve e sempre se comeram francesinhas em Braga, mas sempre se disse que as do Porto “é que eram”. Sempre não, até ao momento em que Taberna Belga abriu portas e revelou a sua francesinha ao universo bracarense!
De forma fulminante, a Taberna Belga tomou conta do mercado das francesinhas na cidade, tendo até gerado um novo entusiasmo pelo prato nos bracarenses. Não demorou muito a abrir uma segunda casa e dá a sensação que não irá ficar por aqui. Hoje em dia, a teoria de que as francesinhas do Porto “é que são”, já não tem muitos apoiantes. Há francesinhas em Braga e são ótimas!
A francesinha da Taberna Belga é diferente da original, não copia aquilo que se faz no Porto e tem uma receita inovadora. O molho! Alaranjado e de textura aveludada, este molho é um verdadeiro game changer. Em Braga nunca se tinha visto e comido um molho assim. Adocicado, o que à partida é estranho e pouco usual, incorpora natas e manteiga. Como diria Fernando Pessoa “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
Com o passar dos anos a Taberna Belga criou, de certa forma, um culto das francesinhas em Braga, sendo a francesinha referência da cidade. O recente boom de restaurantes de francesinhas em Braga deve-se, em grande parte, ao sucesso que a Taberna Belga alcançou.
Localização: Rua Cónego Luciano Afonso dos Santos, Loja 1A | 4700-371, Braga
Mais Informações: 253 042 708 | https://www.facebook.com/tabernabelga
Horário: Segunda a Sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 | Domingo das 19h00 às 00h00
Real Taberna
A Real Taberna é um restaurante em muito semelhante à Taberna Belga. Tem na francesinha o seu prato principal, vende cervejas ali produzidas e tem também uma extensa oferta de cervejas nacionais e importadas. A grande vantagem é que não terá de esperar tanto tempo por uma mesa.
A francesinha é bem generosa, talvez das maiores servidas em Braga, composta por ingredientes de qualidade e com uma quantidade significativa de queijo, sim muito queijo. O molho, é bem confecionado, inspirado naquilo que a Taberna Belga trouxe para o universo das francesinhas em Braga. Tem no entanto algumas diferenças, não é tão alaranjado, não é adocicado, sendo até um pouco ácido, e é mais picante. Tem, também, um travo mais distinto a cerveja.
A Real Taberna serve uma francesinha que vale a pena provar, tendo no seu staff e espaço trunfos que nos fazem querer voltar.
Localização: Rua Costa Gomes, 497 | 4700-260, Braga
Mais Informações: 253 063 600 | https://www.facebook.com/real.taberna/
Horário: Terça a Sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 | Domingo das 18h15 às 00h00
Café Imperial
Aberto desde 1987, o Café Imperial será o restaurante, em atividade, mais antigo a servir francesinhas em Braga. Ou seja, não faz parte desta nova vaga de francesinhas da cidade. A francesinha aqui servida é propriedade do Café Imperial com orgulho, e tem sido apreciada pelas gentes de Braga há mais de três décadas.
Aqui encontrará uma francesinha muito bem preparada, com ingredientes de elevada qualidade e um molho da autoria do chef e proprietário Jorge Leite. Tem duas opções para desfrutar da sua francesinha, com bife de vaca ou fêvera de porco. O molho é bastante atomatado, de cor vermelha, bem picante.
Dispõe de uma esplanada que no verão se torna muito agradável e um local ideal para assistir a um jogo de futebol.
Localização: Rua Cel. Albino Rodrigues, 192 | 4715-016, Braga
Mais Informações: 253 279 687 | https://www.facebook.com/cafeimperial1/
Horário: Domingo a Quinta das 08h30 às 00h00 | Sexta e Sábado das 08h30 às 01h00
Trota’s
Surpreendentemente, ao visitarmos o Trota’s, deparamo-nos com a presença de francesinhas na ementa. Mais surpresos ficamos quando as provamos! De execução cuidada e composta por ingredientes de primeira categoria, a francesinha aqui servida rivaliza com qualquer uma das francesinhas que, por estes dias, são servidas em Braga.
O pão é um ingrediente que ganha uma dimensão diferente neste restaurante, torrado até à perfeição e na medida certa envolve a francesinha do Trota’s permitindo que desfrutemos de cada dentada. O molho tem nesta nova corrente de francesinhas de Braga a sua inspiração. Alaranjado, tal como o da Belga ou da Real, tem no equilíbrio da sua complexidade um trunfo, não sendo carregado de manteiga nem muito atomatado.
Para complementar a francesinha há uma vasta seleção de cervejas e vinhos de qualidade, que elevam a experiência de comer neste restaurante.
Localização: Largo Sra. A Branca, 122 | 4710-229, Braga
Mais Informações: 253 276 470 | http://www.restaurantetrotas.com/
Horário: Segunda a Sábado das 10h00 às 00h00
Camada Francesinhas
Estabelecido em Barcelos originalmente, o Camada traz mais uma proposta de qualidade à cidade e a ambição de se evidenciar no universo das Francesinhas de Braga. Os proprietários, arriscam mesmo em dizer que a francesinha do Camada é provavelmente a melhor francesinha do mundo! Para nós é, no mínimo, uma das melhores de Braga.
Localizado na Praça Dr. Cândido Costa Pires, ali mesmo em frente ao Centro de Saúde do Carandá e junto ao Sardinha Biba, o Camada conta com um espaço confortável, de decoração moderna e uma lotação generosa que poderá facilmente albergar vários grupos de amigos!
A francesinha do Camada é composta pelo clássico pão de forma, queijo, bife de novilho, salsichão, ovo estrelado e molho especial; inova ao introduzir bacon e chouriço, que trazem uma certa rusticidade ao sabor desta luxuosa francesinha. O molho vai ao encontro do que já é a imagem de marca das francesinhas em Braga. Alaranjado, de sabor suave mas complexo, deixa-nos viciados e com vontade de dar garfada após garfada, quase sem respirar, afogando cada uma das camadas desta francesinha nesse requintado e delicioso molho. Enfim, uma canseira que a nós não nos custa nada!
Localização: Praça Dr. Cândido Costa Pires, 3 | 4715-402, Braga
Mais Informações: 253 094 419 | https://www.facebook.com/camadafrancesinhas/
Horário: Terça a Sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 | Domingo das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00