Braga Romana 2024 | Programação

Entre 22 e 26 de maio, as ruas de Braga serão novamente preenchidas com o estilo de vida dos habitantes da Bracara Augusta, na sua 20ª edição. Como em anos anteriores, o evento evoca o passado da cidade fundada por César Augusto, proporcionando uma viagem pela história de Braga e do seu povo.

Destaca-se a atividade “Nábia, A Fortuna de Bracara”, que abre o evento com um espetáculo vibrante, repleto de flores e aromas que irão perfumar as ruas da cidade, honrando a Deusa Nábia.

A Braga Romana’24 tem uma agenda repleta de atividades, incluindo encenações, cortejos, peças teatrais, concertos, exposições, animação de rua e workshops, transportando-nos para o quotidiano do Império Romano.

O We Braga tem todos os detalhes da programação neste artigo.

Venha reviver Bracara Augusta!

Programação

Reviver no Espaço

Conheça o quotidiano da cidade de Bracara Augusta através da visita e do contacto com diferentes ofícios e tradições, onde pode interagir, conviver e experimentar.

Locus Ludorum (Jogos Romanos) – Termas Romanas do Alto da Cividade

Viva a experiência de ser um verdadeiro romano! Embarque numa aventura de jogos históricos que irão transportá-lo para o mundo antigo de Bracara Augusta. Aprimore a sua estratégia, teste a sua agilidade e desafie os seus amigos para uma competição. Com jogos adequados a todas as idades, a diversão está garantida enquanto aprendem sobre a cultura e os costumes da Roma Antiga. Não perca esta oportunidade de se divertir na Braga Romana!

Horário:

22 a 26 de maio | 10h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 

Lyceus Romanus (Área Pedagógica) – Seminário de Santiago

Recriado na área do “Peristylum” da Domus do Seminário de Santiago, este Lyceus Romanus oferece aos visitantes um espaço destinado a várias formas de pedagogia! Podem aprender, à boa maneira romana, a língua latina, participar em oficinas de arqueologia e conhecer diferentes artes e ofícios da época.

LINGUA LATINA ET RES – OFICINA DE LÍNGUA LATINA

23 e 24 de maio | 10h00 – Público escolar

25 e 26 de maio | 11h00 – Público geral

ARS SCRIBENDI  OFICINA DE ESCRITA CURSIVA

22, 23 e 24 de maio | 14h30 – Público escolar

25 e 26 de maio | 16h00 – Público geral

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.
Nota: durante o evento o Seminário de Santiago estará aberto exclusivamente para os participantes das atividades. 

 Locus Artium et Officiorum (Escola de Artes e Ofícios) – Largo de S. Tiago

A educação foi e é sem dúvida a base da sociedade de grandes civilizações. As “escolas” de artes e ofícios nas cidades do Império Romano, raramente obedeciam a um edifício específico. Os visitantes de Bracara Augusta encontrarão a recriação de uma escola onde podem aprender e experienciar diferentes ofícios e saberes do quotidiano romano.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 20h30

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – VIDA E SOCIEDADE BRACARAUGUSTANA

22, 23 e 24 de maio | 10h00 e 14h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 10h00 e 14h00 – Público geral

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS GRECO-ROMANAS

22 de maio | 15h00 – Público escolar
23 a 24 de maio | 10h30 e 15h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h30 e 15h30 – Público geral

BRACARA AUGUSTA FICTILIS– OFICINA DE CERÂMICA
22 a 26 de maio | 16h30 às 20h30 – Público geral

CENTURIUM® MMXXIV – JOGOS DE TABULEIRO
25 e 26 de maio | 10h30 e 17h00 – Público geral

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (Pré-escolar, 1º e 2º ciclo).
Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.

Bibliotheca (Biblioteca) –  Biblioteca Lúcio Craveiro 

Centros de conhecimento e cultura, as bibliotecas nutriam um papel mais importante do que apenas um local de resguardo e armazenamento dos rolos de papiros, pergaminhos e livros da época, permitindo o desenvolvimento e preservação de sabedoria dos que visitavam o espaço. Inspire-se com a programação das atividades da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e descubra o mundo de conhecimento e experiências enriquecedoras da época romana.

ITINERARIUM BRACARENSE – VISITAS GUIADAS AO PATRIMÓNIO LATINO
18 de maio | 11h00 às 12h30 – Público geral: mínimo de 5 participantes por visita
Inscrições: acesso gratuito através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência; M/10 anos

O MENINO ROMANO E OUTRAS HISTÓRIAS EM LATIM – HORA DO CONTO
21 de maio | 10h00 – Público escolar: 3º e 4º ano; Máximo de 1 turma por inscrição.
Inscrições gratuitas para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.

CARRETA DAS LENDAS – FÁBULAS
22, 23 e 24 de maio | 10h00; 11h00; 14h30; 16h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 10h00; 11h00; 14h30; 16h00 – Público geral
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas. | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. | Nota: Os espetáculos durante a semana estão reservados, prioritariamente, para o público escolar.

NO PÉRIPLO LIVRESCO SOBRE BRACARA AUGUSTA: UMA HISTÓRIA DE 2.000 ANOS – EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
20 a 26 de maio

Nesta exposição encontramos obras que versam géneros distintos como a poesia, a comédia, a tragédia, a sátira, a história, e a retórica. Do latim antigo chegaram até nós por exemplo peças de autores como Plauto (cerca de 230 a.C. – 180 a.C.) – O Soldado Fanfarrão (uma das suas peças de teatro, por exemplo), Terêncio (ca. 195 a.C.-185 a.C. — ca. 159 a.C.) – O homem que se puniu a si mesmo (peça de teatro), Vitrúvio – Tratado de Arquitetura, ou Plínio, o Velho – na sua magnífica obra História Natural.

Bestiarum Locus (Exposição e Demonstrações de Cetraria, Cavalos) Largo Paulo Orósio

A admiração, o respeito e tratamento nutrido por determinados animais era muito importante no seio da civilização romana, chegando mesmo a usá-los como figura principal das insígnias de poder civil e militar, como é o caso da águia de Júpiter. Eram também muito apreciados no plano religioso e da adivinhação bem como na sua ostentação.

Neste espaço recriado para si, inserido na área do acampamento legionário (Castra VI Victrix), poderá apreciar a arte de cuidar, treinar para a caça, a demonstração de voos e a beleza de equídeos que farão pomposos circuitos pelo mercado.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 22h00 

Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) Largo Paulo Orósio – Capela de S. Sebastião

Evocando uma convivência pacífica entre Brácaros e os Bracaraugustanos, a Braga Romana – Reviver Bracara Augusta 2023, dedica uma das suas áreas à recriação de um Aldeamento Brácaro. Neste espaço, poderemos apreciar um modus vivendi característico dos Bracari / Gallaeci, povo pré-romano que habitava a região. As suas casas, a sua comida, o curandeiro que trata das suas maleitas com a proteção dos seus deuses, o armamento dos seus guerreiros galaicos e os seus ofícios de ferraria, tecelagem e tinturaria.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 22h00 

VISITAS GUIADAS AO ALDEAMENTO BRACARO
22 a 24 de maio | 10h30 e 15h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h00 e 16h00 – Público geral

OFFICINA ARTIS COQUINANDI MORE ROMANO – OFICINA DE COZINHA ROMANA
25 de maio | 10h30 e 17h00

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo) | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

Castra Leg. VI Victrix (Acampamento Militar) Largo Paulo Orósio

Conheça o quotidiano de um legionário na “Legio VI Victrix”, legião presente no Noroeste Peninsular no tempo do César Augusto, dinamizado pela Equipa Espiral. Neste local, o visitante pode ser recebido nos aposentos do General Agrippa e descobrir mais sobre indumentárias, construção de armamento, prática de exercícios e técnicas de combate.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 22h00  

VISITAS GUIADAS AO ACAMPAMENTO MILITAR
22 de maio | 15h30 
23 e 24 de maio | 11h00 e 15h30
25 de maio | 11h00 (visita adaptada) e 15h30 

PRANDIUM LEGIONIS VI VITRICIS – ALMOÇO DA LEGIÃO VI VICTRIX
25 de maio | 12h30 

Ars Monetae (Cunhagem de Moeda) Rossio da Sé

A circulação monetária entra definitivamente no quotidiano dos Brácaros e de todo o noroeste peninsular, quando sob o império romano emerge a cidade de Bracara Augusta. Neste espaço pode apreciar a cunhagem de uma moeda caraterística, conhecida atualmente por moeda de “caetra” que nos remete para os primórdios da cidade, onde no verso apresenta uma esfinge romana como forma de propaganda política, no anverso apresenta o desenho de um “caetra” típico dos escudos dos guerreiros galaicos, simbolizando uma assimilação cultural e a dita “Pax Romana”. Introduzidas através das legiões, nos primórdios de Bracara Augusta, são o primeiro exemplo de cunhagem no Noroeste, a circular pelos habitantes já súbditos de Roma e Augusto. 

Artes et Officio (Artes e Ofícios) Rossio da Sé Largo de Santiago

Ao longo das cinco jornas de trabalho, serão recriados não só as artes e ofícios, mas todo um quotidiano que se divide: Sol-a-Sol que representa o trabalho desenvolvido ao longo da jorna até o sol se pôr. 
Em Bracara Augusta não seria diferente, e ao revisitá-la podem encontrar e experienciar com a ajuda de “mestres” um conjunto de artes e ofícios como as ferrarias, o trabalho em couros, a escultura e a perfumaria.
O quotidiano de uma praça de comércio no período Romano é de uma grande riqueza em todos os aspetos. Não só se vendiam bens e serviços, mas era também um centro de conhecimento, cultura e arte. A densidade de aromas, cores e texturas é interminável. 

 Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 20h30 

Mercatus Romanus (Artesãos e Mercadores) Ruas do Centro Histórico

Por várias ruas do centro histórico, o Mercatus Romanus expande-se e nele podem ser apreciados e adquiridos vários artigos como metais, olaria, tecelagem, bijuteria, cestaria, vidro, cantaria, couro, marcenaria, produtos naturais e alimentares. Ao longo do mercado, o visitante poderá interagir com os melhores mestres ferreiros, marceneiros, oleiros e curtidores de peles.

Horário:
22 e 23 de maio | 10h00 às 24h00
24 e 25 de maio | 10h00 às 01h00
26 de maio | 10h00 às 22h00 

Spatium Ludicum (Espaço Lúdico) Museu Pio XII

Entrando no Museu Pio XII, na Sala de Pedra, os visitantes mais jovens e família, encontrarão a recriação de um Spatium Ludicum, onde diariamente é surpreendido com um espetáculo de fábulas da antiguidade clássica e um workshop de instrumentos musicais, transportando, os participantes para o passado, através dos sons e da experimentação, esta atividade visa o enriquecimento histórico-cultural e a exploração de paisagens sonoras e das sensações invocadas pela música da Antiguidade Clássica.

SONI ANTIQVI – WORKSHOP DE INSTRUMENTOS
22, 23 e 24 de maio | 11h00 e 15h30 – Público escolar
25 e 26 | 10h30 e 16h00 – Público geral

FABULAE BESTIARUM – FÁBULAS DA ANTIGUIDADE
22 de maio | 14h30 – Público escolar
23 e 24 de maio | 10h15 e 14h30 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h30 e 15h00 – Público geral

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (Maiores de 5 anos ao 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.

Domus Ciborum (Áreas de Alimentação) 

Platea Apicii – Praça do Apício | Largo das Carvalheiras
Platea Gari – Praça do Garum | Largo de S. Paulo

Nas tabernae os visitantes podem deliciar-se com os mais simples petiscos ou os mais ricos e elaborados pratos de inspiração ou receita romana recriada a partir da mais nobre fonte: De Re Coquinaria, escrita por Marco Gávio Apício.

Horário:
22 e 23 de maio | 11h00 às 24h00
24 e 25 de maio | 11h00 às 01h00
26 de maio | 11h00 às 22h00 

Reviver no Tempo

NABIA, BRACARAE FORTUNA – NÁBIA, A FORTUNA DE BRACARA 

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 10h30 

Deusa suprema das águas férteis, Nábia é soberana das terras da Galécia e tutela com imponência um dos seus povos mais amados, os Brácaros. Com a incursão romana aos seus domínios, Nábia prontamente revela a sua grandiosidade, de tal forma que o rei dos Deuses do Olimpo, por ela se apaixona e a quer para si. Um espetáculo vibrante, onde a poderosa Deusa é exaltada pelo seu povo mais promissor, as crianças, que lhe lançam pétalas de flores e ervas de cheiro, perfumando as ruas e praças invocando os bons augúrios e a “fortuna” para um futuro próspero e auspicioso. 

CIRCUS MAXIMUS – CIRCO MÁXIMO 

Palco Neptuno – Largo do Pópulo
24 de maio | 22h30
25 de maio | 21h30
26 de maio | 18h30 

Um espetáculo inspirado naqueles lutadores quase mitológicos que ancoraram sua existência na glória da vitória ou da morte na arena do circo. Guerreiros do espetáculo que farão vibrar a arena demonstrando a sua habilidade a cavalo, a sua bravura na batalha e a sua habilidade na corrida de bigas romanas.

ACTIO CONDENDI BRACARAM AUGUSTAM – RITO FUNDACIONAL DE BRACARA AUGUSTA

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 21h00 

Todas as novas cidades fundadas por Roma eram precedidas por um ritual imperioso que sagrava o território e o delimitava, lançando as bases do seu ordenamento. Iniciado por altos sacerdotes, o ritual culmina com o pronunciar do nome da divina urbe de Bracara Augusta, e o protagonismo das “filhas” da deusa Vesta, que acenderão e protegerão o fogo sagrado da cidade para toda a eternidade.

ELEMENTA IGNIS – ESPETÁCULO COM FOGO

Palco Apolo – Rossio da Sé
23 de maio | 23h00
25 de maio | 24h00 

O culto do fogo é intemporal, e desde sempre se incluiu, oculto ou não, por entre os costumes, hábitos e deveres do homem. Fosse numa vela acesa com profunda devoção pelos Deuses, ou no próprio brilho do olhar de quem deseja algo. 

Com total consciência do divino elemento, persistem aqueles que o honram como ligação à fonte do feminino, coroando a mulher que desde há muito tempo guarda a chama deste fogo primordial e secreto. 

ASCENCIO NABIAE – A ASCENSÃO DE NÁBIA

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 21h30 

É sobre a influência do sol diurno, que Nábia a deusa das águas, venerada pelos Brácaros, ordena que os rios inundem o coração das suas terras e as faça florescer em exuberância. Mas é sobre o domínio da lua noturna que Nábia se revela ainda mais imponente, cobrindo as suas terras de infinitas e delicadas gotas de orvalho, que fazem a natureza exalar o mais belo e divino perfume. Num espetáculo de fábula fascinante, assista como Nábia soberana, protetora nativa dos Brácaros, revela todo o seu esplendor através da água, luz e fogo sagrado, e subjuga o poderoso império romano, que por ela cai de amores, que a consagra e a eleva com toda a magnificência, ao mais alto nível do seu panteão dos deuses.

SACRAMENTUM MILITIAE – JURAMENTO DE LEALDADE DOS LEGIONÁRIOS 

Palco Neptuno – Largo do Pópulo
23 de maio | 21h30

sacramentum militiae é o juramento de lealdade a Roma e ao imperador, que se repete anualmente, feito por todos os candidatos a legionários no final do período de “treino”, efetuado numa cerimónia solene na presença do estandarte da legião, e oficializado pelo legado ou mesmo pelo próprio imperador. Uma demonstração solene em forma de espetáculo, que enaltece a mistura de virtus e disciplina dos legionários da Legio VI Victrix, num espaço sacralizado com juras de fidelidade a Roma e ao seu divino imperador, culminando na integração dos novos legionários e a honrosa entrega do seu signaculum, em plena Bracara Augusta.

SOLSTITIUM – ESPETÁCULO DE FOGO

Palco Apolo – Rossio da Sé 
22 de maio | 23h00 

O típico ciclo das colheitas, uma noite descansada e ao cantar do galo o povo desperta para trabalhar a terra – arar, semear, regar e cuidar, a labuta do dia a dia na vida de um camponês até à tão ansiada colheita. Quando a terra dá o retorno o seu trabalho é altura de celebrar. 

Um casal de camponeses que do amanhecer ao anoitecer retratam o quotidiano da vida no campo presenteando o público com encantadores momentos de música, movimento e fogo.

AMPHITRYO – ANFITRIÃO

Ruínas do Teatro Romano – Termas do Alto da Cividade
22 a 25 de maio | 21h30

Heinrich von Kleist (1777-1811) é um dos escritores alemães mais importantes da viragem para o século XIX. Poeta, dramaturgo, romancista, contista e jornalista, Kleist é reconhecido como um dos nomes maiores da literatura universal. A sua influência estendeu-se até hoje ao campo da filosofia estética, mas também à literatura, sendo considerado um dos vultos maiores da literatura europ

eia, ANFITRIÂO uma comédia segundo Molière, é um puro exercício de inteligência e prazer, entre o requinte da linguagem, entre o plausível e a fantasia é sempre o poder da imaginação que se propõe. ANFITRIÃO é uma leitura muito pessoal do Mito e dos textos clássicos, numa comédia só aparentemente de enganos, para os tempos que vivemos.

Espetáculo com Língua Gestual Portuguesa

BRACARA AUGUSTA TRIUMPHALIS – CORTEJO TRIUNFAL

24 de maio | 21h00

Se durante a res publica romana os triunfos enobreciam os generais, com o nascer do império eram dedicados ao imperador! Mas, em Bracara Augusta, Brácaros e Bracaraugustanos unem-se, convocando os povos da Gallaecia, para juntos coroarem com láurea de ouro, aquela que triunfa sob o olhar atento do Império, a opulenta Urbe, a própria Bracara Augusta. Num majestoso cortejo triunfal, a música, a dança, o teatro, a força, as divindades e o próprio poder imperial, atravessam a Augusta cidade, onde os espectadores são convidados a participar, lançando pétalas de flores à sua passagem, num trajeto perfumado pelo incenso, onde a pompa e glória é atribuída à digna de Triunfo!

Itinerário: Avenida Central; Rua do Castelo; Rua dos Capelistas; Rua Dr. Justino Cruz; Rua Eça de Queirós e Praça Municipal.

DIES LUSTRICUS – BATIZADO ROMANO 

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
25 de maio | 16h00

Aquando do nascimento de uma criança, esta era sujeita à aprovação do Pai (Pater Familias) que ao pegar nele (Tollere filium) indicava a sua aceitação!

Após aceite, somente passados oito dias para as raparigas e nove para os rapazes, ocorria o Dies Lustricus, uma cerimónia de purificação, com a dádiva do seu nome e da respetiva família, para apresentação à sociedade.

Das ofertas feitas à criança neste dia, destaca-se a Bulla, que acompanhará a criança até imposição da toga viril, no caso dos rapazes, e ao dia do casamento, no caso das raparigas.

DIEOFFICINA ARTIS COQUINANDI MORE ROMANO OFICINA DE COZINHA ROMANA 

VICUS BRACARUS (Aldeamento Brácaro) | Largo Paulo Orósio – Capela de S. Sebastião
25 de maio | 10h30 e 17h00

A culinária é uma das melhores formas de conhecermos os hábitos e estilo de vida das populações do passado. Para ao período Romano, temos á nossa disposição um vasto conjunto de fontes (registo arqueológico e fontes escritas) que nos elucidam sobre os hábitos alimentares destas populações. Partindo destas fontes vamos tentar recriar o ambiente de uma cozinha romana. Utilizando, sempre que possível, réplicas de objetos arqueológicos, propomos aos participantes que recriem algumas das receitas que seriam confecionadas durante este período.

Inscrições: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação máxima: 10 participantes | Duração: 180’

ROMANAE NUPTIAE – CASAMENTO ROMANO 

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
26 de maio | 17h00

Um casamento romano era sinónimo de festa e alegria e, na grande maioria dos casos, de grandes alianças políticas e económicas. O ritual da cerimónia é recheado de momentos simbólicos da mitologia clássica, como também de notáveis partes lúdicas que durante o banquete deliciam os noivos e seus convidados.

FILOSOFIA E BEM-ESTAR: VIVER COMO UM ESTOICO 

Termas Romanas do Alto da Cividade
26 de maio | 11h00  

A Filosofia pode ser entendida como a reflexão, inspiração e busca das chaves para compreender e melhorar a condição humana. 

Propomos a realização de um workshop de filosofia prática para o autoconhecimento, abordando de forma prática conceitos que promovem a saúde mental e a construção de um bem-estar interior através da filosofia estoica. 

Inscrições: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Duração: 90’ | Organização: Nova Acrópole de Braga 

ROMANA FUNERA – FUNERAL ROMANO 

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
26 de maio | 21h00 

Após a morte, os romanos cumpriam o ritual de expor o corpo para velação pública. Seguia-se o cortejo fúnebre que, chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa, percorria as principais vias da cidade até ao local da cremação, onde aí cumpria a sua função de apoteose.

Programação Infantil

NABIA, BRACARAE FORTUNA – NÁBIA, A FORTUNA DE BRACARA 

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 10h30 

Deusa suprema das águas férteis, Nábia é soberana das terras da Galécia e tutela com imponência um dos seus povos mais amados, os Brácaros. Com a incursão romana aos seus domínios, Nábia prontamente revela a sua grandiosidade, de tal forma que o rei dos Deuses do Olimpo, por ela se apaixona e a quer para si. Um espetáculo vibrante, onde a poderosa Deusa é exaltada pelo seu povo mais promissor, as crianças, que lhe lançam pétalas de flores e ervas de cheiro, perfumando as ruas e praças invocando os bons augúrios e a “fortuna” para um futuro próspero e auspicioso. 

LUPUS AUGUSTUS – TEATRO DE MARIONETAS

Palco Vesta – Largo Santiago 
22 de maio | 15h00
23 e 24 de maio | 11h00 e 15h00
25 e 26 de maio | 11h00 e 16h00

Cansados dos maus-tratos dos Romanos, os animais capturados para o entretenimento e demonstrações de poder do Imperador, fogem do cativeiro para se instalarem no bosque, onde proclamam o seu próprio Império. Os animais foragidos, bem como os nativos conquistados passam a viver sob o domínio do Lobo, agora Imperador Lupus Augustus, que decreta as leis necessárias para que se mantenha a Pax Animalia.
Duração: 30’ | Público-alvo: M/3
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. | Nota: Os espetáculos durante a semana estão reservados, prioritariamente, para o público escolar. 

FABULA DE ROMULO ET REMO – TEATRO: A LENDA DE RÓMULO E REMO

Palco Vesta – Largo Santiago 
22 a 24 de maio | 17h30
25 e 26 de maio | 15h30

Os dois irmãos gémeos chegam à cidade de Bracara Augusta! Maravilhados com tudo o que veem ao seu redor, conversam e alegram as pessoas. Em cada canto que passam, costumam contar a sua história de vida, sobre a Loba, sobre o Pastor e ainda sobre a fundação de Roma. A história de uma lenda que ainda hoje se fala, onde existem reviravoltas e traições. O espaço vazio ganha vida quando Rómulo e Remo começam a contar a sua história.
Duração: 20’ | Público-alvo: M/3
Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

SONI ANTIQVI – WORKSHOP DE INSTRUMENTOS

Museu Pio XII
22, 23 e 24 de maio | 11h00 e 15h30 – Público escolar
25 de maio | 10h30 e 15h00
26 de maio | 11h30 e 16h00

SONI ANTIQVI é uma iniciativa centrada no propósito e contributo da arqueologia musical. Percorrendo os ecos do “panteão artístico” e do imaginário sonoro e instrumental do período clássico greco-romano. É um projeto didático, lúdico e sensorial com o principal objetivo de levar aos mais novos a realidade dos instrumentos musicais da Antiguidade, como a lira, a trompa, o bendir ou o monocórdio. Um dos fundamentos deste workshop é demonstrar como seriam construídos, com que materiais, como se tocavam e em que contextos surgiram. Transportando, os participantes para o passado, através dos sons e da experimentação de instrumentos construídos, esta atividade visa o enriquecimento histórico-cultural e a exploração de paisagens sonoras e das sensações invocadas pela música da Antiguidade Clássica.
Duração: 60’ | Público-alvo: infantojuvenil
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

FABULAE BESTIARUM – FÁBULAS DA ANTIGUIDADE

Museu Pio XII
22 de maio | 14h30 – Público escolar
23 e 24 de maio | 10h15 e 14h30 – Público escolar
25 de maio | 11h30 e 16h00
26 de maio | 10h30 e 15h00

No Mundo Antigo, pelas fábulas os bichos são escola. Escola de se ser gente, no bom e – sobretudo – no mau. Seguindo a voz dos antigos vamos parar pela escuta como que em frente ao espelho no rosto dos animais que nos contam a todos muito parecidos. Desde o tempo de Fedro e Aviano até aos dias que são os nossos.
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (Maiores de 5 anos ao 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS | OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS GRECO-ROMANAS

Largo de Santiago
22 de maio | 15h00 – Público escolar
23 e 24 de maio | 10h30 e 15h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h30 e 15h30 – Público geral

Nesta oficina os participantes são convidados a conhecer e experimentar o universo das tradicionais máscaras greco-romanas.
Explorando as potencialidades expressivas de diferentes materiais de fácil manuseamento, cada participante poderá criar a sua própria personagem humana, mitológica ou animal, estimulando a criatividade e proporcionando uma aprendizagem lúdica e colaborativa, com inspiração nas manifestações culturais da antiguidade.
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – VIDA E SOCIEDADE BRACARAUGUSTANA

Largo de Santiago
22, 23 e 24 de maio | 10h00 e 14h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 10h00 e 14h00 – Público geral

Abraçando o seu novo papel de guia do passado, Decimus Lucius Marcellus embarca numa missão para perpetuar as vidas, os costumes e as maravilhas da antiga Bracara Augusta e do seu povo. Rodeando dos cidadãos da nova Civitas, Decimus cativa esta audiência com o seu entusiasmo pela desaparecida Bracara e através de histórias e demonstrações, transporta-os no tempo para as ruas movimentadas, mercados vibrantes e monumentos da cidade de outrora.
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (Pré-escolar, 1º e 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

BRACARA AUGUSTA FICTILIS – OFICINA DE CERÂMICA 

Largo de Santiago
22 a 26 de maio | 16h30 às 20h30 – Público geral

Os usos e costumes do dia-a-dia em Bracara Augusta eram fortemente marcados pelas diversas utilidades das peças de cerâmica e olaria largamente usadas naquela época para os mais diversos fins. 
Os cidadãos de Bracara Augusta encontravam utilidade para objetos desta manufatura na alimentação, saúde, armazenamento e transporte de bens, lazer e arte. A cerâmica estava patente na vida de todos os cidadãos e vestígios comprovam a relevância social e económica que esta atividade representava. Nesta oficina será possível experienciar o trabalho em barro numa roda de Oleiro e pintar peças de uso doméstico feitas em cerâmica.  
Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

CENTURIUM® MMXXIV – JOGOS DE TABULEIRO

Largo de Santiago
25 e 26 de maio | 10h30 e 17h00 – Público geral

As famílias são convidadas a trabalhar a ludificação através dos jogos de tabuleiro romanos. Serão dinamizadas sessões abrangentes que incluirão desde o esclarecimento de regras e curiosidades, culminando num torneio competitivo que envolverá equipas compostas por membros da mesma família participante.
No final de cada sessão serão entregues certificados de participação, bem como alguns prémios aos vencedores dos torneios!
Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Público-alvo: maiores de 6 anos. 

LINGUAE LATINAE SCHOLA – OFICINA DE LÍNGUA LATINA
LYCEUM ROMANUM

Seminário de Santiago
23 e 24 de maio | 10h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h00 – Público geral

Com a oficina de Língua Latina contam-se estórias em Latim simples. Através da mímica, de imagens e da encenação, os participantes, mesmo sem nunca terem aprendido esta língua, poderão acompanhar a narração, aprendendo vocabulário e algumas construções gramaticais. As pessoas vão compreender muitas relações entre a língua portuguesa e a língua Latina, ao mesmo tempo que acompanham a estórias de Bracara Augusta.
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo) | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

ARS SCRIBENDI – OFICINA DE ESCRITA CURSIVA
LYCEUM ROMANUM

Seminário de Santiago
22, 23 e 24 de maio | 14h30 – Público escolar
25 e 26 de maio | 16h00 – Público geral

Vamos conhecer como a grafia se desenvolveu e era praticada durante o Império Romano, as duas principais formas de se escrever da época: a maiúscula capitular e a cursiva. Com isto, explicar-se-á a relação que os Romanos tinham com o seu alfabeto e como ela era bem distinta da forma como atualmente encaramos os textos. Serão vistos também alguns exemplos de escrita cursiva Romana, decifrando o seu conteúdo e significação.    
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo) | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. 

SILENTIUM LAURAE – TEATRO: OS SILÊNCIOS DE LARA

Auditório de S. Frutuoso
22, 23 e 24 de maio | 14h00 – Público escolar
25 de maio | 15h00 – Público geral
26 de maio | 11h00 – Público geral

Numa terra onde os rios cantam e as ninfas dançam, habitava Lara, a ninfa das águas. Lara, uma jovem bela e corajosa, tinha o dom da palavra. Júpiter, o rei dos céus, beliscado pela ousadia da deusa, certo dia decidiu arruinar o dom da bela ninfa. A partir desse dia, Lara descobriu o poder do silêncio, aprendendo que às vezes é mais importante ouvir do que falar. Uma lenda de transformação e sabedoria nas águas mágicas do mundo das ninfas.
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Nota: Os espetáculos durante a semana estão reservados, prioritariamente, para o público escolar | Duração: 40’ | Público-alvo: m/6 

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

Biblioteca Lúcia Craveiro da Silva 
22, 23 e 24 de maio | 10h00; 11h00; 14h30; 16h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 10h00; 11h00; 14h30; 16h00 – Público geral

Carreta das Lendas carrega a tradição da transmissão oral de histórias e lendas ao longo dos tempos e por todo o Império. Empurrada por uma viajante que mercadeja sonhos, esta abre-se para contar pequenas histórias e convida as gentes a escutar e participar nelas.
Duração: 25’ | Público-alvo: M/3
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas. | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. | Nota: Os espetáculos durante a semana estão reservados, prioritariamente, para o público escolar. 

LOCUS LUDORUM – JOGOS ROMANOS

Termas Romanas do Alto da Cividade
22 a 26 de maio | 10h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00

Viva a experiência de ser um verdadeiro romano! Embarque numa aventura de jogos históricos que irão transportá-lo para o mundo antigo de Bracara Augusta. Aprimore a sua estratégia, teste a sua agilidade e desafie os seus amigos para uma competição. Com jogos adequados a todas as idades, a diversão está garantida enquanto aprendem sobre a cultura e os costumes da Roma Antiga. Não perca esta oportunidade de se divertir na Braga Romana! 

OFFICINA TESSELARUM – OFICINA DE TESSELAS

Termas Romanas do Alto da Cividade
22, 23 e 24 de maio | 10h00, 11h00, 14h00, 15h00 e 16h00 – Público escolar
22, 23 e 24 de maio | 17h00 – Público geral
25 e 26 de maio | 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00 – Público geral

Descubra o incrível mundo das tesselas romanas nesta oficina para toda a família! As tesselas eram pequenos pedaços de mármore ou cerâmica usados para criar mosaicos espetaculares na Roma Antiga. Nesta oficina, aprenderá sobre a história e a técnica dessas maravilhas artísticas e, em seguida, terá a oportunidade de criar a sua própria obra-prima de mosaico. Com orientação especializada e todos os materiais necessários, a diversão está garantida enquanto cria uma lembrança da Braga Romana. Não perca esta oportunidade de se envolver com a história da cidade numa atividade criativa e divertida para toda a família!
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo). | Público Geral: acesso por ordem de chegada e limitado ao espaço da oficina. 

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – PERCURSO COM VISITA ENCENADA

Termas Romanas do Alto da Cividade
22 a 26 de maio | 11h00 e 15h00

Hilarius, mercador de profissão, tem dois filhos Gémeos cuja reputação só é precedida pelas peripécias que protagonizam. Mais gémeos nuns aspectos que noutros, são curiosos, aventureiros e estão sempre prontos a liderar as histórias que ecoam nas ruas. Na tentativa de dar propósito ao espírito indomável dos filhos e incutir-lhes alguma responsabilidade, sabendo-os de boa índole, Hilarius sugere ao Praetor de Bracara Augusta que os Gémeos sejam nomeados Patronus de todos os recém-chegados, libertos e novos cidadãos Bracara Augustanos. Cabe-lhes assim a tarefa de dar a conhecer aos apadrinhados os recantos da capital da Galécia, num percurso animado e imprevisível.
Percurso: Termas Romanas do Alto da Cividade > Cloaca da BLCS > Domus da Escola Velha da Sé > Fonte do Ídolo 
Entrada livre: mediante inscrição prévia | Inscrições: https://patrimonioarqueologico.cm-braga.pt/atividades-educativas/ | Apoio à organização: Alunos de Arqueologia, História e Património da Universidade do Minho 

OFFICINA SALTATIONUM – OFICINA DE DANÇAS 

Museu D. Diogo de Sousa 
25 e 26 de maio | 11h00 e 15h30   

Aprender sobre a história Romana de Braga, não apenas de livros ou de museus, mas senti-la no corpo através do movimento e da dança, será certamente uma experiência diferente. 
Na oficina, que é dirigida para toda a família, vamos tentar aproximar-nos tanto quanto possível à época, com danças tradicionais e antigas iTHALIAnas, gregas e arménias…e outras, inspiradas na dança “Romana”, interpretadas e coreografadas pela monitora. 
Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Público-alvo: maiores de 6 anos 

Quarta-Feira, 22 de maio

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

10h00 | Largo de Santiago

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

10h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

10h00 | Termas Romanas

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

10h00 | Termas Romanas

NABIA, BRACARAE FORTUNA – Nábia, A Fortuna de Bracara: Cerimónia de Abertura

10h30 | Palco Bracara Augusta – Praça Municipal

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

10h30 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

11h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

11h00 | Termas Romanas

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

11h00 | Museu Pio XII

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

11h00 | Termas Romanas

ROMANI ILLIUS NOVAIS– Percussão

11h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ARTIS COQUENDI DEMONSTRATIO – Mostra de Cozinha Romana

11h30 | Mercado Municipal

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

12h00 | Fonte do Ídolo

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

14h00 | Largo de Santiago

SILENTIUM LAURAE – Teatro

14h00 | Auditório de S. Frutuoso

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de tesselas

14h00 | Termas Romanas

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA 

14h00 | Posto de Turismo

THALIA – Música e Dança

14h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

14h00 | Termas Romanas

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

14h30 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

14h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

14h30 | Museu Pio XII

ARS SCRIBENDI – Escrita Cursiva

14h30 | Seminário Santiago

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

15h00 | Termas Romanas

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

15h00 | Termas Romanas

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

15h00 | Largo de Santiago

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

15h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

15h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR

15h30 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

ROMANI ILLIUS NOVAIS – Percussão

15h30 | Palco Apolo- Rossio da Sé

FABULA TEMPORE ROMANORUM – Teatro Marionetas | AE Sá de Miranda

15h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

15h30 | Museu Pio XII

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e canto

16h00 | Fonte do Ídolo

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

16h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

16h00 | Termas Romanas

BRACARA AUGUSTA FICTILIS – Oficina de Cerâmica

16h30 | Largo Santiago

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

16h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

17h00 | Termas Romanas

THALIA – Música e Dança

17h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

FABULA DE ROMULO ET REMO – Teatro

17h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

18h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

18h00 | Fonte do Ídolo

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA

18h00 | Posto de Turismo

THALIA – Música e Dança

18h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

CONFERÊNCIA “DEMOCRACIA: HISTÓRIA E INFLUÊNCIAS” 

19h00 | Museu D. Diogo de Sousa

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

9h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

RITUS CAESAREUS – Teatro

19h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

RITUS CAESAREUS – Teatro

21h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ACTIO CONDENDI BRACARAM AUGUSTAM – Rito Fundacional de Bracara Augusta

21h00 | Palco Bracara Augusta – Praça Municipal

ASCENCIO NABIAE – A Ascensão de Nábia

21h30 | Palco Bracara Augusta – Praça Municipal

AMPHITRYO – Teatro Clássico | Companhia de Teatro de Braga

21h30 | Ruínas do Teatro Romano – Termas do Alto da Cividade

THALIA – Música e Dança

21h30 | Palco Apolo– Rossio da Sé

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

22h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

SOLSTITIUM Espetáculo de fogo

23h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

Quinta-Feira, 23 de maio

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

10h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

10h00 | Termas Romanas

LINGUAE LATINAE SCHOLA – Oficina de Língua Latina

10h00 | Seminário de Santiago

FRUI VITA – Dança – AE Maximinos/Ginasiano

10h00 | Largo de Santiago

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

10h00 | Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

10h00 | Termas Romanas

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

10h15 | Museu Pio XII

FLÁVIA… OU FLÁVIO? – Espetáculo de Teatro

10h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

ROMANI ILLIUS NOVAIS – Percussão

10h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas 

10h30 | Largo de Santiago

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

10h30 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

11h00 | Termas Romanas

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

11h00 | Termas Romanas

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

11h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

11h00 | Museu Pio XII

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR 

11h00 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

11h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

12h00 | Fonte do Ídolo

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

14h00 | Termas Romanas

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

14h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

14h00 | Largo de Santiago

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA 

14h00 | Posto de Turismo

SILENTIUM LAURAE – Teatro

14h00 | Auditório de S. Frutuoso

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

14h00 | Termas Romanas

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

14h30 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

FRUI VITA – Dança – AE Maximinos/Ginasiano

14h30 | Largo Santiago

ARS SCRIBENDI – Escrita Cursiva

14h30 | Seminário Santiago

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

14h30 | Museu Pio XII

THALIA – Música e Dança

14h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

15h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

LUSTRATIO LUDICA  “Ludus Per Urbem” 

15h00 | Largo de Santiago

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

15h00 | Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

15h00 | Termas Romanas

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

15h00 | Termas Romanas

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

15h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO 

15h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

ROMANI ILLIUS NOVAIS – Percussão

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR

15h30 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

FABULA TEMPORE ROMANORUM – Teatro de Marionetas | AE Sá de Miranda

 15h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

15h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

15h30 | Museu Pio XII

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

16h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

16h00 | Palco Minerva– Largo S. João do Souto

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

16h00 | Termas Romanas

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

16h00 | Fonte do Ídolo

THALIA – Música e Dança

16h30 | Palco Vesta – Largo S. João do Souto

BRACARA AUGUSTA FICTILIS – Oficina de Cerâmica

16h30 | Largo de Santiago

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

6h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

17h00 | Termas Romanas

FABULA DE ROMULO ET REMO – Teatro

17h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

PEDIDO DE CASAMENTO – Teatro

17h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

18h00 | Fonte do Ídolo

THALIA – Música e Dança

18h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA 

18h00 | Posto de Turismo

RITUS CAESAREUS – Teatro

18h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

18h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

CONFERÊNCIA “NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO ROMANO NA ROTA DO EIXO ATLÂNTICO”   

19h00 | Museu D. Diogo de Sousa

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

19h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ARS GYMNICA – Grupo de Ginástica AESAS

20h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

RITUS CAESAREUS – Teatro

21h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

21h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

SACRAMENTUM MILITIAE – Juramento de Lealdade dos Legionários

21h30 | Palco Neptuno – Largo do Pópulo

AMPHITRYO – Teatro Clássico | Companhia de Teatro de Braga

21h30 | Ruínas do Teatro Romano – Termas do Alto da Cividade

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

22h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

22h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

THALIA – Música e Dança

23h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ELEMENTA IGNIS – Espetáculo com Fogo

23h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

Sexta-Feira, 24 de maio

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas 

10h00 | Termas Romanas

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas 

10h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

LINGUAE LATINAE SCHOLA – Oficina de Língua Latina

10h00 | Seminário de Santiago

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

10h00 | Termas Romanas

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

10h00 | Largo de Santiago

VICTORIAE SALTATIO – Dança

10h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

10h15 | Museu Pio XII

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO  

10h30 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

10h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

BELLATORUM REGRESSUS – Dança

10h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

10h30 | Largo de Santiago

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR

11h00 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

11h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

PEDIDO DE CASAMENTO – Teatro

11h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

11h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

11h00 | Termas Romanas

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas 

11h00 | Termas Romanas

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

11h00 | Museu Pio XII

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

11h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

12h00 | Fonte do Ídolo

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

12h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

ROMANI ILLIUS NOVAIS – Percussão

12h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

THALIA – Música e Dança

14h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

SILENTIUM LAURAE – Teatro

14h00 | Auditório de S. Frutuoso

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA

14h00 | Posto de Turismo

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

14h00 | Termas Romanas

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

14h00 | Termas Romanas

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

14h00 | Largo de Santiago

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

14h30 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

14h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

14h30 | Museu Pio XII

ROMANI ILLIUS NOVAIS – Percussão

14h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ARS SCRIBENDI – Escrita Cursiva

14h30 | Seminário de Santiago

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

15h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

LUSTRATIO LUDICA  “Ludus Per Urbem” 

15h00 | Largo de Santiago

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

15h00 | Termas Romanas

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO 

15h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

15h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

15h00 | Termas Romanas

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

15h00 | Largo de Santiago

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR

15h30 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

FABULA TEMPORE ROMANORUM – Teatro | AE Sá de Miranda

15h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

THALIA – Música e Dança

15h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos 

15h30 | Museu Pio XII

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

16h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

16h00 | Fonte do Ídolo

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

16h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

16h00 | Termas Romanas

BRACARA AUGUSTA FICTILIS – Oficina de Cerâmica

16h30 | Largo de Santiago

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

16h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

17h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

FLÁVIA…OU FLÁVIO?– Teatro

17h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

17h00 | Termas Romanas

FABULA DE ROMULO ET REMO – Teatro

17h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

18h00 | Fonte do Ídolo

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

18h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA

18h00 | Posto de Turismo

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

8h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

RITUS CAESAREUS – Teatro

19h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

19h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

19h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

BRACARA AUGUSTA TRIUMPHALIS – Cortejo Triunfal

21h00 | Ruas do Centro Histórico

Itinerário – Avenida Central > Rua do Castelo > Rua dos Capelistas > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

21h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

AMPHITRYO – Teatro Clássico | Companhia de Teatro de Braga

21h30 | Ruínas do Teatro Romano – Termas do Alto da Cividade

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

22h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

CIRCUS MAXIMUS – Circo Máximo

22h30 | Palco Neptuno – Largo do Pópulo

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

23h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

THALIA – Música e Dança

23h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

Sábado, 25 de maio

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

10h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

10h00 | Termas Romanas

CONFERÊNCIAS “BRACARA AUGUSTA: UMA CIDADE DE IMAGENS” 

10h00 | Museu D. Diogo de Sousa

SALTATIO ORIENTALIS – Dança Oriental

10h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

10h00 | Largo de Santiago

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

10h00 | Termas Romanas

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA

10h30 | Posto de Turismo

CENTURIUM® MMXXIV – Jogos de Tabuleiro 

10h30 | Largo de Santiago

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

10h30 | Museu Pio XII

OFFICINA ARTIS COQUINANDI MORE ROMANO – Oficina de Cozinha Romana

10h30 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação máxima: 10 participantes | Duração: 180’

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

11h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

11h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

11h00 | Termas Romanas

OFFICINA SALTATIONUM – Oficina de Danças

11h00 | Museu D. Diogo de Sousa

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

11h00 | Termas Romanas

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR (visita adaptada)

11h00 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

LINGUAE LATINAE SCHOLA – Oficina de Língua Latina

11h00 | Seminário de Santiago

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

11h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

FLÁVIA…OU FLÁVIO? – Teatro

11h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

11h30 | Museu Pio XII

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

11h30 | Largo de Santiago

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

11h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

12h00 | Fonte do Ídolo

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

12h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

SALTATIO ORIENTALIS – Dança Oriental

12h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

PRANDIUM LEGIONIS VI VITRICIX – Almoço da Legião VI Victrix

12h30 | Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

14h00 | Termas Romanas

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

14h00 | Largo de Santiago

PEDIDO DE CASAMENTO – Espetáculo de Teatro

14h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

14h00 | Termas Romanas

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

14h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

14h30 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

14h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

LUSTRATIO LUDICA – “Ludus Per Urbem” 

15h00 | Largo de Santiago

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

15h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

15h00 | Termas Romanas

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

15h00 | Museu Pio XII

SILENTIUM LAURAE – Teatro

15h00 | Auditório de S. Frutuoso

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

15h00 | Termas Romanas

BOMBAR’T – Percussão

15h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

FABULA DE ROMULO ET REMO – Teatro

15h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

VISITA GUIADA AO ACAMPAMENTO MILITAR 

15h30 | Castra Leg. VI Victrix: Acampamento Militar – Largo Paulo Orósio

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

 15h30 | Largo de Santiago

OFFICINA SALTATIONUM – Oficina de Danças

15h30 | Museu D. Diogo de Sousa

SALTATIO ORIENTALIS – Dança Oriental

15h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

DIES LUSTRICUS – Batizado Romano

16h00 | Palco Bracara Augusta – Praça Municipal

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

16h00 | Museu Pio XII

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

16h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

Harpa e Canto

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

16h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

16h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

16h00 | Termas Romanas

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

16h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

ARS SCRIBENDI – Escrita Cursiva

16h00 | Seminário de Santiago

BRACARA AUGUSTA FICTILIS – Oficina de Cerâmica

16h30 | Largo de Santiago

SALTATORES ET SALTATRICES – Dança | Grupo Josephine

16h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

17h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

17h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

CENTURIUM® MMXXIV – Jogos de Tabuleiro

17h00 | Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

17h00 | Termas Romanas

OFFICINA ARTIS COQUINANDI MORE ROMANO – Oficina de Cozinha Romana

17h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação máxima: 10 participantes | Duração: 180’

ESPIRÁLIA – Dança

17h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

18h00 | Fonte do Ídolo

RITUS CAESAREUS – Teatro

18h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

18h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA 

18h00 | Posto de Turismo

FONS ROMANUS – Dança | Need Cooperativa

18h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

19h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ARS GYMNICA – Grupo de Ginástica AESAS

19h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

SALTATIO ORIENTALIS – Dança Oriental

19h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

19h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

TERPSICHORE– Danças Greco-Romanas

20h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

RITUS CAESAREUS – Teatro

20h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

21h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

DEUSES E DIVINDADES ROMANAS – Bailado | EFPDanza

21h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

CIRCUS MAXIMUS – Circo Máximo

21h30 | Palco Neptuno – Largo do Pópulo

AMPHITRYO – Teatro Clássico | Companhia de Teatro de Braga

21h30 | Ruínas do Teatro Romano – Termas do Alto da Cividade

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

21h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

22h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

THALIA – Música e Dança

22h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

SALTATIO ORIENTALIS – Dança Oriental

22h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

MEMORIA ORIENTALIS – Música e Dança

23h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

23h15 | Palco Apolo – Rossio da Sé

THALIA – Música e Dança

23h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ELEMENTA IGNIS – Espetáculo com Fogo

24h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

Domingo, 26 de maio

CONFERÊNCIA “BRACARA AUGUSTA: CIDADE E TERRITÓRIO” 

10h00 | Museu D. Diogo de Sousa

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

10h00 | Termas Romanas

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

10h00 | Largo de Santiago

PEDIDO DE CASAMENTO – Teatro

10h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

10h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

10h00 | Termas Romanas

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA

10h30 | Posto de Turismo

TERPSICHORE – Música da Grécia Antiga

10h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

CENTURIUM® MMXXIV – Jogos de Tabuleiro

10h30 | Largo de Santiago

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

10h30 | Museu Pio XII

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

11h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

11h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

11h00 | Termas Romanas

FILOSOFIA E BEM-ESTAR: VIVER COMO UM ESTOICO 

11h00 | Termas Romanas

SILENTIUM LAURAE – Teatro

11h00 | Auditório de S. Frutuoso

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

11h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

11h00 | Termas Romanas

LINGUAE LATINAE SCHOLA – Oficina de Língua Latina

11h00 | Seminário de Santiago

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

11h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

OFFICINA SALTATIONUM – Oficina de Danças

11h00 | Museu D. Diogo de Sousa

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

11h30 | Museu Pio XII

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

11h30 | Largo de Santiago

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

12h00 | Fonte do Ídolo

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

12h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

THALIA – Música e Dança

12h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

14h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

14h00 | Termas Romanas

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – Vida e Sociedade Bracaraugustana

14h00 | Largo de Santiago

LOCUS LUDORUM – Jogos Romanos

14h00 | Termas Romanas

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

14h30 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

14h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

LUSTRATIO LUDICA “LUDUS PER URBEM”

15h00 | Largo de Santiago

FLÁVIA…OU FLÁVIO? – Teatro

15h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

THALIA – Música e Dança

15h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

ITINERA CUM LUSTRATORIBUS – Percurso com Visita Encenada

15h00 | Termas Romanas

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

15h00 | Termas Romanas

FABULAE BESTIARUM – Fábulas da Antiguidade

15h00 | Museu Pio XII

MODI MUSICI GRAECIAE ANTIQUAE – Música da Grécia Antiga

15h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

FABULA DE ROMULO ET REMO – Teatro

15h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – Oficina de Máscaras Greco-Romanas

15h30 | Largo de Santiago

OFFICINA SALTATIONUM – Oficina de Danças

15h30 | Museu D. Diogo de Sousa

SONI ANTIQVI – Workshop de Instrumentos

16h00 | Museu Pio XII

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

16h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

VISITA GUIADA AO ALDEAMENTO BRÁCARO

16h00 | Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) – Capela de S. Sebastião

PRAESTIGIATORES – Espetáculo de Acrobacias

16h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

16h00 | Termas Romanas

CARRETA DAS LENDAS – Fábulas

16h00 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e Canto

16h00 | Fonte do Ídolo

ARS SCRIBENDI – Escrita Cursiva

16h00 | Seminário de Santiago

LUPUS AUGUSTUS – Teatro de Marionetas

16h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

TERPSICHORE – Danças Greco-Romanas

16h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

16h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

ROMANAE NUPTIAE – Casamento Romano

17h00 | Palco Bracara Augusta – Praça Municipal

RITUS CAESAREUS – Teatro

17h00 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

CENTURIUM® MMXXIV – Jogos de Tabuleiro

17h00 | Largo de Santiago

OFFICINA TESSELARUM – Oficina de Tesselas

17h00 | Termas Romanas

TEMPUS BRACARAUGUSTANUM – Teatro

17h00 | Palco Vesta – Largo de Santiago

DIVITIAE – Teatro

17h15 | Palco Vesta – Largo de Santiago

TITUS – Teatro

17h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

VISITA GUIADA À BRAGA ROMANA

18h00 | Posto de Turismo

LAMENTOS DE BRACARA – Harpa e canto

18h00 | Fonte do Ídolo

CIRCUS MAXIMUS – Circo Máximo

18h30 | Palco Neptuno – Largo do Pópulo

MODI MUSICI ET SALTATIO ORIENTALIS – Música e Dança

18h30 | Palco Vesta – Largo de Santiago

MODI MUSICI ANTIQUI – Música Ancestral

18h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

ARS GYMNICA – Grupo de Ginástica AESAS

19h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

RITUS CAESAREUS – Teatro

19h30 | Palco Minerva – Largo S. João do Souto

DEUSES E DIVINDADES ROMANAS – Bailado | EFPDanza

19h30 | Palco Apolo – Rossio da Sé

BOMBAR’T – Percussão

20h00 | Palco Apolo – Rossio da Sé

ROMANA FUNERA – Funeral Romano

21h00 | Palco Bracara Augusta – Praça Municipal

 

 

Comentários

More from Pedro Bernardino
Semana Santa de Braga 2024
A Semana Santa é a celebração mais icónica de Braga. Repleta de...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.