O desafio que vivemos devido à pandemia Covid-19 remeteu-nos ao cárcere doméstico, primeiro auto imposto e, por último, imposto pela autoridade do estado.
Esta inédita vivência oferece limitações nos domínios da liberdade individual e dificuldades no que até há bem recentemente considerávamos ser a imutável paisagem do passar dos dias, marcada pelas compras, afazeres domésticos e breves espaços de lazer e convivência com os que nos são mais queridos. A integridade biológica e mental é-nos assegurada pelo invisível exército de trabalhadores que continuam a laborar, expondo-se ao perigo, garantindo-nos a inverosímil aparência de normalidade que apazigua a psique colectiva. Vivemos portanto uma distopia que até ao término do ano que passou nos parecia ser algo apenas passível de acontecer nos continentes mais depauperados ou no distante leste onde principiou este surto. Será caso para dizer que a ficção tomou conta da realidade e é dela que procuramos fugir por um átimo na demanda do sonho, da alterização ou da simples distracção.
O cinema que nos chega pelos diversos aparatos tecnológicos ajudar-nos-á a ultrapassar esta provação. Proponho o visionamento dos filmes que elenco abaixo, sublinhando que procurei incluir obras de tipologias várias, disponibilizadas por diversas plataformas e canais.
21 de abril, terça-feira
Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon – 1975)
Um Dia de Cão é um drama inspirado em acontecimentos reais. O que deveria ser um assalto simples assume proporções que os intervenientes não conseguiriam imaginar.
Realização: Sidney Lumet
Elenco: Al Pacino, John Cazale e Penelope Allen
Duração: 2h 05m
Onde ver: Fox Movies às 23h57
Ala Arriba (1942)
Ala-Arriba! é uma expressão poveira que significa “força para cima”, usada quando a comunidade, à força de braços, encalhava os barcos na praia.
Ala-Arriba! (1942) é um filme português de longa-metragem de José Leitão de Barros que deu a conhecer ao país na década de 1940 a comunidade piscatória da Póvoa de Varzim, com seus hábitos culturais muito próprios e antigos.
Realização: José Leitão de Barros
Elenco: Ilídio Rocha Silvestre, Elsa Bea-Flor e João Moço
Duração: 1h 34m
Onde ver: https://www.youtube.com/watch?v=hZjWcilM7PY
22 abril, quarta-feira
Busanhaeng (Train to Busan – 2016)
A uma fórmula simples e magistralmente executada, soma-se a ameaça zombie a uma viagem de combóio que será tudo menos pacífica.
Realização: Sang-ho Yeon
Elenco: Yoo Gong, Yu-mi Jung e Dong-seok Ma
Duração: 1h58m
Onde ver: Netflix
Brat (Brother – 1997)
Um jovem russo, acabado de sair do exército, mergulha na vida da criminalidade de São Petersburgo influenciado pelo seu irmão. A sua ética própria e algo bizarra irá colocá-lo à prova.
Realização: Aleksey Balabanov
Elenco: Sergey Bodorov, Viktor Sukhorukov e Svetlana Pismichenko
Duração: 1h36m
Onde ver: https://sovietmoviesonline.com/melodrama/68-brat.html
23 abril, quinta-feira
Evereste (Everest – 2015)
No mundo do consumo massificado, os mais afortunados podem alcançar os seus desejos mais inatingíveis e insólitos como são as perigosas escaladas aos picos mais altos do planeta. Este filme que retrata o início da massificação do turismo radical nos Himalais remete-nos para o míto de Ícaro.
Realização: Baltasar Kormákur
Elenco: Jason Clarke, Jake Gyllenhaal e Josh Brolin
Duração: 2h01m
Onde ver: Hollywood às 19h30
Sete Piscopatas (Seven Psychopaths – 2012)
Marty Faranan (Colin Farrell) é um escritor que tem o sonho de terminar o seu livro chamado Sete Psicopatas. O seu melhor amigo é Billy Bickle (Sam Rockwell), um ator desempregado que ganha a vida raptando cães e recolhendo a recompensa dos seus donos ao entregar os cães a salvo. Billy tem um parceiro de crime chamado Hans (Christopher Walken), um homem religioso que possui uma esposa com cancro terminal, Myra. Marty entra no enredo quando Billy sequestra um Shih Tzu de um mafioso chamado Charlie Costello (Woody Harrelson).
Realização: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Woody Harrelson, Sam Rockwell e Christopher Walken
Duraçao: 1h50m
Onde ver: Fox Movies às 00h27
24 abril, sexta-feira
Cisne Negro (Black Swan – 2010)
Uma bailarina determinada luta para manter a sanidade, após ser-lhe atribuído o papel de protagonista no “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky.
Realização: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis e Vincent Cassel
Duração: 1h48m
Onde ver: AXN Movies às 19h27
Mimino (1977)
O piloto georgiano Mimino sonha em pilotar aviões para as principais companhias aéreas internacionais. Para realizar suas aspirações, vai a Moscovo, onde encontra um camarada do Cáucaso, o rubik arménio. Muitas desventuras acontecem.
Realização: Georgy Daneiya
Elenco: Kikabidze Vakhtang, Mher Mkrtchyan e Elena Proklova
Duração: 1h35m
Onde ver: https://www.youtube.com/watch?v=P4k2LNPRV-0
25 abril, sábado
Capitães de Abril (2000)
História do levantamento militar de 1974 que derrubou a ditadura salazarista/marcelista, de natureza filo-fascista e do papel desempenhado por dois jovens capitães do exército nele participantes.
Realização: Maria de Medeiros
Elenco: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida
Duração: 2h03m
Onde ver: RTP às 16h30
Ivan Vasilievich: De Volta ao Futuro (Ivan Vasilevich menyaet professiyu – 1973)
Um encarregado de prédio comum soviético , vive no século XX mas é extremamente semelhante ao czar Ivan IV, o Terrível (1530-1584). Ele nunca saberia disso, mas um dia um seu vizinho criou uma máquina do tempo.
Realização: Leonid Gaidai
Elenco: Yuri Yakovlev, Leonid Kuravlyov e Aleksandr Demyanenko
Duração: 1h33m
Onde ver: https://youtu.be/m3xVdxDWFWU
26 abril, domingo
Crime Organizado (Layer Cake – 2004)
Um traficante de cocaína bem-sucedido recebe duas tarefas difíceis do seu chefe na véspera da sua reforma.
Realização: Matthew Vaughn
Elenco: Daniel Craig, Sienna Miller e Michael Gambon
Duração: 1h45m
Onde ver: AXN Movies às 19h00
Entre Realidades (Horse Girl – 2020)
Sarah, uma mulher socialmente isolada, apaixonada por artes e artesanato, cavalos e crimes sobrenaturais, tem sonhos cada vez mais lúcidos começando a penetrar neles em estado lúcido.
Realização: Jeff Baena
Elenco: Alison Brie, Molly Shannon e Goldenite
Duração: 1h43m
Onde ver: Netflix
Gosta de cinema e está sempre à procura de novos filmes, séries e documentários? Criei um grupo de discussão no Facebook para aficionados como eu, o Cinema Sapatilha. Clique aqui para seguir