O Cobalto, ateliê dedicado à criação e venda de peças de cerâmica, é um espaço concebido pelo Coletivo Cobalto. O nome surge de uma tinta comum na cerâmica, o óxido de cobalto.
Do Coletivo fazem parte a bracarense Mariana Jerónimo e o albicastrense Miguel Fernandes, licenciados em Artes Plásticas e mestres em Ilustração e Animação. Com projetos pessoais também na ilustração e na música, a Mariana e o Miguel são presença assídua em vários espaços e iniciativas da cidade, como a Zet Gallery e o Braga em Risco.
Com estilos diferentes, os membros do coletivo criam peças únicas, sem moldes. Podes comprá-las na plataforma Etsy ou diretamente no Ateliê. Em breve, as peças também vão estar disponíveis numa loja online própria.
Foi durante a pandemia que os jovens artistas elegeram Braga para criar o Cobalto, um ateliê localizado no coração do centro histórico. Para além de ser a cidade natal da Mariana, o casal escolheu Braga por ser uma cidade pequena, de grande sentido hospitaleiro, e onde podem cirular facilmente de bicicleta nas suas deslocações diárias.
O objetivo foi o de criar um espaço confortável para uma experiência dedicada à criatividade, oferecendo momentos de expressão em total liberdade. O Cobalto tem workshops de cerâmica, ilustração e desenho e qualquer pessoa pessoa pode participar a partir dos 13 anos, não há pré requisitos. Tem cheques-prenda para oferecer um workshop e organiza atividades de grupo. Para saber mais sobre os workshops, basta consultar aqui o site do ateliê.
Comprar barro e/ou cozer as próprias peças, a ideia é responder às necessidades de quem já se dedica ou quer dedicar-se a esta arte. O aluguer do espaço é também outra possibilidade que os artistas acharão, com certeza, cativante.
No futuro, como forma de dinamizar o jardim do ateliê, a Mariana e o Miguel pretendem organizar concertos e exposições. Estão sempre abertos a receber entendidos na área da cerâmica para partilharem as técnicas e conhecimentos desta arte.
HUND no Cobalto – Mãos na massa
Como disclaimer para os mais distraídos: o We Braga é um side-project da HUND, agência de marketing sediada em Braga. Ora, depois de termos sido contactados pela Mariana no sentido de nos dar a conhecer o espaço e as suas características, a HUND foi visitar o ateliê e conhecer melhor os seus meandros e o que ali se faz. Sentimos de imediato que devíamos fazer um trabalho em conjunto.
Foi assim que decidimos realizar uma ação de team building e “pôr as mãos na massa”, realizando um workshop de cerâmica (uma sessão de 3h), neste caso acompanhados pelo Miguel. Durante a atividade, exploramos a criatividade de uma maneira diferente do que nos é habitual e aprendemos com o Miguel a técnica do pinch pot e a pintura com engobes. Com a sua orientação, cada um de nós foi capaz de criar peças de cerâmica singulares, cada uma com a sua própria utilidade e estilo.
Deixo aqui em baixo as fotos que fizemos para vossa apreciação 🙂
Pessoalmente, achei esta experiência muito enriquecedora! É animador ver que Braga já consegue acolher espaços deste género e poder confirmar a adesão gradual que a Mariana e o Miguel têm vindo a sentir no seu espaço. Fiquei curiosa por saber que outras técnicas existem, que mais conseguiria eu criar, etc. E sei que este feeling foi partilhado com os meus colegas da HUND.
No fundo, a experiência no Cobalto é um lembrete de que a criatividade está ao alcance de todos, basta um ambiente acolhedor e vontade de aprender. O ateliê é um verdadeiro refúgio criativo no coração de Braga.