Os Encontros da Imagem 2018, decorrerão de 21 de setembro a 28 de outubro. Nesta que é já a 28ª edição do festival, haverá mais de 40 exposições espalhadas por 17 espaços de Braga, Porto, Barcelos e Guimarães. Além das exposições haverá, também, workshops, conferências, um serviço educativo, um ciclo de cinema e um concerto do britânico Pete Kember no gnration, em colaboração única com o artista visual Sérgio Couto, que apresentará ainda uma instalação a partir do arquivo digital do festival.
“O Belo e Consolação” é a temática escolhida para este ano, que foi buscar inspiração ao trabalho do realizador e jornalista holandês Wim Kayzer. No ano 2000, Wim Kayzer entrevistou cerca de 26 pessoas, entre eles filósofos, poetas, músicos ou físicos; com o intuito de descodificar o que significava a beleza e o conforto para todas estas pessoas. Daí resultou uma série documental e um livro, ambos aclamados pela crítica. É, assim, com a temática do desassossego da vida contemporânea, que os Encontros da Imagem 2018 enquadram a obra dos artistas presentes no festival.
Este ano os Encontros da Imagem vão, também, atribuir 3 prémios – Emergentes 2018 (prémio internacional de fotografia), Discovery Awards 2018 e Call For Books (atribuído ao melhor livro de autor).
Exposições
Museu da Imagem
Marcia Michael – “The Object of My Gaze”
Terça a Sexta: 11h00 – 18h30
Sábado e Domingo: 14h30 – 18h30
Segundas e feriados: encerrado
Nova Galeria do Largo do Paço
Exposições Individuais
Gloria Oyarzabal – “Woman Go No’Gree” | Discovery Awards 2018
Jacob Burge – “Recall” | Discovery Awards 2018
Tamara Wassaf – “Del Sentimento de no estar del todo” | Fotógrafa Convidada
Ivan da Silva – “ # nextluk” | Fotógrafo Convidado
Exposição Coletiva
“Fake Me / Be Awsome” | FAMU – Escola de Filme e TV da Academia de Artes Performáticas de Praga | curadoria: Václav Janoščík
Erika Štěpánková | “Free bodies“
Jakub Ra | “Manifeste“
Klára Jakešová | “Parasitic Influences“
Richard Janeček | “Free check for happiness (version 2.0)”
Veronika Čechmánková | “Lejdy Karneval“
Segunda a Sexta: 14h00 – 18h00
Sábados e Domingos: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Feriados: encerrado
Edifício do Castelo
Anne-Sophie Guillet | “Inner Self” | Discovery Awards 2018
Charles Xelote | “There is gas under the tundra” | Discovery Awards 2018
Dani Pujalte | “Rond Point Colobane” | Discovery Awards 2018
Iggy Smalls | “Neverland” | Discovery Awards 2018
Iris Hassid Segal | “Kana-Tel Aviv-Nazareth” | Discovery Awards 2018
Justin Maxon | “Sissy Boy Sweet” | Discovery Awards 2018
Katerina Tsakiri | “A Simple Place” | Discovery Awards 2018
Marcelo Masagão | “Homens Brancos” | Discovery Awards 2018
Rebekka Friedli | “Touching Myself” | Discovery Awards 2018
Roei Greenberg | “Along The Break” | Discovery Awards 2018
Tania & Lazlo | “Behind the Visible” | Discovery Awards 2018
Thomas Zika | “Drama Queens” | Discovery Awards 2018
Yufan Lu | “Make Me Beautiful” | Discovery Awards 2018
Yushi Li | “My Tinder Boys” | Discovery Awards 2018
Exposição Coletiva
Resultante dos Trabalhos Finais do Workshop “Oficina Avesso: Introdução à literacia visual e desconstrução da imagem-arquivo” 10 autores
Exposição de Livros de Fotografia de Autor
Loja de Fotografia
Terça a Sexta: 14h00 – 18h30
Sábado e Domingo: 10h00 -13h00 | 14h00 – 18h30
Segundas e feriados: encerrado
Museu Nogueira da Silva
João Paulo Serafim | “A Invenção da Memória” | Fotógrafo Convidado
Terça a Sexta: 10h00 – 12h00 | 14h00 – 18h30
Sábado: 14h00 – 18h30
Segundas, Domingos e feriados: encerrado
Casa dos Crivos
Alfonso Almendros | “To Name a Mountain” | Prémio de Fotografia Contemporânea da Galiza
Terça a Sexta: 09h30 – 18h30
Segunda e Sábado: 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h30
Domingos e feriados: encerrado
Juno
Ana Fox | “Resort 1” | Espólio dos Encontros da Imagem
Adrián Portugal | “Aguadulce Souvenir” | Espólio dos Encontros da Imagem
Quarta e Quinta: 22h00 – 02h00
Sexta e Sábado: 22h00 – 04h00
Museu D. Diogo de Sousa
Alfredo Cunha | “1996 – 2018 O Tempo de Braga” | Fotógrafo Convidado
José Bacelar | “À Sombra de Deus” | Fotógrafo Convidado
Terça, Domingo e Feriados: 10h00 – 17h30
Segundas: encerrado
B-Lounge Biblioteca Geral do Campus de Gualtar UMinho
Ana Galan | “Viv(r)e La Vie” | Espólio dos Encontros da Imagem
Segunda a Sexta: 08h30 – 20h00
Sábados, Domingos e feriados: encerrado
Convento de São Francisco de Real
Raquel Calviño | “El Poder De La Sombra” | Fotógrafa Convidada
José Alves | “Oestriminis” | Fotógrafo Convidado
Miguel Vieira Pinto | “Ley de Vida” |Fotógrafo Convidado
Terça a Sexta: 14h30 – 17h30
Sábado e Domingo: 10h00 – 13h00 | 14h30 – 17h30
Segundas e feriados: encerrado
Mosteiro de Tibães*
Exposição Coletiva
“Ocultações e Inexistências” | curadoria: Xosé Lois Vázquez
Exposição de Memória
“Outono Fotográfico 1983-2017” | curadoria de: Xosé Lois Vázquez e Vitor Nieves
Terça a Domingo: 10h00 – 18h00
Segundas: encerrado
Aberto nos feriados
*Entrada paga: 1,50€
gnration
Sérgio Couto | “ei_archive” | Encontros da Imagem 2018
Pete Kember | Spectrum | Concerto – Sexta-feira 21/09 às 22h30 | 7€
Segunda a Sexta: 09h30 – 18h30
Sábado: 14h30 – 18h30
Domingo: encerrado
Instituto de Produção Cultural e Imagem
Brian Griffin | “Workers” | Fotógrafo Convidado
Segunda a Sexta: 09h30 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Horário noturno e Sábados: mediante marcação prévia
Salão Gótico do Edifício da C.M. de Barcelos
Dominika Gesicka | “This is not real life” | Fotógrafa Convidada
Segunda a Sexta: 09h30 – 17h30
Sábado: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Domingo: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 16h00 (em Outubro encerra ao domingo)
B-Lounge da Biblioteca Geral UMinho de Guimarães
Bruno Silva | “Interlude” | Fotógrafo Convidado
Eduardo Brito e Rui Hermenegildo | “5 p.m., Hotel da Gloria” | Fotógrafos Convidados
Segunda a Sexta: 08h30 – 20h00 (em Setembro)
Conferências
Centésima Página | Mesa redonda | 6 outubro -15h30
“A cidade Intermitente: estética e política do quotidiano“ com Moisés Lemos Martins, Maria da Luz Correia, Helena Pires, Álvaro Domingues, Ricardo Campos
Museu Nogueira da Silva | Apresentação | 6 outubro – 17h30
“ Narrativa Fotográfica “ com Mário Cruz
Museu Nogueira da Silva | Conversa | 12 outubro -18h00
“ O Belo, a beleza e a Fotografia “ com Sousa Dias e Renato Roque
Nova Galeria do Largo do Paço | Mesa Redonda | 13 de outubro – 17h30
“O Belo e a Consolação” com Eduarda Neves, Luís Lima e Paulo Castro
Ciclo de Cinema
2 de outubro – “O Amigo Americano” (1977) de Wim Wenders
4 de outubro – “A Mulher Canhota” (1978) de Peter Handke
9 de outubro – “O Sal da Terra” (2014) de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
11 de outubro – “Viagem a Itália” (1954) de Roberto Rossellini
16 de outubro – “Luz Teimosa” (2010) de Luiz Alves de Matos – Sessão com a Presença do Realizador
18 de outubro – “Em Câmara Lenta” (2012) de Fernando Lopes
23 de outubro – “Dersu Uzala, a Águia da Estepe” (1975) de Akira Kurosawa
25 de outubro – “The Last Day of Leonard Cohen in Hydra” (2018) de Mário Fernandes – Sessão com a Presença do Realizador
*As sessões decorrerão às terças e quintas às 21h30, no Lucky Star Cineclube de Braga
Serviço Educativo
Lápis Mágico – (oficinas para publico familiar dos jovens aos domingos)
Formadores – Adriano Borges, Carla Bacelar e Mafalda Ruão
O serviço educativo a desenvolver no âmbito da 28ª Edição dos Encontros da Imagem contará com a colaboração da PAVAC – Passos Audiovisuais, Associação Cultural, que desta forma se associa à iniciativa. A atividade será asegurada pelo formador/monitor Adriano Borges, que irá explorar os fenómenos químicos e físicos envolvidos no processo fotográfico. Conforme programa que a seguir se apresenta:
O nome de “Lápis Mágico” surge como uma referência a William Henry Fox Talbot e ao primeiro foto-livro alguma vez editado “O Lápis da Natureza” e também ao livro “O Lápis Mágico” onde são revelados um conjunto de textos oitocentistas em que se revelam os avanços e recuos que levaram ao apuramento da técnica fotográfica que permitiu enfim que os objectos da natureza se representassem a si mesma sem o auxilio do lápis do artista.
O serviço educativo será direcionado para uma audiência mais jovem, que nos tempos actuais não contacta com os fenómenos em torno do registo fotográfico, dada a facilidade atual de se obterem imagens com aparelhos tão simplificados como, por exemplo, os telemóveis.
Com esta atividade pretendemos apresentar o fenómeno ótico pelo qual se consegue formar uma imagem, sem recorrer a elementos óticos. Este fenómeno, manifestação do caráter linear da luz, diz-se poder ter sido a fonte de inspiração para desenhos paleolíticos que se encontram em cavernas e poderão também ter tido um papel na construção de estruturas neolíticas. Os princípios da câmara obscura foram sendo utilizados para investigação científica, nomeadamente da observação astronómica e explicação de fenómenos óticos, e também como forma de entretenimento e de auxilio às artes (pintura). Para esta atividade propomos então montar uma tenda obscura e também construir uma câmara obscura portátil.
Nesta atividade manipularemos materiais fotossensíveis e os reagentes químicos que permitem a fixação de uma imagem num suporte. Os fotogramas são feitos segundo um processo sem recurso a uma câmara e teve origem nos primórdios das experiências fotográficas. William Henry Fox Talbot desenvolveu esta técnica para construir os seus “Shadowgrams” (desenho de sombras) ou desenhos fotogénicos, mas foi Man Ray que o popularizou com os seus chamados “Raygramas”. Esta técnica produz uma imagem negativa que se obtém colocando objetos directamente sobre uma superfície fotossensível, num quarto escuro, expondo-a de seguida a uma fonte de luz. Resulta da revelação do papel o registo da interacção da luz com a superfície fotossensível, que ao ser obstruída no seu percurso pela interposição de objectos, mais ou menos opacos, delineiam as suas silhuetas e formas. Pode-se também recorrer a folhas de acetato de dimensão similar às folhas de papel fotográfico onde se poderá pintar, ou realizar colagens, tendo por base uma imagem colocado por baixo que se tentará replicar.
A cianotipia resulta da fotosensibilidade do sais de ferro que criam imagens de tom ciano (azulado). Foi desenvolvida pelo químico e fotografo John Herschel por volta de 1839-42. Tornou-se popular como um processo simples e barato de criação de cópias em larga escala de projetos de engenharia, mas também pode ser utilizado para fotografia, que é a aplicação que aqui vamos explorar. A técnica é muito similar à utilizada nos fotogramas, sendo que neste caso a tonalidade azul irá conferir um caráter diferenciador.
Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos (fazendo-se acompanhar de 1 ou mais acompanhantes)
Lotação: mínimo 6 crianças; máximo 10 crianças
Inscrição: feita para o seguinte email – servicoeducativo@encontrosdaimagem.com com os seguintes dados: nome da criança, idade da mesma e nome(s) do(s) acompanhante(s) até sexta-feira anterior.
Necessário enviar por email um retrato seu para se trabalhar no dia do Workshop (aquando da inscrição) e trazer no dia 5 molas da roupa ou de outro tipo
Com esta atividade vamos trabalhar o elemento fundamental para todos os processos fotográficos: a luz. Esta técnica pode ser descrita resumidamente como a registo em longa exposição de uma fonte de luz em movimento. A fonte de luz pode estar em movimento para iluminar um objecto ou cenário, ou então para direcionada para a câmara fotográfica desenhar o movimento da fonte de luz ou registar o movimento da câmara em relação a essa mesma fonte de luz.
Esta técnica serve finalidades científicas e artísticas. Um dos mais destacados artistas a recorrer a esta técnica foi Pablo Picasso, onde desenhava no ar recorrendo a uma lanterna sendo o rasto de luz registado pela câmara de Gjon Mili.
Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos (fazendo-se acompanhar de 1 ou mais acompanhantes)
Lotação: mínimo 6 crianças; máximo 10 crianças
Inscrição: feita para o seguinte email – servicoeducativo@encontrosdaimagem.com com os seguintes dados: nome da criança, idade da mesma e nome(s) do(s) acompanhante(s) até sexta-feira anterior.
Esta atividade propõe-se reunir o caráter óptico da luz observado, com a câmara obscura, com a fotosensibilidade dos materiais, culminando assim esta série de atividades com a obtenção de uma imagem fotográfica.
Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos (fazendo-se acompanhar de 1 ou mais acompanhantes)
Lotação: mínimo 6 crianças; máximo 10 crianças
Inscrição: feita para o seguinte email – servicoeducativo@encontrosdaimagem.com com os seguintes dados: nome da criança, idade da mesma e nome(s) do(s) acompanhante(s) até sexta-feira anterior.
Necessário trazer no dia do Workshop uma caixa (por exemplo de sapatos, cereais, bolachas, ou outra semelhante)
Workshops
“ Oficina Avesso” | 12 e 13 de outubro
Introdução à literacia visual e desconstrução da imagem-arquivo
Formadores – Ivan da Silva e Luis Montanha
Sexta-feira – 14h30 | 18h30
Sábado – 10h00 | 14h00
Nota: Todas as imagens que compõem este artigo foram retiradas do website do Festival Encontros da Imagem 2018.
Informações uteis
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