O FENDA – Festival de Arte Urbana – está de volta a Braga e inaugura a primeira parte do seu novo modelo bianual nos dias 2 e 3 de setembro e está inserido na programação da Noite Branca 22. As obras de arte pública poderão ser visitadas pelo centro histórico da cidade.
O programa de arte urbana, com curadoria da Circus Network, conta com oito nomes nacionais e internacionais, tais como os portugueses Mantraste e Soraia Oliveira, o britânico Darren John, o espanhol SpiderTag e a polaca Monika Reut. A este leque, juntam-se os seis vencedores da open call para artistas locais. Os murais poderão ser visitados em locais como o Edifício do Castelo, Mercado Municipal, Campo das Carvalheiras, entre outros.
Poderão encontrar-se referências ao imaginário tradicional português através dos trabalhos de Mantraste e do duo Mots, intervenções interativas e de realidade aumentada como no caso de SpiderTag e Monika Reut, e o casamento entre vários materiais e texturas na obra do artista bracarense Ra.so.al.
Deixamos aqui algumas imagens mas o melhor é mesmo visitar.
Darren John (GB) – Pintura mural
Largo Barão S. Martinho
Mantraste (PT) – Pintura mural
Campo das Carvalheiras
Monika Reut (PL/PT) – Pintura mural e realidade aumentada
Escola Carlos Amarante
Mots (PT) – Pintura mural
Associação Creche de Braga
Ra.so.al. (PT) – Instalação de materiais reciclados
Túnel Centro Comercial Santa Bárbara
Spider Tag (ES) – Mural de luz interativa
Edifício do Castelo
Sebastião Peixoto (PT) – Pintura mural
Dom João Cândido de Novais e Sousa
Soraia Oliveira (PT) – Pintura de vidros
Mercado Municipal