FESTIVAL POLÍTICA 2023 | De 4 a 6 MAIO – Centro de Juventude de BRAGA

Depois de um fim de semana intenso em Lisboa, o Festival Política sobe a Braga, de 4 a 6 de maio.

Durante três dias, com a Pós-Democracia enquanto tema central, a capital do Minho recebe um programa inclusivo e de entrada livre que se foca na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, da intervenção cívica e dos direitos humanos.

As canções de José Mário Branco interpretadas por JP Simões, o espetáculo que celebra Natália Correia, a “Edição quase quase política” dos prémios Monstros do Ano com Fernando Alvim, e o Cara-a-cara com os/as deputados/as são alguns dos momentos a não perder.

Foi anunciada em conferência de imprensa a programação completa da edição de Braga do Festival Política, que se apresenta na cidade pela quinta vez consecutiva. De 4 a 6 de maio, no Centro de Juventude e sob o tema da Pós-Democracia, convocam-se artistas, ativistas, cidadãos e cidadãs para refletir sobre as limitações e os perigos que existem no sistema democrático, através de cinema, performances, debates, música, humor, exposições e oficinas. Tendo em conta a véspera dos 50 anos do 25 de abril, volta a lançar-se um alerta acerca dos agentes que põem em causa os valores da democracia.

Na quinta-feira, 4 de maio, a edição do Política em Braga arranca às 17h30 com a inauguração das exposições “Direitos Humanos pelo Olhar dos Jovens de Hoje”, “Institucionalizado”, “Revelação” e “AI: A Nova Era do Conhecimento”; uma conversa sobre as nuances da experiência imigrante em Portugal com Gessica Borges (mulher negra, académica e ativista) e Rodrigo Saturnino (pesquisador e artista visual); e uma oficina de criação musical, conduzida por Marta Moreira, onde todas e todos são convidados a participar. A partir das 19h00, há cinema com as curtas-metragens brasileiras “Seremos ouvidas”, de Larissa Nepomuceno, e “Paulo Galo: Mil faces de homem leal”, de Iuri Salles e Felipe Larozza (após a sessão, uma conversa com Kitty Furtado, investigadora do projeto MigraMediaActs, da Universidade do Minho), e com a longa “Alcarràs”, da realizadora catalã Carla Simón, exibida em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, e antecedida pela evocação do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2023: o corajoso povo da Ucrânia.

O dia seguinte propõe uma conversa sobre empreendedorismo social e projetos que têm um impacto positivo na sociedade, protagonizada por Carlos de Sousa Santos (Human Power Hub) e Cláudio Bastos (Humble Bee Studios), pelas 18h00, e uma oficina de fala performativa, dirigida por Elaine Vianna, 30 minutos depois. É também a essa hora que a comunidade bracarense vai sentar-se à mesa com deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República para, num formato speed dating, colocar questões. Seguem-se cinco propostas cinematográficas nacionais e um concerto especial e inquietante de JP Simões, em que interpreta canções de José Mário Branco.

Para o último dia, 6 de maio, o Festival Política reserva uma visita guiada e evocativa por Braga no ano de 1973, na qual são percorridos lugares representativos da intervenção do Estado Novo na cidade (ponto de encontro: Praça Conde de Agrolongo, junto à estátua do Marechal Gomes da Costa). Também às 10h30, mas no Centro de Juventude, a bailarina, coreógrafa e formadora Helena Oliveira coordena um workshop de dança criativa. Pela tarde, acontece uma oficina de criação de cartazes que sublinha a importância das ruas na luta pelos direitos humanos e a participação cívica consciente; uma partilha sobre a história e a cultura das comunidades ciganas em Portugal; e a exibição do filme “Absconded. Young Russians On The Run”, da alemã Anna Winzer. No sábado, destaque ainda para a intervenção da produtora de festas LGBT+ e eventos destinados à comunidade brasileira imigrante em Braga, Disque.pt, com um DJ set e uma performance, e para o espetáculo “Encontro com Natália”, pelo Coletivo de Artistas Teatrais Independentes, que viaja pelas múltiplas facetas da escritora, poetisa e ativista Natália Correia, nos 100 anos do seu nascimento. O Festival Política despede-se de Braga, às 21h30, com os “Monstros do Ano. Edição quase quase política”, uma hilariante sessão da responsabilidade de Fernando Alvim, onde os políticos portugueses são o maior alvo.

A instalação “AI: A Nova Era do Conhecimento”, de Luís Francisco Borges, que reflete sobre a forma como os sistemas de inteligência artificial podem impactar o julgamento crítico das sociedades, foi uma das propostas vencedoras do concurso para jovens artistas, ativistas ou criadores, promovido em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude.

No seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão, o Festival Política garante entrada gratuita e interpretação em Língua Gestual Portuguesa em todas as atividades e eventos. Os filmes são legendados em português, incluindo os de língua portuguesa. A programação em braille está disponível para consulta nos dias do festival. As exposições têm audiodescrição.

O Festival Política é um conceito da Associação Isonomia e conta com a direção artística de Bárbara Rosa e Rui Oliveira Marques. Com produção da Produtores Associados, tem o apoio institucional da Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Centro de Juventude de Braga e Instituto Português do Desporto e Juventude, e parcerias com Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal, Plataforma do Pandemónio, Human Power Hub, Kriativu, CooLabora, MigraMediaActs, Coletivo de Artistas Teatrais Independentes, Disque.pt, MigraMediaActs/Fundação para a Ciência e Tecnologia/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, RTP, Antena 1, RUM, FCB, Trix, MOP, dezanove, esQrever, Federação Portuguesa das Associações de Surdos, ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e this is ground control. A Profitecla dá apoio à produção.

Toda a informação disponível em www.festivalpolitica.pt

PROGRAMAÇÃO

Sexta, 5 maio

16h00 – Rua de São Domingo, 94 B (ponto de encontro)
Human Power Hub
Visita guiada
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

18h00 – 1.º andar – Sala de Convívio
“Será o empreendedorismo uma nova forma de ativismo e participação cívica?”
Conversa

18h30 – Receção
Cara-a-cara com os/as deputados/as
Debate
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

18h30 – 1.º andar – Sala 4
Oficina de Fala Performativa
Oficina
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

18h45 – Terraço
Humble Bee Studios
DJ set

19h00 – Auditório
“O Rapaz Que Pensava Demais”, de Miguel Santos Leonardo, 4’
“Indefinível”, de Bernardo Seixas, 8’
“Nha Fidju”, de Diogo Moreira Carvalho, 5’
“Que mundo, português?”, de António Limpo, 10’
“Are We Punks Or Not?”, de Telmo Soares, 20’
Cinema – Sessão Portugal ao espelho

21h30 – Auditório
“Canções de José Mário Branco e Outras Cantigas”, por JP Simões
Concerto

Sábado, 6 maio

10h30 – Praça Conde de Agrolongo (ponto de encontro)
“1973, Braga na pré-democracia”
Visita guiada
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

10h30 – 1.º andar – Sala 4
Oficina de Dança Criativa
Oficina
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

16h00 – 1.º andar
Oficina de Cartazes
Oficina
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

16h00 e 17h45 – Vários espaços (ponto de encontro: receção)
Circuito artístico no Centro de Juventude (curadoria: Plataforma do Pandemónio)
Resultados das oficinas
Inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com

16h30 – 1.º andar
Desconstruir para Desmistificar – História e Cultura do povo Cigano
Oficina/apresentação

16h30 – Auditório
“Absconded. Young Russians On The Run”, de Anna Winzer, 53’ (Alemanha)
Cinema

17h30 – Terraço
Disque.pt
Festa

19h30 – 1.º andar – Sala de Convívio
“Encontro com Natália”, pelo Coletivo de Artistas Teatrais Independentes
Espetáculo

21h30 – Auditório
“Monstros do Ano. Edição quase quase política”, por Fernando Alvim
Humor

Comentários

More from We Braga
Ramen Break
Ramen Break: Uma sinfonia de sabores e sons em Braga. Situado em...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.