Letras de Braga

Letras de Braga

O Letras de Braga é um projeto pessoal que pretende catalogar, e imortalizar, todo o tipo de tipografia e grafismo das ruas da cidade de Braga.

Sou Designer Gráfico e Designer de Tipos de Letra, e uma das minhas paixões é a Tipografia. O meu grande objetivo com este projeto é catalogar todos estes registos que tendem a extinguir-se. Por mais pequenos que sejam, fazem parte da história de Braga, é a nossa identidade gráfica.

Letras de Braga Letras de Braga Letras de Braga

O projeto em si, não é original, há diversos projetos semelhantes em diversas cidades, mas foi quando me deparei com o livro da Designer Louise Fili, Graphique de la Rue: The Signs of Paris, que decidi que estava na altura de fazer algo semelhante em Braga.

No ponto de vista de um Designer, Braga não são só bonitas esplanadas e magníficas Igrejas. Desde à icónica sinalização d’A Brasileira, às letras imponentes na fachada do Theatro Circo, ou mesmo, às letras, em breve extintas, do S. Geraldo, penso que estes registos fazem parte da cultura da nossa cidade. Estes detalhes e pormenores contam a nossa história como cidade e património. São estas “letras” que nos identificam e diferenciam.

Muitas destas peças brilhantes de design vernacular, algumas deterioradas, viverão para sempre nesta conta do Instagram, uma carta de amor tipográfico de Braga que irá inspirar Designers e viajantes que apreciam estes registos gráficos e tipográficos.

Letras de Braga

Futuramente, o meu desejo é documentar num livro estes registos, falar um pouco sobre a história por de trás de cada um deles e falar sobre os seus termos técnicos e estilísticos.

 

O artigo foi escrito por Nuno Dias, autor do projeto Letras de Braga.
O acompanhamento futuro poderá ser feito através do instagram do projeto.

 

Comentários

Outras publicações de We Braga

La Piola

O verdadeiro representante dos restaurantes italianos em Braga Se há alguma coisa...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *