Os melhores cafés para trabalhar remotamente em Braga

Braga é a terceira maior cidade de Portugal, e apesar de recentemente se ter tornado mais conhecida pelas suas empresas e oportunidades tecnológicas, não é um sítio que venha imediatamente à cabeça quando pensamos em nómadas digitais. No entanto, quando comecei a trabalhar remotamente em 2019, tive de adaptar o meu novo estilo de vida à cidade e, embora tenha escrito muito sobre Lisboa e mesmo outras cidades, nunca escrevi sobre a cidade onde cresci.

Hoje em dia em Braga, apesar de todos os locais tradicionais e típicos portugueses que ainda existem, é também possível encontrar alguns sítios giros onde se pode trabalhar. Ainda temos a típica padaria onde um café custa 0,70€ e servem o clássico pão com manteiga; mas Braga tem estado a evoluir para uma cidade mais moderna e trendy.

Para fazer uma lista dos melhores sítios para quem trabalha à distância e quer sair um pouco de casa, pensei em alguns aspectos. Para mim, é importante que o local tenha internet gratuita e rápida, que não seja demasiado barulhento, que esteja bem localizado e que tenha uma boa variedade de comida. Tendo estes aspectos em consideração, aqui fica a minha lista para quem estiver por Braga:

  • Méze@meze.braga
    Cumpre todos os aspectos da minha lista, e é por isso que é provavelmente o que mais uso. Tem Wi-Fi rápida, está localizado mesmo no centro da cidade e é bastante calmo nos dias de semana. No que diz respeito à comida, oferece boas opções doces, como panquecas e bolachas, mas também tem muitos snacks salgados diferentes e menu de almoço. Normalmente sento-me na esplanada para poder observar as pessoas a passar, o que ajuda a minha criatividade.

 

  • Centésima Página@livrariacentesimapagina
    É a minha livraria preferida em Braga. Está localizada no centro da cidade, tem uma grande seleção de livros em português e o espaço é lindo. Quando está bom tempo adoro sentar-me no jardim, que é super relaxante e baixa automaticamente os meus níveis de stress. A comida também é óptima, sempre com um toque caseiro. A Internet no jardim não é ideal para video-chamadas, mas no interior é óptima, por isso escolho onde me sentar de acordo com as tarefas que tiver nesse dia.

 

  • Maria Luísa — @marialuisa.brg
    Utilizei bastante este sítio durante o último ano. Fui lá pela primeira vez com as minhas amigas para um brunch e pensei imediatamente que seria um bom sítio para trabalhar. É provavelmente a opção mais silenciosa da lista e tem uma ótima Wi-Fi. Para melhorar, fica muito perto do parque de estacionamento que uso e tem opções de brunch fantásticas.

 

  • Nórdico — @nordico.coffeeshop
    Quando comecei a trabalhar a partir de cafés em 2019, o Nórdico foi sem dúvida o que mais frequentei. A comida é deliciosa, é calmo, é no centro da cidade e a internet é rápida. Hoje em dia tenho tendência a variar um pouco mais, mas o Nórdico continua a ser um dos meus cafés preferidos em Braga. É uma visita essencial para amantes de café, portanto se for o caso, aconselho a perguntar mais sobre as opções que têm.

Estes quatro são sem dúvida os que mais frequento, mas há outras boas opções como o Ape Coffee, que abre apenas à tarde, o Eat Fit, que fica dentro do Gnration ou Garden Braga e o Maria Miguel, que são mais recentes.

É muito bom voltar a casa e ver como Braga está diferente. Lembro-me que quando comecei a trabalhar remotamente tinha apenas duas opções e agora posso escolher um sítio com base na minha disposição, no tipo de trabalho que tenho para fazer e na comida que me apetece. Sei que ainda há muito espaço para crescer, portanto mal posso esperar por continuar a ver essa evolução!


Comentários

Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.