OPEN CALL – JUNTA-TE AO RESISTANCE!

O projeto europeu RESISTANCE! abre convocatória para os jovens bracarenses.

Faz parte de um projeto europeu de artes performativas que te vai levar até Itália, França, República Checa, Eslovénia e Países Baixos!

O projeto RESISTANCE! surge no contexto da candidatura finalista de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 e tem a sua continuidade com Braga – Capital Portuguesa da Cultura 2025. Esta convocatória abre ao público jovem português (entre 16 e 24 anos) a possibilidade de participar num projeto europeu de artes performativas, dedicado à reflexão sobre as causas e consequências dos regimes autoritários e totalitários que marcaram a história europeia moderna. A convocatória estará a decorrer até ao dia 29 de março e as inscrições podem ser feitas aqui.

Portugal é um dos seis países da União Europeia que integra o projeto RESISTANCE!, juntamente com Itália, França, República Checa, Eslovénia e Países Baixos. O projeto tem a duração de vinte e quatro meses e nele estão previstas um total de oito atividades internacionais: um workshop e sete festivais – seis presenciais nos países parceiros e um online.

Cada um dos países que integra esta iniciativa terá a seu cargo a organização de um festival juvenil de artes performativas, onde receberá as peças dos restantes, e a produção do seu próprio espetáculo em parceria com uma organização local. No caso português será Braga a acolher esta iniciativa.

As comemorações dos 50 anos do 25 de abril serão o mote para a criação da performance do grupo de jovens portugueses selecionados. Os jovens que queiram fazer parte deste projeto devem ter entre 16 e 24 anos, e disponibilidade para participarem nos vários momentos presenciais e online que constituem o projeto, incluindo os de intercâmbio internacional.

Como esta é uma iniciativa de carácter itinerante, os espetáculos serão apresentados nos seus países de origem e em digressão por cada um dos países parceiros. Cada espetáculo terá a duração de 45 minutos, acompanhado por um debate com o público jovem, de forma a incentivar a reflexão sobre estes temas e o conhecimento sobre os acontecimentos históricos dos seus próprios países, ao mesmo tempo em que descobrem semelhanças e diferenças com os países parceiros.

“O objetivo geral do projeto é promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural entre os jovens de seis países da União Europeia através da memória e comemoração de um importante ponto de viragem histórico e de mudanças políticas na Europa do século XX.” – Joana Fernandes, Coordenadora Executiva da Braga’27, que conduziu o processo de candidatura deste projeto, financiado pela Comissão Europeia no Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

Informações úteis

braga’27

https://www.facebook.com/braga27cec

https://www.instagram.com/braga27cec/

https://www.youtube.com/braga27cec

 

Comentários

More from We Braga
São João de Braga 2024 – Programação
Está de volta a maior romaria do país! De 14 a 24...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.