Brunch em Braga? Esta é a lista dos melhores!

Brunch Braga

Já há algum tempo que o brunch tomou de assalto a rotina de fim de semana dos portugueses. É cool, confortável e delicioso, na maioria dos casos pelo menos. Em bastantes cidades portuguesas, o brunch passou a fazer parte das opções para se começar o dia mais tarde, comendo “fora de horas” e sem grandes formalidades. Os menus são variados, uns mais saudáveis, outros menos e (quase) sempre bem acompanhados de bom café e sumos naturais espremidos na hora ou aqueles batidos de fruta, vegetais e proteína, todos detox, anti isto e pró aquilo.

Em Braga, há já algum tempo que certas casas decidiram apostar na oferta de brunch, principalmente aos fins de semana. Sendo uma refeição que não obriga a horários ou pressas, o brunch nutre-nos a alma em dias de lazer, mas também nos ajuda a recarregar baterias naqueles dias em que a cabeça pesa mais do que o normal. Neste artigo fazemos um apanhado de alguns dos melhores espaços que em Braga servem brunch, criando um roteiro que não vai querer deixar de consultar, quando acordar no Sábado depois das 11h30 da manhã.

 

Nørdico Coffee Shop

Aberto há pouco mais de 6 meses na Rua do Anjo, esta coffee shop de inspiração escandinava, trouxe até Braga um serviço de café especializado com um cunho pessoal e individualizado. Depois de alguns anos a viverem no estrangeiro, Catarina e Ricardo, decidiram abrir uma coffee shop como aquelas que frequentavam em Londres. Reconfortantes bebidas de café servidas num espaço acolhedor e uma seleção de snacks saudáveis, inspiraram o jovem casal a investir e trazer o conceito para Braga.

Outra das especialidades do Nørdico Coffee Shop é o brunch, que é servido diariamente. Aqui vamos encontrar tostas e bagels recheados com salmão fumado, bacon e ovos ou presunto. Sugestões sempre frescas, feitas na hora e saudáveis. Para adoçar o seu brunch, o Nørdico serve também panquecas regadas com todos os toppings que possa imaginar. Frutos vermelhos, manteiga de amendoim, queijo mascarpone, granola, chocolate, banana e, claro está, maple syrup (xarope de ácer). Sem esquecer as famosas taças de cereais, fruta e/ou iogurte. Um mix muito saboroso, saudável e revigorante!

Nordico Coffee Shop Brunch Braga

Informações

Rua do Anjo, 90A
4700-305
Braga
968 716 969
https://www.facebook.com/Nordicocoffeeshop/
https://www.instagram.com/nordico.coffeeshop/

 

Caffe Vianna

Com cerca de 150 anos de história, o Café Vianna é um lugar emblemático da cidade de Braga. Inserido na Arcada da Praça da República, este café é muito mais que um simples café, é parte da história coletiva da cidade.

Recentemente e após uma renovação do espaço, sem no entanto alterar a traça e o carisma da sua sala, o Café Vianna adicionou uma novidade à carta: o brunch. Disponível todos os dias das 09h às 14h, o brunch do Vianna promete dar-lhe aquela energia necessária para começar o dia em grande. Com uma seleção bastante atraente, as opções são muitas e, acredite em nós, vai ser difícil escolher. Para começar pode pedir uma mimosa (sumo de laranja com espumante), depois entre a french toast de fruta e chantilly ou as panquecas com xarope de ácer, bacon e ovo escalfado atire a moeda ao ar. Além disto tudo ainda há ovos mexidos com bacon e torradas; torrada com queijo creme, mel e nozes; uns deliciosos parfaits de granola, iogurte e fruta e uma sandwich de bacon, ovo estrelado, alface e queijo. Tínhamos avisado que era difícil de escolher, não tínhamos?

Café Vianna Brunch Braga

Informações

Praça da Republica
4710-305
Braga
253 262 336
https://www.instagram.com/cafevianna1858/
https://www.facebook.com/CafeVianna/

 

Aqui às 5

O Aqui às 5, casa de chá recente na cidade, para além dos lanches, serve também muitas outras coisas. Aos fins de semana existe o brunch, que até hoje tem permanecido uma espécie de segredo, e que não somos capazes de guardar só para nós, aqui vai.

Ora, em primeiro lugar terá a difícil tarefa de escolher qual o cappuccino ou chá que vai tomar, há uma seleção enorme e apetece prová-los todos. Depois de ter pedido o seu café, está na hora de decidir o que comer. Panquecas com iogurte grego, fruta, granola e compota; taças (enormes) de muesli caseiro guarnecidos com fruta e nozes; torradas de imensos tipos de pão, servidos com compotas; omeletes de cogumelos ou mozarela e tomate; parfait de iogurte, granola e fruta; tudo feito fresco e de raiz pelo staff do Aqui às 5. Além do mais, saudável e com muito sabor. Se se fizer acompanhar de outra pessoa, existe um menu de brunch para 2 pessoas por 13€, uma oportunidade destas não se pode desperdiçar.

Brunch We Braga

Informações

Rua Quinta de Cabanas, 21
4700-002
Braga
253 184 730
https://www.instagram.com/aquias_5/
https://www.facebook.com/pages/Aqui-As-5-Casa-de-Cha

 

Time To

Embora assumindo-se mais como um espaço para almoçar ou jantar, com umas conservas em cima da mesa e amigos a fazerem-lhe companhia, consideramos que o Time To pode ser um local para tomar um brunch diferente. Localizado em pleno centro histórico da cidade de Braga, o Time To é um espaço com uma decoração elegante e sofisticada, onde apetece estar. A sua esplanada ensolarada, convida qualquer um a sentar-se e degustar um bom queijo ou copo de vinho.

No entanto, é de brunch que lhe estamos a falar. Para abrir o apetite, pode começar por encomendar uma tábua de queijos, com compota, frutos secos e framboesas. De seguida, uma sandes de salmão fumado acompanhada de salada com mistura de alfaces, tomate cereja e queijo, a sandes de presunto também é muito boa. Para finalizar, um parfait de iogurte com fruta e granola ou, se se sentir mais guloso, um crumble de maçã, caseiro, servido quentinho e com uma bola de gelado de baunilha. Tudo delicioso.

Time To Brunch Braga

Informações

Rua Dom Afonso Henriques, 7
4700-321
Braga
253 044 754
timeto@timeideas.pt
http://timeideas.pt/
https://www.facebook.com/time.to.foodrinks/
https://www.instagram.com/time.to.foodrinks/

Ferreira Capa

O Ferreira Capa é um espaço que faz parte do imaginário dos bracarenses, sendo um dos primeiros sítios que nos vem à cabeça quando pensamos em ir comer um docinho ou tomar um chá a meio da tarde. Existindo como uma referência da doçaria tradicional da nossa cidade, não deixou de se modernizar e ir ao encontro dos gostos que foram evoluindo ao longo dos tempos. Nesse sentido, de há uns anos para cá decidiu começar a servir um brunch que, rapidamente, conquistou um lugar de destaque em Braga.

Ora, o brunch do Ferreira Capa pode não ter açaí ou abacate na ementa, mas serve ingredientes de primeira qualidade e pastelaria ou padaria feita fresca todos os dias. No menu de brunch do Ferreira Capa, encontramos torradas servidas com compotas, prato de fruta laminada, croissant fresquinho fresquinho, ovos mexidos com bacon, queijo e fiambre fatiados, sumo de fruta natural e uma bebida quente. Para finalizar é-nos servido um café que se faz acompanhar de um doce miniatura. Além da comida deliciosa, poderá desfrutar de um salão de chá centenário de decoração sumptuosa, que faz do Ferreira Capa uma das casas mais apreciadas da cidade de Braga.

Ferreira Capa Brunch Braga

Informações

Rua dos Capelistas, 45
4700-307
Braga
253 181 882
https://www.facebook.com/ferreiracapa/

Colinatrum

O Colinatrum é já um clássico da cidade de Braga. Estabelecido há mais de 16 anos, este é daqueles lugares que se visitam a qualquer hora do dia, em qualquer estação do ano. Com uma esplanada que tem uma das melhores vistas sobre a cidade, no Colinatrum sentimo-nos confortáveis para por ali ficar umas horas à conversa, a ler ou a simplesmente a admirar a paisagem.

O brunch aqui servido será certamente uma das razões que o fará visitar e apreciar este espaço. Croissants fresquinhos, ovos mexidos, pão torrado, queijo e fiambre, compotas, taças de iogurte grego com fruta e/ou granola, sumo de laranja natural, café ou chá e uma majestosa salada de frutas frescas. O brunch do Colinatrum é um evento apetitoso e sofisticado, a fazer lembrar os buffets de hotel. Uma dica, se ainda se sentir capaz prove o bolo de chocolate do Colinatrum, que facilmente compete para ser um dos melhores do país!

Culinatrum Brunch Braga

Informações

Rua Damião de Góis, 11
4700-028
Braga
253 215 630
https://www.facebook.com/pages.colinatrum/

 

Queijaria Central

Há mais de meio século que a Queijaria Central abastece os bracarenses com os melhores produtos regionais e tradicionais do nosso país. Queijos, doçaria, enchidos, vinhos, conservas, frutas secas ou cristalizadas, chocolates, compotas, chás, enfim, a lista é quase interminável. Recentemente, tendo mudado de gerência, a Queijaria Central ganhou novo destaque introduzindo novas ideias e produtos ao seu já extenso inventário. Hoje em dia, pode almoçar-se na Queijaria, seja uma salada, um prego no prato ou uma alheira a qualidade é a que já estamos habituados nesta emblemática casa de Braga.

Ora, aqui não existe propriamente um brunch definido, com menu ou uma ementa especial. Simplesmente a qualidade dos produtos falam por si. Pode no entanto disfrutar de uma tábua de queijos portugueses acompanhada de uma mistura de frutos secos, tábua de enchidos regionais, queijadas, casadinhos (deliciosos biscoitos entremeados com marmelada), pão de ló caseiro, sumo de laranja natural e, claro está, café ou chá. Não será o brunch mais convencional, mas trará à sua mesa uma variedade de produtos regionais do nosso Portugal difíceis de encontrar noutro lugar.

Brunch Braga

Informações

Avenida Central, 38
4710-229
Braga
253 263 558
queijariacentral@gmail.com
https://www.facebook.com/queijariacentral/

 

 

Comentários

More from Henrique Almeida
Braga Romana 2019 | Programação
Durante uma semana, Braga irá viver intensamente o quotidiano de Bracara Augusta...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: Ângelo

    Qto à Casinha, li aqui que esta casa servia bons brunch’s. Hj, 7 março 2020, após 15 minutos à espera de sermos atendidos, vimos um casal de turistas entrar, dirigirem-se ao balcão e serem imediatamente atendidos.

    Levantei-me da mesa, dirigi-me ao balcão e questionei educadamente o facto, ao qual recebi a resposta “estou sozinha e é pré-pagamento”. Aleguei que podia ter tido a elegância de ter avisado, dado não ter visto qq aviso, ao qual recebo a resposta “como disse, estou sozinha”.

    Ao patrão deste negócio, cuide do que é seu. Obviamente viemos embora e não conto voltar.

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.