Os Melhores Restaurantes Vegetarianos em Braga

Guia Restaurante Vegetariano

A ideia de que comer só legumes e vegetais é para quem está de dieta, está ultrapassada. Hoje em dia, os restaurantes vegetarianos oferecem menus variados, cheios de sabor e que ajudam a promover um estilo de vida mais saudável, sem comprometer o apetite do foodie mais exigente. Comer de forma consciente e saudável está na moda e recomenda-se.

Decidimos sair às ruas de Braga e dar-lhe a conhecer os melhores restaurantes da cidade em que a carne e o peixe ficam fora do menu. Siga o nosso roteiro e expanda o seu palato, verá que em Braga há vida para além dos Sarrabulhos e dos Pica-no-chão!

 

Anjo Verde

Instalado no Largo da Praça Velha há mais de 10 anos, o Anjo Verde é um restaurante vegetariano em idade adulta. Os pratos aqui servidos são resultado de muita experiência e sabedoria, criando iguarias plenas de sabor e saúde. Com uma ementa de clara inspiração mediterrânica, o Anjo Verde oferece uma variedade de pratos assinalável. Alho francês à brás, strogonoff de soja, bifinhos de seitan com cogumelos, quiche de alho francês e chouriço de soja, hambúrguer de soja com molho de caril, beringela à parmigiana e, a especialidade, lasanha Anjo Verde.

Ficou curioso? Com água na boca? Pois bem, depois de comer o prato principal, prepare-se para se deliciar com as sobremesas do Anjo Verde. Tarte de coco Anjo Verde, tarte de chocolate com pimenta, cheesecake de morango ou manga e o crocante de maçã (a nossa preferida). Enfim, não faltam razões para que visite este restaurante e deixe ficar a carne e o peixe para outro dia da semana. Se possível, fique na esplanada que é uma das mais bonitas da cidade.

Anjo Verde Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Largo da Praça Velha, 21
4700-424
Braga
253 264 010

 

Hibiscus

Quando chegamos ao Hibiscus, deparamos-nos com uma bonita “casinha” que nos remete, imediatamente, para um ambiente familiar. Entramos na casa e essa sensação passa a realidade. O espaço é bastante acolhedor, em que o teto em madeira, as paredes em pedra e a salamandra são elementos chave. No exterior, existe uma agradável esplanada, que fica no “jardim da casa”, criando esta ideia de um certo romantismo em todo o espaço.

Quanto à comida, é vegetariana e/ou vegan com uma qualidade e variedade assinaláveis. Diariamente, o Hibiscus oferece um buffet que contempla entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. A ementa muda todos os dias, para o almoço e jantar, e as opções são sempre saudáveis e bastante criativas. Pratos como salteados de legumes, feijoada transmontana vegan, estufadinho de feijão branco com alga nori, strogonoff de seitan e beringela, seitan com grelos e batatinha a murro, sopa do campo, papadam indiano, endívias recheadas, quinoa portuguesa ou tofu indiano, são apenas algumas das sugestões diárias no Hibiscus.

De assinalar também as sobremesas, que só de aspeto o vão deixar a salivar! Semifrio de coco e gengibre, mousse de café, strudell de maçã, cheesecake de tofu ou uma deliciosa tarte de chocolate. Um sem fim de saborosas e saudáveis iguarias que fazem qualquer foodie esquecer-se dos bifes grelhados e dos bacalhaus com broa.

Hibiscus Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Largo de São Francisco, 32
4700-307
Braga
253 254 137
hibiscus.braga@gmail.com
https://www.facebook.com/Hibiscus.Braga/

Informações Úteis

Praça Conde de Agrolongo, 123
4700-314
Braga
966 959 098
pausa@pausa-cafetaria.com
http://www.pausa-cafetaria.com/
https://www.instagram.com/pausacafetaria/
https://www.facebook.com/pausacafetaria/

 

Indian Tandoori

A cozinha indiana é mundialmente famosa, seja pela variedade e sofisticação dos seus pratos, seja pelo uso de uma complexa mescla de especiarias. Estas características conferem à gastronomia indiana um sabor único e marcante. A maioria da população indiana segue uma dieta vegetariana.

Neste restaurante é obrigatório que comece por pedir uns naans de entrada – pão típico indiano, achatado e circular, que pode ser recheado. Existem em três variedades: alho, coco e caju, e queijo. Deliciosos! Comem-se à mão e fazem-se acompanhar de três dippings: manga, malagueta e iogurte com menta. Ainda nas entradas, sugerimos que prove as chamuças de vegetais e, por favor, mergulhe as chamuças no dipping de manga e depois no de iogurte e menta e…booom! Explosão de sabor!

Pratos principais: Malai Kofta (pequenas bolas de batata, recheadas com vegetais), Dal Tarka (lentilhas indianas servidas com gengibre, alho, cebola e tomate) saudável e delicioso, e Caril Vegetariano ou Bombay Aloo (batatas aos cubos cozidas, depois fritas e aromatizadas com várias especiarias como caril, açafrão, pimenta e sementes de mostarda). Tudo isto pode ser acompanhado por arroz basmati, fofo e soltinho, que pode ser simples, com coco, caju, amêndoas e especiarias ou aromatizado com açafrão e especiarias. A terminar, não perca o gelado caseiro de pistáchio ou manga, um belo finale depois de uma refeição a viajar pelas Índias.

Indian Tandoori Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Rua Padre António Vieira, 43
4710-412
Braga
253 248 678
restauranteindianobraga@gmail.com
https://www.facebook.com/pages/category/Indian-Tandoori-Restaurant/

 

Alfacinha

Estabelecido em Braga desde o ano de 2006, esta casa de chá transformada em restaurante ou em bazar de coisas saudáveis, existe a dois passos da Sé de Braga. Com um espaço pequenino, mas cheio de encanto, o Alfacinha traz à cidade de Braga opções de comida vegetariana, vegan e macrobiótica. De segunda a sábado existem três momentos de refeição, pequeno almoço, almoço e lanche, sempre dentro de uma dieta saudável e consciente. Para além de ser um restaurante, o Alfacinha transforma-se regularmente numa sala de aula para workshops sobre comida e hábitos saudáveis.

Os almoços são servidos de segunda a sábado e a ementa é bastante dinâmica, tendo um prato novo praticamente todos os dias. Com aviso prévio há refeições sem glúten. Poderá deliciar-se com iguarias como caldeirada de tofu, tarte de beringela e queijo cheddar, massa de cogumelos à Bulhão Pato, moqueca de tofu, sopa de miso, crumble de tomate fresco e queijo feta, entre muitas outras.

Para sobremesa ou lanche há bolos à fatia, caseiros e com pouca adição de açúcar, como brownie de nozes, bolo lima/limão, cheesecake de cacau com manteiga de amendoim, crumble de abacaxi e gengibre ou coisas mais elaboradas como a bavaroise de morango, tarteletes de fruta e chocolate ou de coco e figos. A criatividade abunda, tal como a vontade de praticar um estilo de vida saudável e consciente.

Alfacinha Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Rua Dom Gonçalo Pereira, 75
4700-424
Braga
253 261 021
https://www.facebook.com/AlfacinhaBraga/

 

Semente

A Semente é daqueles lugares que vivem o verdadeiro espírito de comunidade e de bem fazer. Aqui a qualidade de vida e a aprendizagem estão em primeiro plano. São organizados workshops, aulas e cursos, que, com regularidade, decorrem dentro de portas. Há ainda atividades para pais e filhos, que passam por aprender receitas e técnicas para praticar uma alimentação mais saudável. Temas como receitas de natal, alimentação natural para crianças e bebés, saboaria natural, iniciação à culinária macrobiótica, snacks para picnic ou as várias formas de cozinhar tofu, são lecionados de forma natural e profissional.

De há uns anos para cá, a Semente decidiu começar a servir almoços. O serviço é em estilo buffet e serve almoços de segunda a sábado , sempre compostos por duas sopas, dois cereais, duas proteínas e uma variedade de saladas e vegetais cozinhados ou em cru. A ementa muda diariamente e a oferta é bastante criativa e apetitosa. Risotto de tofu, estufado de lentilhas, tempeh no forno com cogumelos shitake, migas de feijão azuki, caril de favas, são algumas das especialidades servidas no buffet. Outra sugestão, é passar pela Semente ao sábado de manhã e provar um pequeno almoço vegan e muito nutritivo que o vai deixar cheio de energia para o resto do dia. Recomendamos a taça de creme de arroz doce com toppings de fruta e nozes. Uma delícia!

No final do ano passado, a Semente deu um passo em frente e abriu uma segunda casa. Semente Art, Coffee & Plant Based Food, é o nome do novo espaço que fica na Casa Grande do Campo das Hortas. O espírito e a missão continuam as mesmas, num espaço moderno e bastante confortável, no centro de Braga.

Semente Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Rua José António Cruz, 64
4715-213
Braga
253 261 163
semente-cmb@net.novis.pt
https://www.instagram.com/sementecentromacrobioticobraga/
https://www.facebook.com/sementecentromacrobioticodebraga/

 

Gosto Superior

Com portas abertas desde 2002, o Gosto Superior é o restaurante vegetariano mais antigo de Braga. Esta pérola da gastronomia bracarense, está situada junto a uma das praças mais encantadoras da cidade, a Praça Mouzinho de Albuquerque ou como é mais conhecida, o Campo Novo. Apelidamos de pérola, pois para quem não conhece, visitar o Gosto Superior é uma verdadeira descoberta. Com um espaço acolhedor, que conta com uma decoração ao estilo de uma casinha antiga, com teto em madeira e paredes de pedra, vai sentir-se como se estivesse em casa da avó, com direito a miminho e tudo.

No menu, a comida é vegetariana e de primeira qualidade a um preço bastante razoável e, na sua maioria, com uma responsabilidade de ser de fonte sustentável e biológica. De referir que uma das especialidades da casa é a Francesinha Vegetariana servida ao fim de semana, que diga-se é deliciosa e não fica nada atrás de uma francesinha em qualquer outro lugar. Outras especialidades são, o hambúrguer de lentilhas e espinafres, as chamuças de cenoura e requeijão, o empadão de legumes, a moussaka e não poderá deixar de provar a feijoada de seitan à portuguesa. Para terminar tudo em beleza, o manjar de coco ou a tarte de maçã são simplesmente deliciosas. Visite e desfrute de um espaço e atendimento honesto e consciente dos benífícios de uma vida equilibrada, saudável e ecológica.

Gosto Superior Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Praça Mouzinho de Albuquerque, 29
4710-301
Braga
253 217 681
gostosuperior@gmail.com
https://www.instagram.com/gostosuperior.pt/
https://www.facebook.com/gostosuperior.pt/

 

Rá-Chá-Kao

O Rá-Chá-Kao não é um restaurante vegetariano, é um restaurante Tailandês. No entanto, da Tailândia chegam-nos alguns dos pratos vegetarianos mais complexos e ricos da gastronomia asiática. Ao introduzirmos este restaurante no nosso roteiro, dos melhores restaurantes vegetarianos em Braga, queremos desafiar os palatos mais conservadores a explorarem outras possibilidades de comida vegetariana. Nem só de lasanha de vegetais, tofu salteado ou hambúrgueres de lentilhas, vive a culinária vegetariana. Ora, neste restaurante a oferta de pratos vegetarianos deixará qualquer um a salivar.

Para começar, sugerimos que provem os crepes de vegetais tailandeses (poh-peah-tod), servidos com um molho agridoce, que são super estaladiços e a rebentar de sabor. Podem também pedir a salada de noodles de “vidro” (yam-woon-sen), servida com ervas aromáticas, malagueta e vegetais, que é servida fria e ideal para partilhar. Seguidamente, uma sopa tailandesa (tom-yum) de vegetais, com a característica de ser super aromática, equilibrando na perfeição a acidez e o picante. Para pratos principais, sugerimos-lhe o caril verde vegetariano (gaeng-kiew-wan) ou a sopa de noodles de arroz com tofu e vegetais (kuay-team-nam). Acredite que irá explorar cantos do seu palato que nunca imaginou existirem!

Chegada a hora das sobremesas, aqui a escolha é óbvia. O arroz doce glutinoso com manga e molho de coco (khao-niam-ma-muang), que é a sobremesa de eleição na Tailândia, é imperdível. Ainda existem outras opções, como o bolo de chocolate servido com frutos silvestres ou a mousse de maracujá. Visite o Rá-Chá-Kao e deixe-se levar por aromas fortes mas reconfortantes.

Rá-Chao-Kao Restaurante Vegetariano

Informações Úteis

Rua Do Anjo, 56
4700-305
Braga
253 610 086
rachakaobraga@gmail.com
https://www.rachakao.com/
https://www.instagram.com/rachakaobraga/
https://www.facebook.com/rachakaobraga

 

 

Comentários

More from Henrique Almeida
As Melhores Francesinhas De Braga – Roteiro Gastronómico
Braga não é propriamente uma cidade famosa pelas francesinhas, no entanto recentemente...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: Amelia

    Já experimentaram o menu vegan do sushi em tua casa Braga ? Estou fã. É feito com muito carinho e a conjugação de sabores é perfeita. Para além disso conta com mesmo muitos ingredientes, ficam alguns: tofu frito e outro temperado em molho de soja (acho), cogumelos frescos salteados, seitan, humus de sesamo, quinoa, courgette frito …
    Apesar de não serem um restaurante vegan também merecem o seu destaque. Têm inclusive as segundas vegan mágicas… onde encomendando 16pecas recebemos 32.
    O Call center é super atencioso, devem experimentar.

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.