Um pouco de Teatro – o Theatro Circo e a freira fantasma!

Theatro Circo Teatro

Ser guia turístico da Minho Free Walking Tours em Braga é cheio de bons momentos. Os turistas que visitam a Cidade dos Arcebispos não poupam elogios, seja à beleza de Braga, à sua genuinidade, ou até mesmo aos próprios guias. A monumentalidade, o contexto histórico e cultural da nossa bimilenar Bracara Augusta, são o cenário perfeito para um guia turístico brilhar. Tal como no Teatro, por vezes também uma visita guiada termina com palmas. Mas devemos sempre lembrar-nos que o guia turístico não passa dum ator secundário no grande palco da cidade, recheado de arcebispos, mitos, santos locais, romanos, suevos e visigodos, entre outros atores principais. As palmas são para eles.

Braga TeatroSé de Braga Teatro

Uma cidade não tem identidade apenas através da sua história, ou das suas tradições. É também um palco para muitas artes. O desenvolvimento artístico dá vida a essas expressões que vêm de longe. A cultura proporciona a reprodução da identidade, a sua reinterpretação, a sua presença sempre pertinente nos dias que correm. Uma das artes mais antigas, mais nobres e também mais acessíveis e populares é, claro está, o Teatro.

Arco da Porta Nova Bom Jesus Teatro

Em Braga temos a sorte de ver a nossa identidade e cultura reforçadas por várias companhias de Teatro que nos mantêm artisticamente satisfeitos. Maravilham-nos com as suas novas peças e as suas participações frequentes nas principais manifestações culturais da cidade. É comum vermos muitos grupos de Teatro bracarenses a brilhar na ‘Braga Romana’, na ‘Noite Branca’, na ‘Braga Barroca’, no Festival de Teatro ‘Mimarte’ e mesmo no ‘Braga é Natal’, quando o frio já aperta. Sem o Teatro, não se revivia o profundo e rico passado de Braga.

Noite Branca TeatroTheatro Circo Teatro

O Teatro está também patente num dos monumentos mais apelativos que salientamos nas visitas da Minho Free Walking Tours, o Theatro Circo. A sua fachada traz-nos as máscaras da comédia e do drama, juntamente com o rico enquadramento da entrada, decorada do topo à base do edifício, com elementos que incluem imponentes colunas jónicas. Quem visita o Theatro Circo encontra maravilhosos espaços interiores, luminosos e decorados, como o foyer e o salão nobre. A beleza do edifício espelha-se sobretudo na Sala Principal, adornada em ricos pormenores dourados, e coberta por uma magnífica cúpula, decorada com ilustrações que representam os diversos momentos do dia.

Theatro Circo TeatroTheatro Circo Theatro Circo

Temos, no Theatro Circo, o palco de Braga por excelência, construído num estilo revivalista em 1915. Esta sala de espetáculos foi uma ideia de bracarenses liderados por Artur José Soares, José António Veloso e Cândido Martins, originada em 1906. A partir de 1911 começou a sua construção, sob traço do arquitecto João de Moura Coutinho. Quando novo, o Theatro Circo permitiu a Braga albergar as grandes produções teatrais e operáticas que não cabiam nas antigas salas da cidade. Recebeu também os primeiros filmes falados em toda a região. Tal como substituiu o mais antigo espaço conventual de Braga, o Convento dos Remédios, diz-se que o Theatro Circo é ocupado pelo fantasma da última freirinha que lá faleceu, no final do século XIX. O nosso próprio “Fantasma da Ópera” (!) que muda coisas de sítio para importunar os artistas.

Theatro Circo Theatro Circo Cinema

Felizmente, as ninfas que decoram a cúpula da Sala Principal trazem bons augúrios ao público, enquanto protegem os artistas da pobre freira que, afinal, só queria que o tempo voltasse atrás. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mas o Theatro Circo mantém-se, há mais de 100 anos, como uma referência incontornável da arte e da cultura da cidade. Tudo começa na sua arquitectura e na sua benevolente presença na Avenida da Liberdade, que não nos cansamos de salientar na Minho Free Walking Tours, recorrendo a um pouco de ‘theatro’.

Theatro Circo


Artigo escrito por Miguel Marado, guia das Minho Free Walking Tours

 

Comentários

Outras publicações de Minho Free Walking Tours

Caminho de Santiago: De Braga para o Mundo!

Uma percentagem considerável dos participantes nas Minho Free Walking Tours são peregrinos...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.