Colinatrum

De que se trata?

As opiniões dividem-se: uns dizem que é um café; outros que é um bar; outros defendem ainda que as refeições fazem dele um restaurante; e ainda há quem arrisque dizer que o Colinatrum é uma pastelaria.

we-braga-colinatrum-89we-braga-colinatrum-66we-braga-colinatrum-17we-braga-colinatrum-18we-braga-colinatrum-9we-braga-colinatrum-11we-braga-colinatrum-30(1)

Em que é que ficamos? Se leres o texto até ao fim, concluirás que o Colinatrum é tudo o supracitado.

Esplanada

we-braga-colinatrum-70

Com uma esplanada que se estende por 40 metros, o Colinatrum convida-nos simpaticamente a sentar e disfrutar da extraordinária panorâmica sobre a parte sul da cidade ou o Monte do Picoto. Momento que ainda fica melhor quando percorremos a carta e pedimos uma refrescante cerveja artesanal.

A poucos passos do centro da cidade (são 550 metros da Sé de Braga segundo o Google Maps) o Colinatrum consegue ser um espaço tranquilo e resguardado da agitação das ruas mais concorridas.

we-braga-colinatrum-29we-braga-colinatrum-56we-braga-colinatrum-63we-braga-colinatrum-20

Outro aspeto interessante da localização do Colinatrum, é o facto de ser possível visitar logo ali ao lado o Museu D. Diogo de Sousa e as Termas do Alto da Cividade. Já no séc. II os Romanos tiravam partido do ponto mais alto da cidade, através de balneários públicos e do amplo Teatro de Bracara Augusta.

E esta esplanada não se esgota no Verão! Os toldos elétricos recolhem rapidamente transformando-se num espaço acolhedor para dias mais cinzentos; e os aquecedores fixos no teto emanam aquele “calorzinho” que sabe tão bem no Inverno.

we-braga-colinatrum-43(1)we-braga-colinatrum-46we-braga-colinatrum-27

Brunch

Adoras os “pequenos-almoços de hotel”? Acreditas no teu médico quando diz que esta é a refeição mais importante do dia?

Então temos boas notícias para ti. Em forma de Brunch!

we-braga-colinatrum-87we-braga-colinatrum-81

No Colinatrum, a refeição que funde o pequeno-almoço e o almoço e que faz as delícias dos ingleses, é uma realidade. E por sinal, bem saborosa. Os ovos mexidos, as compotas ou o sumo de laranja natural (entre outras coisas que constituem o Brunch) tornam as horas matinais mais apetecíveis e motivadoras.

Já não há desculpas para não tomarmos um pequeno-almoço digno de um rei.

Almoço diversificado

prato do dia no colinatrum Costela mendinha ColinatrumPrato do dia no colinatrum Redfish ColinatrumPrato do dia no colinatrum Prato de almoço no colinatrumSopa Colinatrum

Chegaste atrasado para o Brunch e agora é hora de almoçar?

Todos os dias úteis o Colinatrum tem várias opções de prato do dia: Pataniscas com arroz de feijão vermelho, medalhões de pescada no forno com bacon e cogumelos ou até costela mendinha no forno com batatas assadas são alguns exemplos incluídos no menu. Para os mais apressados que gozam de uma curta hora de almoço, sugerimos uma sopa de legumes e um prato mais leve como bife de peru grelhado com salada e fruta  – um prato nutritivo, delicioso e rápido!

Bolo de chocolate

we-braga-colinatrum-41

Chegar à conclusão sobre qual o melhor bolo de chocolate do mundo não é tarefa simples. O consenso é difícil de atingir e, algumas vezes, o alarido popular não corresponde à qualidade do sabor.

O bolo de chocolate do Colinatrum por outro lado, é (quase) um pequeno segredo. Daqueles que se guardam como uma jóia preciosa num cofre, só revelados quando queremos impressionar alguém.

we-braga-colinatrum-40

O bolo combina duas camadas: a de baixo, com uma textura mais espessa e consistente; a camada de cima mais macia, autêntica mousse de chocolate. O encontro das duas desencadeia uma experiência intensa de sabores. Imprescindível provar!

Lanche

Sandes em bolo do caco no colinatrum batatas fritas rústicas do colinatrum

Mas no Colinatrum existem opções para todos os gostos. Se já provaste o bolo de chocolate na semana passada e apetece-te variar, recomendamos as sandes em bolo do Caco, as batatas rústicas ou a tosta mítica mediterrânica com salmão fumado. São uma alternativa diferente e deliciosa a tudo que se pode encontrar por aí.

Outras alternativas mais frescas são os gelados de Baunilha, Morango e Cheesake ou os clássicos da Haagen dazs, os granizados de limão, manga ou frutos do bosque.

Gelado de baunilha, morango e cheesecake do colinatrumwe-braga-colinatrum-36

Jantar

Depois de um final de tarde bem passado na esplanada e com a barriga a dar horas, deixa-te surpreender pela oferta do Colinatrum. A opções são variadas e ficarás contente por não teres de perder aquele lugar especial na esplanada, para ires a outro lado.

we-braga-colinatrum-73

Um bar

São 9:30 da noite e queres tomar café, beber um gin ou simplesmente conversar com os amigos enquanto ouves música?

O Colinatrum à noite torna-se um café/bar descontraído e confortável. A música adapta-se – mais enérgica à sexta e ao sábado e mais calma nos dias de semana – e a lista das bebidas é muito variada. Entre cervejas nacionais, internacionais ou vinhos, a oferta dará resposta ao que desejares.

Não é o espaço onde terminarás a noite (se quiseres sair) mas definitivamente é o lugar para começar.

we-braga-colinatrum-5we-braga-colinatrum-4we-braga-colinatrum-3we-braga-colinatrum-6

Colinatrum

Rua Damião de Gois N.º 11 Cividade
4700 – 028 Braga

N41º31’45.98” W8º25’41.92”

253 215 630
915 260 383

https://www.facebook.com/pages.colinatrum
https://plus.google.com/+ColinatrumCaféBraga

 

Horário Verão (28 Jun – 15 Set):

Seg – Sex: 08H00 – 02H00
Sáb – Dom: 08h30 – 02h00

Horário Inverno (16 Set – 27 Jun):

Seg – Qui: 08H00 – 00H30
Sex: 08H00 – 02H00
Sáb: 08H30 – 02H00
Dom: 08H30 – 00H30

Feriados: 25 de Dez: 14H00 – 00H30 | 31 de Dez: 08H00 – 18H00 | 1 de Jan: 14H00 – 00H30
Encerra a 24 de Dezembro

 

Comentários

Outras publicações de We Braga

La Piola

O verdadeiro representante dos restaurantes italianos em Braga Se há alguma coisa...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *