Procura restaurantes de sushi em Braga?
A sabedoria popular portuguesa diz-nos que comer é um dos grandes prazeres da vida e nós não poderíamos concordar mais. O que a sabedoria popular não nos diz é algo sobre sushi em Portugal e, em concreto, sushi em Braga.
Bom, não é difícil perceber porque é que isto acontece. São coisas que demoram o seu tempo e o gosto dos portugueses pela gastronomia japonesa ainda é relativamente recente. Todavia, arriscamos dizê-lo, chegou para ficar. Pelo menos a avaliar pelo sabor e qualidade do sushi do Alma d’Eça.
Vista para o jardim de Santa Bárbara
O Alma d’Eça fica no centro da Braga e tem duas salas amplas, agradáveis e contemporâneas, o que não é muito comum nos centros históricos. Mas para além de localização privilegiada, goza também de uma vista desafogada sobre um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Jardim de Santa Bárbara.
A esplanada fica junto ao jardim, um dos espaços verdes mais carismáticos da cidade. O cartão de visita perfeito, que revela que o Alma d’Eça é algo mais do que apenas um local utilitário onde nos podemos alimentar. Mas já lá vamos.
Sushi e comida mediterrânica
Embora o Alma d’Eça possa ser conhecido como um dos melhores restaurantes de sushi em Braga, a versatilidade do chef Nuno Peixoto dá ao restaurante igualmente expertise na comida mediterrânica.
A sua experiência em países como Itália ou Malta fazem com que pratos como o risotto de gambas, vieiras e espargos, o magret de pato com molho de morango ou o bife do lombo com molho chimichurri surpreendam pelo paladar rico e dificilmente olvidável.
Não obstante, no que ao sushi diz respeito, a sua certificação internacional, consubstancia todos os adjectivos que classificam o Alma d’Eça como um dos melhores locais para comer sushi em Braga.
Alma d’Eça Sushi Experience
Todas as quartas-feiras à noite, o Alma d’Eça proporciona uma experiência gastronómica a que dá o nome de “Sushi Experience”. E não é para menos.
Quando as entradas vêm para a mesa, seguidas do freestyle de sushi, sabemos que a experiência vai para além do paladar. É um ensaio sensorial onde a visão, tato, olfato e audição também se afirmam como parte integrantes.
O prato é decorado com uma incrível minúcia que quase não apetece desmanchar. Claro que este sentimento acaba rapidamente assim que levamos a primeira peça à boca. A textura crocante nas peças quentes e mais suave nas frias, as frutas, os diferentes peixes que compõem o prato, contribuem para uma diversidade de sabores interessante e agradável de degustar. O perfume que nos chega das flores do Jardim de Santa Bárbara e a música ambiente proporcionam conforto, bem-estar, e a sensação de termos escolhido o restaurante certo.
Para os mais curiosos, as entradas atravessam a tradição japonesa com a espetada yakitori, os raviolis japoneses de frango ou o crepe harumaki, entre outros. Tanto as entradas, como posteriormente as peças de sushi no freestyle, vão variando todas as semanas mediante a oferta de peixes, legumes e frutas frescas.
Menu Executivo semanal: Sushi ou Mediterrânico
De volta ao primeiro parágrafo do artigo, o prazer da comida também pode acontecer durante a semana de trabalho, à hora de almoço, e para isso o Alma d’Eça tem um menu executivo a preços acessíveis.
As opções passam pelo sushi e pela dieta mediterrânica. No menu mediterrânico, incluem-se a sopa, prato, bebida e café. No sushi, opte pelo freestyle de 12 unidades, bebida e café.
Informações úteis
Rua Eça de Queirós, n. 28
Braga, Portugal
253 251 081
Horário
Seg: 12:30 – 15:00
Ter – Qui: 12:30 – 15:00 | 20:00 – 23:00
Sex e Sáb: 12:30 – 15:00 | 20:00 – 23:00
5 Estrela: Atendimento, serviço, sushi, sangria e sobremesa.
Preço: Correspondente à qualidade.
Lá terei de voltar.