Localizado bem no centro de Braga, mais concretamente no início da Rua do Raio e em frente ao jardim da Senhora-a-Branca, surge um dos restaurantes da cidade que mais dedicação empresta à gastronomia minhota: o Trota’s.
O restaurante Trota’s e os seus pratos
O espaço é acolhedor, o ambiente é sereno e convidativo à passagem de umas boas horas em volta da mesa. Com uma lista de vinhos extensa e cuidadosamente preparada para acompanhar os pratos ali confeccionados, o Trota’s tem um lema para si mesmo: “um local onde se degusta em Português mas à moda de Braga.”
O restaurante tem uma história recente mas já conquistou uma base de clientes fidelizados considerável. A nosso ver, isso deve-se sobretudo a dois fatores inegáveis. Por um lado, a consistência do serviço, aqui não há surpresas pela negativa. Por outro lado, a boa disposição que encontramos em todo o staff e que é contagiante.
De entre todos os pratos, há alguns que quisemos relevar porque não podíamos mesmo deixar em claro. Falamos por exemplo do pernil de porco no forno, uma delícia. A carne separa-se do osso “como manteiga” e faz-nos crescer água na boca nesse instante. Quando levamos o garfo à boca e finalmente saboreamos, a expressão de puro deleite que nos invade é indisfarçável. O mesmo sucede com os filetes de polvo acompanhado por um maravilhoso arroz de legumes ou com o bacalhau com broa que, sem pretensiosismos, podemos catalogar como um dos melhores de Braga.
A qualidade dos produtos preconizada pelo Trota’s vai ao pormenor do pão que nos é servido assim que nos sentamos, às entradas esplêndidas disponibilizadas na carta. Mas a carne que aqui provamos é sempre excecional e talvez o prato mais exemplificativo seja o costeletão que, cá para nós, é digno de um Obelix.
Recentemente o restaurante Trota’s introduziu na sua ementa a carne Cachena. Da região minhota, mais concretamente vinda das serras da Peneda, Soajo e Amarela; esta carne caracteriza-se por ser bastante suculenta e tenra. De tom rosado e consistência firme tem pouca gordura intra-moscular, sendo de um sabor único que imediatamente nos transporta para o campo e a montanha. No Trota’s é servida em costeleta ou posta, grelhadas na perfeição, desta forma promovendo, orgulhosamente, mais um produto de excelência da gastronomia minhota.
Como não podia deixar de ser, num restaurante que privilegia a gastronomia típica do Minho, as papas de sarrabulho chegam ao Trota’s assim que entramos no Inverno. São espessas porque estão recheadas de carne, como se quer numa boa casa de comida minhota. Vale a pena vir aquecer o estômago com estas papas do Trota’s!
A lista de sobremesas não é extensa e diversa, como que a dizer-nos que o que ali está é o que o Trota’s faz muito bem! O pudim Abade de Priscos é uma das opções, como não podia deixar de ser num restaurante que oferece o melhor da gastronomia minhota. É uma delícia. Nós perdemos a cabeça com o cheesecake, exclusivo do Trota’s porque é feito na casa com recurso a ingredientes de fina qualidade, e que aconselhamos vivamente a provar!
A francesinha do Trota’s
Merece um lugar de destaque: é, a nosso ver, uma das melhores francesinhas de Braga. Irrepreensível nos ingredientes, de qualidade soberba e na proporção certa, a francesinha do Trota’s usa a exata quantidade de pão que apreciamos e este é torrado até ao ponto ideal, fazendo com que não se desfaça de tão ensopado em molho como às vezes vemos em algumas francesinhas. E já que falamos do molho, este é maravilhoso, nem demasiado amanteigado nem exageradamente carregado de tomate, talvez seja a par da Taberna Belga e da Taberna Real uma das receitas mais consistentes da cidade.
Sabemos que a francesinha é originária do Porto mas é de notar que em Braga há sempre um sentido crítico apenso às tradições, daí que tenha surgido uma variante do molho bastante interessante que traz imensa gente à cidade à procura das suas francesinhas. Definitivamente, a francesinha do Trota’s merece fazer parte do roteiro das francesinhas de Braga.
Para acompanhar, pode sempre optar por uma cerveja artesanal ou por uma das cervejas belgas que o restaurante disponibiliza.
Pratos por encomenda
Há alguns pratos que não constam da carta e que não podíamos deixar de fazer referência. São pratos que exigem um tempo de preparação mais longo ou cujos ingredientes são adquiridos pelo restaurante apenas após encomenda.
Portanto, se tiverem com vontade de experimentar uma destas delícias, planeiem com antecedência e liguem para o Trota’s para fazer a reserva:
- Caril de camarão
- Cabritinho assado no forno
- Rodovalho grelhado (outros peixes disponíveis)
- Arroz de pica no chão
- Galo no forno
Restaurante Trota’s
Largo Sra. A. Branca 122
4710-926 Braga
N 41° 33′ 4.346” | W 8° 25′ 4.171” |
https://www.facebook.com/trotasrestaurante/
Horário :
seg – sáb: 10H00 – 00H00
Encerra ao domingo.