A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

À DESCOBERTA DE BRAGA: O Legado Artístico do Arcebispo D. Diogo de Sousa

19 Janeiro, 2019 - 10:00 / 0:00

|Evento Recorrente (Ver tudo)

One event on 19 Janeiro, 2019 at 10:00

Gratuito
À Descoberta de Braga O Legado Artístico Do. Diogo de Sousa

No âmbito do programa “À Descoberta de Braga”, o Município realiza a 18 de Janeiro uma sessão de histórica local sobre o legado artístico do Arcebispo D. Diogo de Sousa. A sessão tem início às 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e tem como convidada Paula Bessa, da Universidade do Minho.

No dia seguinte, 19 de Janeiro, a partir das 10h00, realiza-se uma visita guiada pelos trilhos Dioguinos. As inscrições são limitadas, devendo ser feitas através do e-mail inscricoes.cultura@cm-braga.pt

Nesta visita, orientada por Rui Ferreira, procuraremos levantar o véu sobre o legado do Arcebispo D. Diogo de Sousa, que governou a cidade entre 1505 e 1532 e foi justamente baptizado de novo fundador de Braga. Considerado como o maior vulto da história de Braga, lançou as bases do urbanismo da cidade até quase ao século XX e voltou a torná-la grande, numa altura em que poderia ter sido condenada ao esquecimento.

Os descobrimentos abafaram as cidades que não estavam junto ao mar e D. Diogo de Sousa, conhecedor da Roma renascentista, dotou Braga de novas ruas e espaços urbanos, mandou construir novos templos, fontes e infra-estruturas para o comércio. Convidou artistas para virem trabalhar em Braga e assistiu à fundação de novos conventos e promoveu a existência de formação superior, através da fundação do Colégio de São Paulo e a fundação do Hospital de São Marcos.

Detalhes

Data:
Janeiro 19
Hora:
10:00 / 0:00
Custo:
Gratuito
Site:
https://www.cm-braga.pt/pt/1301/home/agenda/item/item-1-8736

Organizador

Câmara de Municipal de Braga
Telefone:
253203250
Email:
municipe@cm-braga.pt
Site:
https://www.cm-braga.pt/pt

Local

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de São Paulo, 1
Braga, Portugal
+ Mapa do Google
Site:
blcs.pt