Neste concerto e com uma disposição pouco usual, Ástrio pretende explorar a música de câmara através da apresentação de duas obra distintas, provenientes da cultura musical alemã e russa: a Suite para dois Violinos e Piano de Moritz Moskowsky (1854-1925) e as Cinco peças para dois violinos e piano de Dmitri Shostakovich (1906-1975).
Moritz Moszkowski, cujas obras para piano são as mais representativas da sua obra, foi um importante compositor e pianista alemão, de origem polaca. A suite para dois violinos e piano, op. 71, em sol menor, resulta de um dos últimos trabalhos do compositor, e é uma obra altamente dramática, que foi aclamada pelos críticos como o resultado de um trabalho espetacular e brilhante, permanecendo por muitos anos como uma das obras mais conhecidas do compositor. Da admirável suite, destacam-se o seu virtuosismo, o caráter adoravelmente charmoso e lírico das suas melodias, bem como a sua magnitude sonora demonstrada logo desde o início do primeiro andamento, que se inicia com sucessivas cordas dobradas em ambas as partes dos violinos, fazendo com que seja criado um volume de som dificilmente imaginável a partir destes instrumentos.
Dmitri Shostakovich foi um compositor russo, cuja importância da sua obra fez dele um dos maiores compositores do século XX. As cinco peças para 2 violinos e piano resultam de um arranjo realizado pelo compositor russo Levon Atovmyan, de excertos de obras que Shostakovich escreveu para cinema e ballet, de que são exemplo: The Gadfly, The Human Comedy e The Limpid Stream.
Ana Catarina Pinto – Violino | Marta Eufrázio – Violino | Joana Moreira – Piano
Programa
Moritz Moszkowsky (1854-1925), suite para dois violinos e piano, Op. 71
I. Allegro energico
II. Allegro moderato
III. Lento assai
IV. Molto vivace
Dmitri Shostakovich (1906-1975), 5 Peças para dois violinos e piano
I. Prelude
II. Gavotte
III. Elegy
IV. Waltz
V. Polka