Lubomyr Melnyk
O pianista de 69 anos, que já passou por Portugal em 2015 e 2017, é conhecido por tocar num estilo que o próprio cunhou de ‘música contínua’ – técnica que consiste em tocar notas rápidas em longas séries e que começou a desenvolver quando trabalhava na Ópera de Paris, na década de 70.As suas atuações atmosféricas pautam-se pela repetição de frases musicais no referido estilo, que, tal como a entoação de mantras, aproxima o público de um estado de transe. Ao fim de 40 anos a tentar mostrar a sua música, Melnyk conseguiu o reconhecimento que procurava: hoje é apelidado profeta do piano e inovador. É também considerado um dos pianistas mais rápidos do mundo, detendo dois recordes: consegue tocar 19,5 notas de piano por segundo em cada mão, e é também capaz da proeza de tocar 13 a 14 notas por segundo, durante uma hora.
Kathryn Joseph
Prodigiosamente talentosa e criminalmente subestimada; Kathryn é um dos segredos mais bem guardados da Escócia. A sua voz possui a qualidade de outro mundo comparável a Joanna Newsom e Björk; embora Kathryn tenha a sua identidade bem única. Melhor comparada a Antony Hegarty; ela é uma artista em todos os sentidos; Única e cheia de alma, e no âmago uma linda e enervante verdade.
Depois do seu primeiro trabalho “Bones You Have Thrown Me And Blood I’ve Spilled”, lançado em 2015, e eleito melhor álbum escocês do ano nos BBC Awards, atira-se ao seus egundo trabalho discográfico “from when I wake the want is” que a catapulta para o selo de bandas como Mogwai, a conhecida Rock Actions Records. Descrita como não sendo deste planeta pela Clash Magazine, Kathryn Joseph é uma estreia absoluta em Portugal, e esta só poderia acontecer no RESPIRA!