A carregar Eventos

« Todos os Eventos

CONFERÊNCIA: A matemática do arquitecto André Soares na Capela de Nossa Senhora da Aparecida

Fevereiro 21 - 21:30

Gratuito
A matemática do arquitecto André Soares na Capela de Nossa Senhora da Aparecida

No âmbito das comemorações centenárias de André Soares (1720-1769), realiza-se no dia 21 de Fevereiro, às 21h30, na Basílica dos Congregados a conferência “A matemática do arquitecto André Soares na Capela de Nossa Senhora da Aparecida”. Esta iniciativa contará com a participação de Ângela Lopes, Gisela Gomes, João cabeleira e M. Elfrida Ralha.

Após a conferência, os participantes serão convidados a visitar a Capela de Nossa Senhora Aparecida. A participação é gratuita. As inscrições são limitadas devendo ser efectuadas através do e-mail: inscricoes.cultura@cm-braga.pt

Ângela Lopes: Professora de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário, presentemente a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Doutoranda (Escola de Ciências, Universidade do Minho) em História das Matemáticas em Portugal.

Gisela Gomes: Mestranda do MIArquitetura, na área da Cultura Arquitetónica (Escola de Arquitetura, Universidade do Minho).

João Cabeleira: Professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e investigador Lab2PT, com interesses na tratadística arquitetónica e perspética, incidindo particularmente na configuração e representação do espaço, no encalce da investigação de doutoramento “Arquitecturas Imaginárias: Espaço real e ilusório no Barroco português” (2015). Na Escola de Arquitetura é, atualmente, Vice-presidente, responsável pelas UCs de Geometria e Seminário/História e Ucronia, e coordenador do grupo SpaceR do Lab2PT.

M. Elfrida Ralha: Professora no Departamento de Matemática, da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O principal domínio de investigação é a História e a Epistemologia das Matemáticas Setecentistas, em Portugal; com pesquisa na “Obra Matemática de José Anastácio da Cunha (1744-1787)”, na “Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra” e na “Cultura Científica do século XVIII”.

Detalhes

Data:
Fevereiro 21
Hora:
21:30
Custo:
Gratuito
Site:
https://www.cm-braga.pt/pt/1301/home/agenda/item/item-1-10567

Organizador

Câmara de Municipal de Braga
Telefone:
253203250
Email:
municipe@cm-braga.pt
Site:
https://www.cm-braga.pt/pt

Local

Basílica dos Congregados
Av. Central, 98
Braga, Braga 4710-229 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
253262482
Site:
http://www.diocese-braga.pt/congregados/