A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

CONVERSA: Construção de um INDEX #1

29 Fevereiro, 2020 - 15:00 / 19:30

5,00€
Construção de um INDEX #1 gnration

Em 2019 Braga viu nascer o index, o primeiro evento internacional focado na relação entre arte e tecnologia, criado desde a atribuição à cidade do título de cidade criativa da UNESCO no domínio das media arts. O index regressará em 2021, mas em 2020 não deixará de nos acompanhar, perspetivando de múltiplas formas a arte e a tecnologia através de uma série de sessões intituladas a construção de um index.

A primeira sessão permitirá pensar a relação entre arte, ciência e tecnologia e o papel do erro no contexto de processos artísticos e tecnológicos, através de duas mesas redondas; inaugurar um novo trabalho da série scale travels, da autoria do alemão Marcel Weber (mfo) e apresentar um espetáculo audiovisual da autoria dos canadianos Push 1 Stop & Wiklow.

 

mesa redonda #1 – arte, tecnologia e ciência: novos caminhos e a busca de uma relação sinérgica
com Marcel Weber (artista), Jana Nieder (cientista) e João Ribas (curador), moderado por Fernando José pereira (artista e professor)

O que une e o que separa estes três conceitos? Este painel visa discutir potenciais novos caminhos para a já longa relação entre arte, tecnologia e ciência, bem como refletir sobre de que forma artistas e cientistas podem retirar mútuos benefícios de processos conjuntos, apesar de se encontrarem ligados a contextos substancialmente diferentes. a problemática será discutida através da perspetiva de artistas, curadores e uma cientista.

mesa redonda #2 – o erro no contexto de processos artísticos e tecnológicos
com Elie Blanchard (artista), Salomé Lamas (cineasta) e Gerfried Stocker (curador), moderado por Pedro Gadanho (curador)

A edição inaugural do index ficou marcada por um episódio em que um erro de cariz tecnológico impediu a realização de um espetáculo. Esse mesmo erro serve agora como ponto de partida para uma discussão sobre o erro no contexto de processos artísticos e tecnológicos. Desastre ou oportunidade de melhoria? Acidente ou ferramenta?  A problemática será discutida através da perspetiva de artistas e curadores com diferentes backgrounds.

programa

15h00 | mesa redonda #1 – arte, tecnologia e ciência: novos caminhos e a busca de uma relação sinérgica
16h15 | inauguração de nova instalação do programa scale travels na galeria inl
17h00 | mesa redonda #2 – o erro no contexto de processos artísticos e tecnológicos
18h00 | binário – ciclo de performance audiovisual: push 1 stop & wiklow – membrane

Detalhes

Data:
29 Fevereiro, 2020
Hora:
15:00 / 19:30
Custo:
5,00€
Site:
http://www.gnration.pt/event/construcao-de-um-index-1/

Organizador

gnration
Telefone:
+351253142200
Email:
info@gnration.pt
View Organizador Website

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website