Em parceria com o gnration, Braga recebe a 2ª Assembleia de Pensamento de Fertile Futures – Representação Oficial Portuguesa na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza 2023 –, organizada e comissariada pela Direção-Geral das Artes. As cinco assembleias de pensamento, que depois de Lisboa e Braga vão ainda passar também por Veneza, Faro e Porto Santo, são momentos de debate, sensibilização e mediação, abertos ao público e de acesso gratuito.
Fertile Futures, com curadoria de Andreia Garcia e com Ana Neiva e Diogo Aguiar como curadores adjuntos, problematiza estratégias de gestão, reserva e transformação de água doce, a partir de distintas hidrogeografias do território português, convocando arquitetos e arquitetas a trabalhar, em colaboração, com especialistas de outras áreas do conhecimento.
São sete as equipas e os respetivos casos em estudo exemplificativos da ação antropocêntrica sobre recursos hídricos, naturais e finitos: o impacto da Gigabateria na bacia do Tâmega (Space Transcribers + Álvaro Domingues); o incumprimento da convenção no Douro Internacional (Dulcineia Santos Studio + João Pedro Matos Fernandes); a extração mineira no Médio Tejo (Guida Marques + Érica Castanheira) ; a imposição de interesses na Albufeira do Alqueva (Oficina Pedrêz + Aurora Carapinha); a anarquia no perímetro de rega do Rio Mira (Corpo Atelier + Eglantina Monteiro); a sobrecarga das lagoas na Lagoa das Sete Cidades (Ilhéu Atelier + João Mora Porteiro) e o risco de aluviões nas Ribeiras Madeirenses (Ponto Atelier + Ana Salgueiro Rodrigues).
Expandindo a existência efémera de uma representação nacional na Bienal de Veneza, Fertile Futures envolve as novas gerações no desenvolvimento de soluções para reservatórios de futuro e pretende defender, entre Portugal e Veneza, a pertinência do contributo da Arquitetura no redesenho de um amanhã descarbonizado, descolonizado e colaborativo, contribuindo, desse modo, para uma discussão que é comum e global, em resposta direta à convocatória de Lesley Lokko, curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023, que tem como título e tema “O Laboratório do Futuro”.
Apresentações e conversa com
Dulcineia Santos Studio
Francisco Costa
Guida Marques
Space Transcribers
Moderação
Álvaro Domingues