Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

DANÇA: Guelra | Grand Danois, por Peter Michael Dietz

30 November, 2023 - 18:00

3,00€

Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Este laboratório funciona em contexto de residência artística que culmina numa apresentação pública final com a organização do material produzido.

Natural da Dinamarca, mas radicado em Portugal, Peter Michael Dietz é coreógrafo, bailarino e professor. Formado na European Dance Development Center (EDDC), na Holanda, é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Como performer, integrou diversas companhias como Re.al, Companhia Clara Andermatt e Jangada de Pedra, e apresentou criações como Leão de LisboaValquíria VoltandoSeven Solos for eleven scenes falling through Made in Brasil e Mistoraba na Europa e Brasil.

Grand Danois

O cão dinamarquês ou dogue alemão, como conhecemos em português, é um animal que, apesar da aparência colossal e da figura impotente, é descrito como tranquilo e carinhoso. Descendente dos molossos da antiga Roma, o “grand danois” popularizou-se na Europa como cão de caça de grande porte. Um dos mais famosos admiradores destes animais era Otto von Bismark, o infame “chanceler de ferro” do Império Alemão, que, ao longo da sua vida, fazia-se acompanhar destes gigantes robustos e ágeis. Um deles, Tyras, chegou a morder um diplomata russo após uma acesa discussão. Grand Danois, a nova performance de Peter Michael Dietz, pede emprestado o título a esta raça de cães, e, através de uma performance com música ao vivo, o coreógrafo e bailarino junta-se ao piano de Paulo Mesquita para explorar estes formidáveis e imponentes animais.

Comentários