Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

EXPOSIÇÃO: “A Natureza não faz barulho”, Davor Sanvincenti

14 October, 2023 - 10:00 / 31 December, 2023 - 17:00

Criada em residência artística no gnration e apresentada pela primeira vez ao público, a Natureza não faz barulho [Nature Makes no Noise] é a nova instalação audiovisual ambiental de Davor Sanvincenti. Na primavera, aquando de uma residência artística no gnration, o artista croata deslocou-se ao Parque Nacional da Peneda-Gerês para captar sons e imagens de animais no seu habitat natural. Através de pequenas e discretas armadilhas sonoras ambisónicas, desenhadas por Davor especificamente para captar os sons de animais, o artista foi capaz de reunir um conjunto de vídeos e imagens que formam o corpo central deste projeto. Estas gravações contribuem também para uma avaliação da biodiversidade nestas áreas, do ruído antropogénico e da poluição sonora, tornando-se também num material de arquivo valioso para as gerações futuras. Criada em colaboração com as artistas portuguesas Adriana Romero e Joana Patrão, a Natureza não faz barulho [Nature Makes no Noise]  centra-se na interpretação dos documentos recolhidos no Gerês sob a forma de fenómenos psicoacústicos e de interação com a luz, o objeto e as imagens.
Davor Sanvincenti é um artista multimédia natural da Croácia cujo trabalho se desdobra em filme, vídeo, fotografia, instalações de luz e som e performances ao vivo. O seu trabalho foi apresentado um pouco por toda a Europa: na Croácia, Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido, Áustria, Itália e Portugal; nos Estados Unidos da América e no México. A sua última obra Puli Mȁlina (Junto ao Moinho) – um objeto escultórico na paisagem – está permanentemente exposto na vila de Lovranska Draga, situada no Parque Natural Učka, na Croácia.
Formada por cinco peças, a Natureza não faz barulho [Nature makes no noise] centra-se na interpretação destes documentos recolhidos no Gerês sob a forma de fenómenos psicoacústicos e de interação entre luz, imagens, dispositivos e matérias naturais. Com obras concebidas especialmente para esta exposição, os artistas refletem sobre a relação humana com a paisagem ao longo dos tempos, que oscila entre a curiosidade e o medo, entre a preservação e a ameaça.
Chifres na casca do pinheiro, Desnorte, Fojo, Negativo de pegada de veado, e a Natureza não faz barulho são as cinco peças que formam esta exposição.

Comentários

Details

Start:
14 October, 2023 - 10:00
End:
31 December, 2023 - 17:00
Event Category:
Website:
https://www.gnration.pt/event/nature-makes-no-noise-por-davor-sanvincenti/

Venue

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Google Map
Phone
+351253142200
View Venue Website