A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

EXPOSIÇÃO: Ana Allen | Vale da Estranheza

13 Novembro, 2020 - 17:00 / 6 Janeiro, 2021 - 17:00

Gratuito

No “Vale da Estranheza” somos impelidos a visitar paisagens imaginárias onde a sensação de familiar e estranho se fundem. Por um lado, evoca-se a herança da história da pintura que, inevitavelmente, contribui para o modo como percecionamos as paisagens contemporâneas. Por outro lado, explora-se a persistente dificuldade em desvincular a ideia de paisagem da noção de natural e equaciona-se o diálogo com a atual realidade digital.

 

A imagética digital representativa da identidade atual torna-se mais paradigmática quando aplicada na construção de paisagens. Poder-se-ia afirmar que as paisagens contemporâneas são as digitais e encontram um lugar à luz do conceito de techno-sublime. As imagens tecnologicamente mediadas compõem uma dimensão com tanto de efémero como de definitivo, com tanto de insignificante como de infinito, que tanto se apresenta em HD como se fragmenta em erros de ecrã, que tanto está em todo o lado como nem realidade física possuí.

 

Neste contexto, torna-se pertinente voltar à Pintura, regressar à natureza primordial da construção da imagem, regressar ao meio que deu existência, corpo e significado ao termo paisagem. Voltamos então à técnica pictórica que, mais uma vez em cena, vale-se de todas as imagéticas plenas de atualidade e as torna atributos seus, assim manifestando o poder de estabilizar o efémero digital e o flutuante imaginário numa realidade fixa – a do quadro.

Detalhes

Início:
13 Novembro, 2020 - 17:00
Fim:
Janeiro 6 - 17:00
Custo:
Gratuito
Site:
http://www.mns.uminho.pt/