A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

EXPOSIÇÃO: Caleidoscópio – Dispositivos de Transporte

Abril 30 - 10:00 / 17:00

A 30 de abril, sábado, o nono aniversário do gnration será celebrado com um conjunto de atividades gratuitas compostas por concertos e exposições de artistas internacionais e nacionais. Consulte o programa completo em gnration open day.

Criada no âmbito do programa em rede Caleidoscópio, Dispositivos de Transporte é uma instalação visual e sonora quadripartida e rotativa entre Braga, Guimarães, Fafe e Barcelos. Assenta essencialmente em dois pontos fundamentais: a relação entre estas cidades e a simbiose entre o espaço corporal e urbano que o objeto permite estabelecer em cada uma delas.
Este projeto, desenvolvido por Maria d’Orey, Inês Varandas, Paulo Freitas, Sara Salgueiro e Sérgio Macedo, procura explorar formas de transposição dos limites do espaço físico através da tecnologia, transferindo o foco da peça para o ato de utilização do mesmo em tempo real.
O dispositivo é simultaneamente um recetor e transmissor de informação. Os elementos recetores, instalados em três das cidades, funcionam numa dinâmica de interação com o utilizador, recebendo-a através de sensores informação sobre a proximidade do corpo com o objeto e reproduzindo-a sob a forma de variações sonoras. Paralelamente, esta informação está a ser transmitida para o quarto elemento, na localização principal, resultando em três diferentes composições de luz geradas em tempo real.

Por Maria D’Orey, Inês Varandas, Paulo Freitas, Sara Salgueiro e Sérgio Macedo

Classificação etária m/6

O Caleidoscópio é uma programação cultural em rede desenvolvida pelas cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e apoiada no âmbito do plano Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) – Programação Cultural em Rede.

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website