Gesto & Síntese é uma exposição formada por dois geradores de ondas construídos como instalações de som independentes e como instrumentos utilizados como parte da peça Gesto & Síntese ao vivo. Os objetos funcionam como uma espécie de projetores internos ou teatros de sombras. Cada projetor contém um par de discos de acrílico preto removíveis, gerados a partir de sequências de Collatz – a conjetura matemática que sustenta todo este corpo de trabalho. Estes discos giram em diferentes velocidades e direções e, ao mesmo tempo, por meio de um algoritmo de visão computacional, uma webcam calcula a silhueta média produzida pelos contornos de ambas as formas ao passar pelo óculo do projetor. O resultado é usado como um perfil de onda num processo de síntese de tabela de ondas.
Diogo Tudela é um investigador e programador focado no software crítico, em práticas de simulação, teoria de modelos, geometria, diagramas e mecatrônica. O seu trabalho tem abordado as tecnologias de síntese e manipulação vocal como tácitas de retro-bioengenharia.
Criado em 2022, o Supernova Ensemble é um coletivo artístico dedicado à música inovadora nas áreas performativas, novas media e artes sonoras. Com uma formação artística e musical diversificada, o grupo pretende construir um mundo em que novas ideias sonoras fluam livremente através de géneros e media, incluindo música, teatro, dança, vídeo, eletroacústica, música de câmara, instalações sonoras, etc.
Classificação etária m/6