Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

EXPOSIÇÃO: “Mãos sobre a cidade: Investigações artísticas no meio urbano”, por E. M. de Melo e Castro

February 6 - 18:30 / February 28 - 18:30

A exposição Mãos sobre a cidade apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade. Desenvolvida especificamente para os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, a exposição contempla a apresentação de um núcleo de obras do artista, poeta e ensaísta E. M. de Melo e Castro na Biblioteca Pe. Júlio Fragata, SJ, no Centro Regional de Braga.

A revolução de 25 de Abril de 1974 veio marcar decisivamente a prática de Melo e Castro, figura central da Poesia Experimental Portuguesa, que advogava desde o início da década anterior a exploração livre das potencialidades visuais, fonéticas e matéricas da linguagem. Melo e Castro examinou atentamente a profusão de intervenções gráficas que marcaram o território nacional durante o período pós-revolucionário, interessando-se particularmente pela apropriação de sinais de trânsito como suporte para mensagens políticas que subvertiam a sua significação original. A exposição apresenta a célebre obra Sinais (1976/1997) concebida neste período, bem como um núcleo documental que dá a conhecer os contornos da investigação desenvolvida pelo artista neste contexto.

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, é a terceira iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Comentários