A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

FESTIVAL: ZZ – Jazz no Eixo 2021 – Luís Vicente Quartet

Julho 16 - 21:15

O trompetista português Luís Vicente tem-se destacado pela sua intensa atividade ao longo da última década, desenvolvendo música livre ou composta, mas sempre intrigante e atraente. Eclético e versátil, o compositor e instrumentista dá-se entre apresentações solo ou formações em trio ou quarteto, tendo levado a palco importantes colaborações, onde notoriamente destacamos a partilha com os influentes músicos norte-americanos William Parker (contrabaixo) e Hamid Drake (bateria). É com base na relação de partilha que Luís Vicente convidou o extraordinário contrabaixista britânico John Edwards, figura incontornável e uma referência na história do jazz, para juntos tocarem numa digressão portuguesa que é acolhida pelo Julho é de Jazz. Por motivos de força maior, que impediram Edwards de integrar este conjunto de concertos um par de semanas antes do seu início, Luís Vicente lança um novo desafio da partilha a outro contrabaixista colossal do universo jazz: Luke Stewart, norte-americano que é uma figura central na cena nova-iorquina e foi recentemente destacado pela reputada revista Downbeat como um dos 25 músicos jazz mais influentes da sua geração.
Em palco, com Luís Vicente e Luke Stewart, juntar-se-á ainda uma formação com a qual Vicente tem tocado e gravado desde 2015: John Dikeman, reconhecido saxofonista norte-americano a residir em Amesterdão e com quem o português tem construído uma frutuosa relação artística; e Onno Goevart, jovem baterista holandês e figura já recorrente nos palcos do nosso país, que vimos ao lado de músicos de reconhecido mérito como Rodrigo Amado e Gonçalo Almeida.
Para esta digressão, Luís Vicente preparou um reportório especial. Explorando um arrojado caminho de criação, o exímio trompetista e talentoso compositor experimenta, propõe e inventa, entendendo a melodia como ponto de partida para uma sinergia que se pautará pela liberdade. Um convite irrecusável para assistir à contínua ascensão de um dos nomes sólidos do jazz em Portugal ao lado de um outro virtuoso que, para além de um carreira a solo bastante singular, acompanha nomes como Irreversible Entanglements, Moor Mother, Heroes are Gang Leaders, Black’s Myths ou Jaimie Branch.

Organizador

Câmara de Municipal de Braga
Telefone:
253203250
Email:
municipe@cm-braga.pt
View Organizador Website

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website