A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

INSTALAÇÃO: Evoking a Simulated Past, por Mariana Vilanova

Junho 9 - 9:30 / Junho 19 - 18:30

Ao longo da História o ser humano foi procurando formas de melhorar as suas capacidades cognitivas, como a memória, apoiando-se para isso em mecanismos e dispositivos externos, como a escrita ou a fotografia. Hoje temos acesso a quase toda a informação do mundo nos nossos bolsos, o que nos leva a confiar demasiado na tecnologia para guardar as nossas memórias. Aquilo que nos dá acesso a toda essa informação está a transformar o modo como formamos, armazenamos e reconstruímos memórias.
Quando nos lembramos de certos momentos, experiências e pessoas, geralmente formamos uma representação mental ao combinar memórias passadas e simulações do futuro, e esta associação faz com que as nossas memórias não sejam fixas nem estáticas.
Esta instalação explora os processos de reconstrução e associação de memórias. A projeção disposta no centro da sala, mostra fragmentos visuais em constante evolução e transformação, conduzindo o espectador por uma viagem sobre a condição dinâmica da memória humana.

Mariana Vilanova é uma artista que vive e trabalha na cidade do Porto. A ideia da tecnologia enquanto extensão do ser humano e como meio de criação e destruição constituem o corpo da sua prática artística. Em 2020 começou a desenvolver trabalho sobre a memória humana e como esta se relaciona com as tecnologias do século XXI. Recentemente apresentou a obra Hiato no Festival Semibreve e em colaboração com Francisco Oliveira; a obra War and the End of Empathy, na Galeria Municipal do Porto, no âmbito da exposição coletiva Depois do Estouro; e a performance Máxima Intrínseca, com Francisco Antão, no Planetário do Porto, em colaboração com a OLEC.

Detalhes

Início:
Junho 9 - 9:30
Fim:
Junho 19 - 18:30
View Evento Website