O gnration, em parceria com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, apresenta na galeria INL, Ahkromology, uma instalação audiovisual pela artista escocesa Florence To, fruto de residência artística no âmbito do programa Scale Travels.
Durante o período de residência artística que levou a cabo no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em fevereiro deste ano, a artista escocesa Florence To trabalhou com investigadores do grupo de Nanofotónica, participando em diversos processos de observação de nanomateriais envolvendo a interação entre luz e matéria. Durante estes processos, a artista constatou que as metodologias utilizadas na investigação nano não se revestiam apenas de um carácter científico, mas também, na sua perspetiva, de uma riqueza artística por descortinar.
Akhromology, a instalação que agora apresenta, em estreia absoluta, como resultado dessa mesma residência artística, reinterpreta o processo sensorial do ato de investigação. Apelando aos sentidos de visão e audição, a instalação parte das técnicas de pesquisa para demonstrar o espaço onde decorre a investigação e onde a teoria, o processo, a intuição e a memória emocional se fundem com os ambientes sonoros do laboratório.
No seu percurso artístico, Florence To desenha e produz instalações sonoras e de luz, criando gráficos generativos de movimentos com um forte foco no desenho espacial e arquitetónico para projetos site-specific. Para além de explorar os efeitos cognitivos e emocionais, e como estes são experienciados no espaço, faz ainda pesquisa em neurociência para recolher matéria relacionada com as vibrações. Florence realizou já residências artísticas em reputadas instituições como a Société des Arts Technologiques (SAT), no Canadá, e a SpADE – The Spatialization and Auditory Display Environment, na Irlanda.