A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

EXPOSIÇÃO / INSTALAÇÃO: Scale Travels | Surviving the Impact of Raindrops, por Jana Winderen

Janeiro 29 - 10:00 / Abril 30 - 17:00

Surviving the Impact f Raindrops é uma instalação sonora criada por Jana Winderen e resultante da residência artística que levou a cabo junto do Water Quality Group, um grupo de investigação do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia dedicado a estudar a qualidade de água. Composta por oito canais, esta instalação é baseada em gravações que a artista sonora fez debaixo e acima da superfície da água, de peixes, crustáceos, insetos aquáticos e morcegos.

Para aprender mais sobre a qualidade da água, os biólogos de água doce recolhem e contam insetos aquáticos. Em 2010, com o intuito de também monitorizar a saúde da água, Jana sugeriu que se gravasse o som dos insetos. Desde então, concentrou os seus esforços em vários projetos que envolvem esta ideia, tanto em ambientes de água doce como de água salgada, em recifes de corais e nas profundezas do gelo marinho.

Para respirar debaixo de água, insetos e escaravelhos subaquáticos trazem consigo ou bolhas de ar ou um plastrão subaquático. Através deste plastrão ou através da superfície da bolha de ar, estas criaturas extraem oxigénio e fazem com que este mecanismo funcione quase como um pulmão mecânico.

À nano-escala, as nano-partículas podem acumular-se no corpo das criaturas aquáticas e, possivelmente, de todos os seres vivos. Nesta escala, os insetos são imensamente grandes.

A forma como as trocas de oxigénio acontecem para os insetos, se estas bolhas de ar podem funcionar como uma extensão dos ouvidos dos insetos ou então como um amplificador para o som, despoleta o interesse de Jana Winderen. A estridulação, técnica usada pelos insetos em que esfregam partes do corpo para produzir som, quando ativada mutuamente, forma o que parece ser um coro de grilos, mas debaixo de água.

Recorrendo ao som, muitas destas criaturas subaquáticas navegam, comunicam e caçam. Nos últimos 16 anos, Jana Winderen dedicou-se a ouvir ambientes subaquáticos. Com formação em ciência e arte, Winderen viaja por todo o mundo para gravar sons debaixo de água, deste o Ártico até às partes mais tropicais do Oceano.

Classificação etária m/6

Under Scale Travels, a collaborative program about art and nanotechnology between gnration and International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), Norwegian sound artist Jana Winderen presents ‘Surviving the Impact of Raindrops’, an 8-channel sound installation.

 

scale travels é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia

parceiro
INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia
direção artística e produção
gnration
supervisão científica
INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Detalhes

Início:
Janeiro 29 - 10:00
Fim:
Abril 30 - 17:00
https://www.gnration.pt/event/scale-travels-jana-winderen/

Organizador

gnration
Telefone:
+351253142200
Email:
info@gnration.pt
View Organizador Website

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website