Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

LITERATURA: Apresentação do livro “Sem Arco nem Flecha”, de Flor Campino

3 November, 2023 - 18:00

Sem Arco Nem Flecha é um poemário em que Flor Campino nos desvela o seu mundo interior. Um mundo que conseguiu construir fazendo o que melhor sabe fazer: criar beleza com as mãos; passa muito tempo construindo uma fabulosa e original obra plástica, trabalhando o couro e as cores, mas também um mundo de beleza através das palavras.

Flor, do seu terraço favorito na Cantareira (Porto), olhando o céu, o voo das aves, as águas do Douro, ou debaixo do limoeiro do seu jardim, e sobretudo naquele quarto de cima, último espaço da casa, entre um escritório, terraço ou miradouro, de onde se avistam as águas do Douro, sempre a casa onde, finalmente, em a sua longa vida, de exílios, viagens, faltas, empregos para sobreviver, encontra as horas doces de partilhar a vida com Fernando e de esperar pela chegada de Ruth. Nestes locais Flor criou agora um espaço de emoção e memória.

Também no acariciar dos gatos e do cachorro, doce herança de família, encontra o que fazer aos seus dias. Às vezes é assaltada por lembranças da sua antiga infância, da guerra, talvez porque o seu coração se assusta, e então lembra-se dos choupos da sua paisagem infantil destinados ao abate cruel.

A emoção destes poemas recorda a dor e a beleza da tragédia grega. Flor, como uma imensa Hécuba, dedica-nos o seu sofrimento e a sua catarse transformados nestes belos poemas.»

Concha López Jambrina (tradutora de Flor Campino)

Flor Campino Nasceu em Tomar em 1934. Frequentou o Colégio Nuno Álvares. Fez o curso superior de Pintura na Escola de Belas Artes do Porto. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, onde residiu a partir de 1961. Participou em exposições coletivas (Centro Cultural Calouste Gulbenkian, Unesco, Grand Palais). Fez algumas exposições individuais, a última das quais na Galeria Serpente, no Porto, em 2020. Flor Campino para o poema «Ritmo Real», de Fernando Echevarría, concebeu e realizou um livro com gravuras em relevo em 85 exemplares assinados pelos autores, que se encontra na Biblioteca Nacional de Paris e no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian. Está representada em diversas coleções particulares. Vive atualmente no Porto.

Comentários

Details

Date:
3 November, 2023
Time:
18:00
Event Category:
Website:
https://centesima.com/agenda

Venue

Livraria Centésima Página
Avenida Central, 118-120
Braga, 4710-229 Portugal
+ Google Map
Phone
253267647
View Venue Website