Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

LITERATURA: Conferência alusiva a Ademar Ferreira dos Santos e ao seu livro de poesia “Descansando do futuro”.

April 6 - 15:30 / 17:00

Data: 6 de abril de 2024 (15:30 – 17:30)
Local: BLCS | Auditório
Destinatários: Público em geral

#Os livros fazem a força
Ciclo BRAGA MEMÓRIA
#2 Conferência alusiva a Ademar Ferreira dos Santos e ao seu livro de poesia “Descansando do futuro”.
Oradora convidada: Conceição Lima (especialista de Literatura e coordenadora do programa de rádio de Vizela “Hora da poesia”.
Quem foi Ademar Ferreira dos Santos?
Professor, escritor, poeta e cidadão empenhado na defesa do património da sua cidade Braga. Nasceu em 9 de dezembro de 1952 em Braga, onde viveu a juventude, tendo-se, mais tarde, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino secundário, no entanto, ganhou notoriedade como jornalista, tendo colaborado com o Jornal Expresso. Foi, na sua atividade como professor, entre 2001 e 2006, presidente da Direção da Escola da Ponte, em Vila das Aves. Como escritor, é referido pelo seu amigo, o escritor brasileiro Rubem Alves, como um “feiticeiro da palavra”. Era o autor do blogue “Abnóxio”, onde conjugava as suas vertentes de jornalista e homem de letras sem esquecer nunca os seus alunos e colegas professores. Era, também, nesse blogue, que, segundo as suas próprias palavras, editava, diariamente, os seus poemas originais a que insistia em denominar “Improvisos”, e que são reconhecidos, pelo seu público, como poemas de valor. Faleceu a 22 de Maio de 2010, no entanto, a sua memória perdura em toda a sua escrita e em todas as suas palavras, que tal como o próprio escreveu “as palavras habitam-nos, quem se escreve não se procura”.
SOBRE O LIVRO: Direi apenas o que os poemas do Ademar fazem comigo, quando os leio. Eu não disse o que fizeram comigo , no passado. Eu disse o que «fazem comigo», no presente. Porque os poemas são eternamente jovens. Eles são sempre acabados de nascer. Cada nova leitura é como se fosse a primeira. Nisso são iguais aos abraços dos apaixonados: eles nunca se repetem. Cada novo abraço é uma experiência nova de amor. Assim os poemas.» (Rubem Alves)
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Comentários

Details

Date:
April 6
Time:
15:30 / 17:00
Event Category:
Website:
https://www.blcs.pt/portal/evento.aspx?eid=6886#

Venue

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de São Paulo, 1
Braga, Portugal
+ Google Map
View Venue Website