Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

LITERATURA: Conversa em torno dos livros Fascismos: Para Além de Hitler e Mussolini Os Perigos da Direita Radical: Bolsonaro, Ventura e não só!

February 16 - 18:30

Com a presença do autor e apresentação por Miguel Pedro Guimarães (músico e jurista)

Carlos Martins é doutorado em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

É autor de uma dissertação de doutoramento sobre a ideologia de líderes de movimentos fascistas de sete países europeus, que foi publicada com o título From Hitler to Codreanu: The Ideology of Fascist Leaders.

Fascismos: Para Além de Hitler e Mussolini

A história do fenómeno político que marcou o século XX

São poucas as palavras tão utilizadas e que, ao mesmo tempo, abarcam uma tão ampla quantidade de significados como «Fascismo». O termo evoca opressão e injustiça, pode referir-se a regimes com tendência para o autoritarismo ou o desrespeito pelas liberdades individuais e, numa aceção mais restrita, ser atribuído a regimes ditatoriais. Mas o que é este fenómeno político tão específico que marcou o século XX?

Com base numa extensa investigação, Carlos Martins apresenta a evolução de partidos fascistas de oito países que estiveram ativos no período entre guerras. Contextualizando a realidade política de cada território, apresenta os antecedentes que permitiram a propagação do fascismo, a história e lutas internas de cada partido, bem como as figuras marcantes e decisivas para o seu sucesso.

De Itália à Alemanha, do Reino Unido à Roménia, de Espanha a França e ao Brasil, passando por Portugal, com Rolão Preto e o nascimento do Nacional-Sindicalismo, este é um livro fundamental para conhecer e compreender o fenómeno político que marcou o século XX.

Os perigos da direita radical: Bolsonaro, Ventura e não só!

Uma análise detalhada do principal inimigo da democracia atual

Os Perigos da Direita Radical apresenta a história e analisa a ideologia da extrema-direita e da direita radical no pós-1945, não só em Portugal, mas em vários países do mundo onde o fenómeno continua presente. Dando especial atenção à atualidade e aos partidos e personalidades de direita radical que são mais relevantes em cada país, Carlos Martins identifica os principais conceitos que formam a ideologia da direita radical populista (nação, autoridade e populismo), bem como outros conceitos secundários que são importantes para entender as especificidades desta ideologia.

Considerando também a evolução e transformação dos diferentes partidos e movimentos, o autor analisa a forma como estes conceitos se manifestam na direita radical em França, Itália, Rússia, Hungria, EUA, Brasil, Espanha e Portugal, e a ascensão de figuras como Marine Le Pen, Giorgia Meloni, Trump, Bolsonaro ou André Ventura.

Este é um livro fundamental para compreender a atualidade, mas igualmente uma chamada de atenção para o que o autor considera o principal perigo da atual direita radical populista: a ameaça à própria democracia liberal.

Comentários

Details

Date:
February 16
Time:
18:30
Event Category:
Website:
https://centesima.com/agenda

Venue

Livraria Centésima Página
Avenida Central, 118-120
Braga, 4710-229 Portugal
+ Google Map
Phone
253267647
View Venue Website