Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

LITERATURA: Lançamento do livro “Tarrafal”, de João Pina

June 29 - 18:30

EM DIÁLOGO COM O AVÔ, PRESO POLÍTICO, E COM AS ÚNICAS IMAGENS DO INTERIOR DO «CAMPO DA MORTE LENTA», O FOTÓGRAFO JOÃO PINA REGISTA EM LIVRO A MEMÓRIA HISTÓRICA DO TARRAFAL.

No dia em que João Pina abriu uma caixa antiga que guardava negativos, provas de contacto, fotografias de época, cartas e telegramas do Tarrafal, iniciou um diálogo epistolar no tempo com o seu avô Guilherme da Costa Carvalho, enviado em 1949 para o campo de concentração do regime fascista português em Cabo Verde, conhecido também como o campo da morte lenta.

Os pais de Guilherme, Luiz e Herculana, foram as únicas visitas familiares ao Tarrafal na sua fase «portuguesa», levando consigo uma providencial câmara fotográfica Rolleiflex para retratar e dar prova de vida de todos os presos políticos do campo, além de fotografar todas as sepulturas dos mortos.

É a estas imagens, os únicos registos visuais feitos à época no interior do campo de concentração, que regressa João Pina, fotógrafo documental, continuando o seu já vasto trabalho de cartografia da memória histórica e das violações dos direitos humanos em forma de livro. À história pessoal e ao arquivo familiar, Tarrafal junta ainda anos de investigação e de colaboração com ex‑presos políticos, historiadores e famílias cabo‑verdianas, constituindo‑se como um documento de referência para, nos 50 anos do 25 de Abril, lembrar as consequências do passado vivido e compreender os desafios que temos pela frente.

João Pina (Lisboa, 1980) formou-se em 2005 no International Center of Photography, em Nova Iorque, especializando-se em Fotojornalismo e Fotografia Documental, e passou grande parte das últimas duas décadas a trabalhar na América Latina. Em 2007, publicou o seu primeiro livro de fotografia (com Rui Daniel Galiza), Por Teu Livre Pensamento, onde relata as histórias de 25 presos políticos portugueses. Em 2014, publicou CONDOR, sobre o plano militar secreto com o mesmo nome, criado pelas ditaduras militares na América do Sul na década de 1970, e, em 2018, publicou 46750, mostrando os efeitos da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro. Tarrafal é a sua quarta monografia.

As suas fotografias já foram expostas em Nova Iorque (Open Society Foundations, International Center of Photography e Howard Greenberg Gallery), Arles (Reencontres d’Arles), Tóquio (Canon Gallery), São Paulo (Paço das Artes e Itaú Cultural), Rio de Janeiro (MAM e Museu de Arte do Rio), Santiago do Chile (Museu de la Memória y los Derechos Humanos), Montevideo (CdF), Buenos Aires (Parque de la Memoria), Lisboa (Casa Fernando Pessoa e Museu de Lisboa/Terreiro do Paço) e Porto (Centro Português de Fotografia).

Ao longo dos anos, tem colaborado com diversos meios de comunicação social internacionais: New York Times, New Yorker, Washington Post, National Geographic, Le Monde, El Pais, Stern e GEO entre outros. O seu trabalho tem recebido também vários prémios, bolsas e distinções, destacando-se: Grande Prémio Estação Imagem, prémio autores da SPA, Prémio Moving Walls e Prémio Marty Forscher. Foi ainda bolseiro da Nieman Foundation na Universidade de Harvard e do Institute for Ideas&Imagination no pólo da Universidade de Columbia em Paris. Actualmente, é professor convidado na Universidade de Columbia em Nova Iorque.

Comentários

Details

Date:
June 29
Time:
18:30
Event Category:
Website:
https://centesima.com/agenda

Venue

Livraria Centésima Página
Avenida Central, 118-120
Braga, 4710-229 Portugal
+ Google Map
Phone
253267647
View Venue Website