Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

LITERATURA: Os Primeiros Anos A Correspondência José Afonso / Rocha Pato

April 22 - 18:30

Os Primeiros Anos A Correspondência José Afonso / Rocha Pato (1962/1970)

Livro que reconstitui história dos primeiros anos da carreira de José Afonso, contada com a ajuda das cartas e dos postais que enviou para Rocha Pato.

O jornalista Albano da Rocha Pato foi um dos primeiros, senão o primeiro, a aperceber-se do talento musical e poético do amigo José Afonso. Em todo o caso, foi seguramente o responsável pelos primeiros artigos de divulgação jornalística da sua obra.

Os laços entre os dois amigos mais se estreitaram quando o filho, Rui Pato, guitarrista amador com mãos e intuição de profissional, foi escolhido por José Afonso para o acompanhar na construção da nova canção.

Entre 1962 e 1969, praticamente sozinho, Rui Pato acompanhou José Afonso nos palcos e nos estúdios. Participou nos primeiros discos de baladas, em formato EP, e nos três primeiros álbuns. Construiu a harmonia dessas canções e compôs os acompanhamentos com que procurou encontrar os ambientes musicais ajustados ao conteúdo das canções, deixando todo o espaço ao cantor, tão genial enquanto intérprete como autor.

Durante esse período José Afonso e Rocha Pato trocaram correspondência com regularidade. Doada pelo filho, Rui Pato, à Biblioteca Municipal de Coimbra, essa correspondência está disponível para quem a pretender consultar. Agradecemos a amabilidade com que fomos aí recebidos, sendo-nos facultado o acesso a todo esse notável espólio.

O propósito deste livro é reconstituir a história dos primeiros anos da carreira de José Afonso, contada com a ajuda das cartas e dos postais que enviou para Rocha Pato, duas das quais dirigidas a Rui Pato. Fica claro nessa correspondência que a renovação da música popular portuguesa foi levada a cabo por uma equipa-trio que se complementou na perfeição nos papéis específicos de cada um: um autor-cantor, um guitarrista-arranjador e um agente-faz-tudo.

O conteúdo dessas cartas é complementado com informações publicadas em várias fontes, reportadas à respectiva época, incluindo textos de Rocha Pato, e ainda pelos esclarecimentos de Rui Pato prestados em várias entrevistas telefónicas.

Na ausência do outro sentido da correspondência, a que foi dirigida por Rocha Pato para José Afonso, não foi possível compreender e comentar as referências a alguns nomes e situações abordados nas cartas.

Os primeiros anos: a correspondência José Afonso ― Rocha Pato é a história de um período fundamental da carreira de José Afonso e da música portuguesa. Dentre tantos acontecimentos importantes para a história da nossa música popular, este período foi particularmente importante porque foi o tempo do seu despertar, o seu Big Bang.

Comentários

Details

Date:
April 22
Time:
18:30
Event Category:
Website:
https://centesima.com/agenda

Venue

Livraria Centésima Página
Avenida Central, 118-120
Braga, 4710-229 Portugal
+ Google Map
Phone
253267647
View Venue Website