Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

MÚSICA: 10º Convergências | Sérgio Mirra Trio e Vozes do Arrieiro

February 17 - 21:30

CONCERTO FUSÃO TRADICIONAL E TRIBUTO A ZECA AFONSO

A noite será animada pela música tradicional galega e portuguesa.

O grupo Sérgio Mirra Trio, subirá ao palco para um concerto com temas tradicionais que nos relembram as nossas raízes, e o grupo Vozes do Arrieiro trará a música tradicional galega, e também uma pequena homenagem a José Afonso, na harmonia das vozes que tão bem os caracteriza.

No final do concerto, juntar-se-ão os dois grupos em palco, para interpretar alguns temas, concretizando assim, a convergência entre a música tradicional das culturas galega e portuguesa.

Sérgio Mirra Trio

Sérgio Mirra é um multi-instrumentista de cordas, a quem a música tradicional portuguesa desde muito cedo conquistou, sendo o cavaquinho uma das suas grandes paixões.

Este projeto “SÉRGIO MIRRA TRIO” surge da sua grande paixão pela música tradicional portuguesa e da vontade de passar às gerações vindouras este tesouro riquíssimo que é a música tradicional e os instrumentos tradicionais portugueses. A voz e o Cavaquinho são a base deste projeto, mas o Bandolim e as Violas regionais também terão o seu papel de destaque nas mãos do Sérgio Mirra. Em conjunto com as harmonias do piano do José Miguel Costa, as melodias do clarinete e clarinete baixo do Manuel Lemos e os ritmos da percussão do Diogo Araújo, têm construído um espetáculo cheio de alegria, boa disposição e um vasto repertório de músicas cantadas e instrumentais, recolhidas em todo o país, do norte ao sul e também passando pelas ilhas.

Vozes do Arrieiro

O grupo “Voces de Arrieiro” foi fundado em 2012. Arrieiros cantam histórias e contos musicais do nosso país e do estrangeiro, pois certamente era essa a função não-oficial dos arrieiros: como trabalhadores, levavam as mercadorias de um lugar para o outro. Nós, como novos arrieiros, ficamos com este segundo postulado: transmitir canções daqui e de outros lugares, canções de autoria conhecida popularizada no canto, canções de autoria anónima, recolhida nas diferentes compilações musicais, canções aprendidas na tradição oral através de pessoas como nós. Na nossa pequena contribuição cultural e musical queremos reviver o canto que se fazia entre amigos, nas festas e reuniões familiares, nas tabernas… Pretendemos transmitir, como foi a função de muitos Arrieiros nos momentos de lazer, e sempre com os nossos arranjos: canções de fora e canções de dentro, canções recuperadas, canções adaptadas, canções de todos e para todos, que servem para ter momentos de alegria.

Comentários

Details

Date:
February 17
Time:
21:30
Event Category:
Website:
https://www.centrojuventudebraga.pt/Detail/Index/69b7267e-bec3-11ee-989c-000d3ad7a4dc

Venue

Centro da Juventude de Braga
R. de Santa Margarida nº6
Braga, 4710-306
+ Google Map
Phone
253 148 682
View Venue Website