AlgoRítmico é um jogo juvenil, como a própria Matemática, segundo Hardy. Um jogo de sons e imagens, com regras matemáticas, como o mundo.
O Space Ensemble encara o desafio de construir um programa de filmes-concerto relacionando Música e Matemática com naturalidade e entusiasmo. Frequentemente referidas como linguagens universais, a relação entre Música e Matemática parece ser uma fonte inesgotável de descoberta e inspiração e o Space Ensemble escolhe uma perspetiva bastante particular: a Música, nosso território “nativo”, é uma linguagem universal por ser, com o movimento, condição prévia de comunicação, socialização e, assim, humanidade – une todos os seres humanos no que há de mais elementar e instintivo; a Matemática, base do conhecimento, como ciência e aprendizagem, é também universal, por operar como uma poderosa ferramenta de modelação e manipulação da realidade (esta e todas as outras) e, assim, se constituir também como mecanismo de tradução e conversão entre virtualmente todos os domínios humanos – congrega e articula todas as formas de conhecimento e criação.
Assim, mais do que relacionar Música e Matemática, AlgoRítmico procura usar a universalidade da expressão musical como forma de ilustrar a extraordinária potência da ciência matemática na construção de relações: constrói-se música a partir de números, em jogos com o público ou com filmes, musicam-se as composições geométricas animadas de Norman McClaren e René Jodoin.
ficha técnica
Músicos: Eleonor Picas (harpa), Henrique Fernandes (contrabaixo), João Martins (saxofones), João Tiago Fernandes (percussão), Nuno Alves (eletrónica) e Sérgio Bastos (piano).
Filmes realizados por Norman Mclaren e René Jodoin
Direção Artística por Nuno Alves
blackbox
maiores de 5 anos
público-alvo
famílias
Bilhetes na bilheteira online – http://gnration.bol.pt/, locais habituais ou no balcão gnration.